Veja o que você vai ver aqui :)
Eu sempre via fotos de viagem a Colmar nas redes sociais e me perguntava se aquele lugar existia mesmo ou era tudo um “fingimento”…rs…tudo é tão perfeitinho, que parece mentira que existe!
Colmar fica bem na fronteira com Alemanha e Suíça, na região da Alsácia, França. Você vai amar!
Essa região é famosa pela rota do vinho, muitas vilas e vinhedos espalhados, são todas nesse estilo, parecendo casinha de boneca, tudo coloridinho!
Nossa chegada nesta viagem a Colmar
Quando eu planejei a viagem a Colmar, eu planejei bem mal, na minha ignorância, eu achava que só Colmar era bonita 🙁 Viajando e aprendendo…rs…
Chegando no hotel, pedindo sugestão na recepção do que conhecer, foi sugerido conhecer outras vilas em volta!
O roteiro que era pra ter sido tranquilo, acabou ficando um pouco corrido, em compensação, conhecemos outras vilas fantásticas que vou mostrar aqui pra você. Isso vai te ajudar em um planejamento melhor na sua viagem pra lá! 🙂
Chegamos de manhã pelo aeroporto de Basel, Suíça e de lá, alugamos um carro. Pegamos 30 minutos de estrada até chegar em Colmar, França. Vou explicar melhor no tópico no final, como chegar em Colmar e região.
Reservamos duas noites em um hotel no centro, pertinho de tudo, bem localizado, dava pra ir andando pra rua principal.
Brit Hotel Primo Colmar Centre, apesar do quarto ser bem pequeno, recomendo pela localização. Café da manhã incluso e na frente do hotel tem um estacionamento, na rua, que estacionamos de graça.
O que fazer em Colmar
Colmar foi inspiração para Disney, no filme “ A Bela e a Fera”, pra quem é fã do filme e até mesmo pra quem não é fã como eu, vai te deixar de queixo caído.
Assim que você começar andar pelas vielas e canais da cidade, mais conhecido por “La Petit Venise” ou traduzindo, a “ Pequena Veneza”. Aqui você consegue entender porque serviu de inspiração pro filme, muitas casinhas coloridas, parece realmente que você tá num conto de fadas.
Além de se perder pelas vielas, é possível andar de barquinho nos canais, custa uma média de 6,00 euros com duração de aproximadamente 30 min.
Outra opção é passar no escritório de turismo e solicitar uma visita guiada na cidade, geralmente tem duração de 2 horas.
A quem possa interessar, o Museu Unterlinden é o principal da cidade, conta a história local, o ticket custa 13,00 euros para adulto, mas atenção, o museu não funciona às terças.
Cozinha da região da Alsácia
A cozinha tradicional da Alsácia é uma mistura de comida francesa e alemã, essa foi uma surpresa em nossa viagem a Colmar.
Além do sauerkraut, muito comum na Alemanha, carne de porco ou salsicha com repolho, que nós não curtimos muito, tem o quiche lorraine, muito comum em toda frança, pretzel, croissants…claro, chocolates, macarons e muitos doces com amêndoa, comemos vários.
Mas, o que você não pode deixar de experimentar e só vai encontrar nessa região da França é a torta flambée, também conhecida por flammekueche, parece uma pizza, só que bem fininha e crocante, sem tomate, vem com queijo e MUITO creme, até um pouco exagerado!rs… comemos e super aprovamos!
Muita gente faz bate e volta para Colmar partindo de Estrasburgo, somente 1 hora de estrada e a opção é super válida. Nós fizemos o contrário, montamos base em Colmar e reservamos um dia pra conhecer Estrasburgo.
Você tem a opção também de fazer esse trajeto de trem ou ônibus, costuma ter uma boa frequência de transporte entre as duas cidades.
Melhor época para a viagem a Colmar
A região pode ser visitada em qualquer época do ano, mas, a melhor época para uma viagem a Colmar é na primavera (abril até junho) e outono (setembro até começo de dezembro).
Nós fomos no outono e amamos, não estava nem frio, nem quente, temperatura ideal pra gente.
Eu evitaria o verão (julho e agosto) por conta do grande fluxo de turista e altos preços dos hotéis.
Pra quem quer conhecer o mercado de natal, muito famoso na Alsácia, deixaria pra ir no final de novembro. Essa época é quando os mercados abrem e as cidades ficam toda decorada, um verdadeiro show de decoração, vai até final de dezembro!
Qual aeroporto mais próximo? Como chegar nesta região?
Caso você esteja em alguma cidade da França ou Alemanha é possível chegar de trem, tanto viagem a Colmar, quanto Estrasburgo, possui ótimo acesso de trem.
Caso você venha de qualquer outra cidade da europa, o aeroporto de Basel, Suíça é a melhor opção e foi por lá que nós chegamos.
A partir de lá são somente 30 minutos de carro até Colmar e 1h até Estrasburgo.
Existem alguns horários de ônibus da empresa FlixBus saindo do aeroporto de Basel passando em Colmar e Estrasburgo, entre no website da empresa para mais detalhes.
Atenção com o aeroporto de Basel
Basel, também conhecida por Basileia, fica bem na fronteira entre a Suíça, França e Alemanha.
Tem até um lance engraçado que aconteceu com a gente, alugamos um carro online e na hora de retirar o carro, o Eduardo não se atentou onde deveria retirá-lo. Estamos acostumados a chegar no aeroporto e procurar as placas sentido as empresas de carro. Todo aeroporto é igual, certo? Nãoooo…no aeroporto de Basel você precisa prestar atenção em que país você vai retirar o carro… “ Como assim, Karla, me explica isso direito” …rs…
Escolhendo a saída certa do aeroporto
Então vamos lá, vou explicar melhor, na hora que você chega no aeroporto de Basel, tem três saídas diferente (imigração), uma pra Suíça, uma pra França e uma pra Alemanha!
Na nossa cabeça, estávamos indo pra França, então passamos na imigração sentido França. Seguimos as placas das empresas de aluguel de carro e quando chegamos lá o funcionário procurou nossa reserva no computador e falou que nosso carro estava na outra empresa deles que ficava na Suíça! Rs… Parecia até que ele tava tirando uma onda da nossa cara…rs…
Depois que você passa na imigração e entra no país de escolha, você não consegue voltar facilmente para outro país, no caso, seria a Suíça, pra retirar o carro…hahahaha… tivemos que ficar um tempo esperando alguém sair para a porta abrir e fomos “contra as regras” tendo que fazer uma volta ridícula e finalmente pegamos nosso carro na Suíça!
O pior disso tudo não foi nem perder tempo e sim pagar mais caro no aluguel do carro. Tivemos que pagar em franco e não em euro, o cartão de crédito cobrou uma taxa extra por ser francos suíços, por essa não esperávamos! 🙁
Então, já fica a dica e aprenda com nosso erro, na hora de alugar um carro para explorar a região da Alsácia, França, escolha a retirada ou uma empresa na saída da França ou Alemanha (zona do euro) e não na Suíça (francos suíço)! 😉
Dicas de aluguel de carro na sua viagem a Colmar
Procure alugar o seu carro assim que comprar a passagem de avião, porque como é de se esperar, deixar para última hora tende a encarecer o aluguel. Assim como comprar passagem de avião na última hora, normalmente sai mais caro.
Use este link para alugar seu carro, esta é a empresa que usamos para alugar. Gostamos muito até porque muitas vezes conseguimos upgrade. O upgrade muitas vezes acontece porque escolhemos o carro mais barato da lista e muitas vezes eles não tem esse carro.
Outra dica é fazer o seguro total do veículo, algumas empresas oferecem mais de um tipo de seguro, nós sempre optamos pelo seguro total. Isso te livra de qualquer dor de cabeça na hora da entrega, o seguro total te livra até mesmo contra riscos na lataria.
Você sabia que se houver algum risco maior de 2 cm a pessoa tem que pagar o equivalente a esse concerto? Pois é, tem gente que filma o carro, tira foto, mas acredite, na hora da entrega sem seguro, é estresse garantido!
Mais uma dica, alugue um carro pequeno (caso estejam a dois ou sozinho), mesmo para pegar estrada, até porque na Europa toda estrada é boa. Carros pequenos são mais fáceis de estacionar e se você fez seguro, pode deixar na rua mesmo, em qualquer lugar permitido estacionar.
Documentação – visto
Na França assim como praticamente em toda a Europa, brasileiros não precisam de visto, por isso, podem ficar até 90 dias como turista.
O consulado brasileiro na França fica em Paris e o atendimento é de segunda a sexta das 9h às 16h.
Tomada na sua viagem a Colmar
Na França a tomada é de dois pinos, tipo C e também tipo E, a diferença é que uma delas, tipo E tem o furo do terra na parte superior, repare no desenho abaixo. Então, leve adaptador caso precise.
A voltagem na França toda e 230 V, essa voltagem aceita os nossos aparelhos de 220 V sem problemas.
Veja mais viagens do Viajamos e Muito
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura
- Namíbia de Norte a Sul
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível!
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉