A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Veja o que você vai ver aqui :)

Você gostaria de viajar para um país lindo fora do roteiro turístico, com um povo amigo e que custa pouco para visitar? Claro que gostaria! Você pode encontrar tudo isso em uma viagem pela Bósnia.

Pois bem, aqui você vai ver a verdade sobre uma viagem pela Bósnia, um país no leste europeu, vizinho da famosa Croácia, seguro para viajar, surpreendente. Mais do que isso, não perca o que vimos lá! É inesquecível e você vai amar.

20190602 083708 1024x543 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
360 graus em cima da ponte em Mostar.

Além disso, ainda preparamos um bônus porque nesta viagem é super fácil de fazer uma visita em Dubrovnik, na Croácia.

Aqui você vai ver tudo o que dá para fazer nestes dois países, o artigo está recheado de dicas para escolher melhores pontos de visitas e restaurante.

Neste artigo vou me referir a Bosnia e Herzegovina apenas como Bósnia, para facilitar a referência.

Como Chegar e a verdade sobre uma viagem pela Bósnia

Nós só tínhamos 4 dias para esta viagem, por isso ficamos apenas 2 noites na Bósnia e 1 em Dubrovnik na Croácia, era nossa segunda vez em Dubrovnik, exploramos a Croácia de norte a sul alguns anos atrás. Para explorar a Bósnia, o aeroporto de melhor conexão europeia é em Dubrovnik ou Split, ambos no litoral da Croácia.

Nós escolhemos o aeroporto de Dubrovnik num voo da cia Aerlingus vindo de Dublin, Irlanda, onde moramos. Nossa chegada foi às 11:00 horas da manhã, pegamos o carro que eu já havia reservado e fomos direto para a Bósnia. Foram 2 horas de carro para chegar no nosso primeiro destino do dia, a Mesquita Tekija Blagaj, vou falar mais dela neste artigo.

20190531 162143 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
A mesquita Tekija Blagaj (prédio branco) e o lindo rio Buna com sua água azul.

Mostar tem aeroporto mas, não tem uma conexão muito boa com o resto da Europa, para nós que sempre saímos da Irlanda, não existe voo direto.

O aeroporto de Split na Croácia, também fica a umas 2:20 horas de Mostar, principal destino turístico na Bósnia. Caso você não queira usar carro, também é possível ir de ônibus saindo de Dubrovnik para Mostar, dura uma média de 4 horas.

Alternativas para chegar na Bósnia

Uma alternativa partindo de Dubrovnik é excursão, como eles fazem bate e volta no mesmo dia, não recomendo. Além de cansativo, você não vai conhecer direito Mostar, vai pegar os lugares mega cheio, tudo é muito corrido e algumas excursões, não passa em Blagaj, um dos lugares mais bonito do país.

Agora um truquezinho que você pode fazer caso não use carro é combinar com a agência da excursão para ir com eles, ficar na cidade, porém voltar com eles no outro dia. A vantagem em relação ao ônibus é ter um guia que normalmente toda excursão tem. Mas, obviamente você precisa combinar direitinho isso com a agência, para evitar de não ter lugar no ônibus na volta.

20190602 080336 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

O primeiro dia

Nesta viagem pela Bósnia, nosso primeiro trecho foi do aeroporto de Dubrovnik, na Croácia direto para a mesquita Tekija Blagaj, em Blagaj, na Bósnia. Neste trecho foram 2 horas de estrada, tranquila até, apesar das curvas e a via ser só de uma mão, darei mais detalhes deste passeio adiante. Depois dessa visita de tirar o fôlego de tão linda, almoçamos lá mesmo e fomos para a cidade de Mostar onde iríamos passar a noite.

Veja detalhes sobre a mesquita Tekija Bladaj, o local em que almoçamos e Mostar nos tópicos a seguir.

Lugares imperdíveis em uma viagem pela Bósnia

Mesquita Tekija Blagaj

20190531 163015 1 783x1024 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Dá para chegar bem pertinho da gruta e ver esse visual espetacular.

Localizada na cidade de Blagaj, essa mesquita é um charme só! Além disso, ela fica no pé de uma montanha rochosa linda, com o rio Buna passando por ela. Para dar um toque final, o rio tem uma pequena queda d’água que além de muito bonita, faz aquele barulho gostoso de água caindo, como nas cachoeiras.

A mesquita foi construída há 600 anos, mesmo assim, achei a arquitetura dela bem moderna. Olhando de primeira, eu não diria que é um prédio tão antigo.

20190531 165649 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Porém, nesta visita, a mesquita é só um detalhe, o show mesmo fica com a natureza em volta. Além disso, eu confesso que é mais bonito pessoalmente, por isso não deixe de viajar e conhecer de perto essa beleza do nosso Criador.

20190531 181547 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

A mesquita é aberta ao público, a entrada custa 5 KM(2,50 euros) e mulheres precisam cobrir os ombros, joelhos e cabeça, homens não podem entrar de bermuda. Durante minhas pesquisas sobre essa mesquita, achei um artigo bem legal da Forbes, vou deixar o link no final, está em inglês mas, dá para usar o Google Translate e ler em português.

O estacionamento para carro é pago, custa 2 KM(1,00 euro)e você faz uma caminhada de 10 minutinhos, super agradável para chegar ao local.

Depois dessa visita e de nos encantarmos com tudo, aproveitamos e almoçamos ali mesmo. No local tem uns três restaurantes, dois deles de frente para a rocha, a mesquita e o rio Buna. Escolhemos o que tinha um visual melhor, ou seja, o mais perto porém, do lado oposto da mesquita Tekija Blagaj. Darei mais detalhes do restaurante e preço no tópico, Onde Comer em uma viagem pela Bósnia.

20190531 173521 1 789x1024 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Vista melhor, impossível!

Cidade de Mostar

20190602 083624 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

A cidade de Mostar é um dos melhores lugares para se fazer de base para explorar os principais pontos turísticos do país. Para chegar em Mostar nós levamos apenas 20 minutos vindo da mesquita Tekija Blagaj.

A cidade é uma graça, uma delícia fazer caminhadas pelo centro histórico, mas tome cuidado ao caminhar porque as ruas são de pedra, com formato arredondado. Além disso, tem alguns buraquinhos meio fácil de virar o pé, ainda mais se usar o celular e não olhar para o chão.

Amigo leitor, tomei um tombo master, virei o pé e fui contudo para o chão, foi um tombo daqueles que as pessoas param de comer, o cachorro de latir e o gato foge assustado… rs… Por sorte, somente me arranhei um pouco, mas olhei uma senhora andando com uma o pé engessado, pensei que pode ter ocorrido o mesmo com ela, então tome muito cuidado.

20190602 090801 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Um dos locais mais bonitos para admirar a ponte de Mostar é nesta varanda do restaurante Lagero.
Fica a dica galera!

Ponte de Mostar (Old Bridge)

Chamada de Stari Most, também conhecida como Mostar Bridge é mais conhecida localmente como Old Bridge, que quer dizer Ponte Antiga ou traduzindo literalmente, Ponte Velha.

Esta ponte tem uma história interessante, ela foi construída no século 16, durou 427 anos intacta mas, foi destruída durante a guerra da Bósnia em 1993. Eventualmente, depois da guerra, o projeto de reconstrução foi colocado em ação e em 2004 a ponte foi reconstruída.

20190602 075824 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

A ponte é linda, um arraso arquitetônico, considerada um exemplar da arquitetura islâmica, ela deixa o local com um charme sem igual. O rio Neretva com uma cor verde linda e os diversos restaurantes ao redor deixam o centro antigo muito charmoso.

20190602 075302 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Aliás, se tem uma coisa que é ironicamente chatinha em Mostar é saber onde comer. Tem tantos restaurantes com cara de bom, vendendo comida local, que fica difícil escolher. Vou dar ótimas dicas de restaurantes no tópico Onde Comer em uma viagem pela Bósnia.

Mergulho

Você já viu quando junta aquela multidão e muitos ficam na torcida para a pessoa pular de algum lugar alto? Pois já virou tradição local os jovens pularem desta ponte. Porém, como a água do rio Neretva é muito gelada e a ponte é alta, essa tarefa é somente para alguns experientes no assunto.

Nós colocamos vídeos dos garotos pulando da ponte, está salvo no Instagram do Viajamos e Muito.

20190602 082131 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Mirante da Mesquita (Minaret)

A visita a mesquita de nome complicado, Koski Mehmed Pašina Džamija é imperdível. É de lá que se tem a melhor visão de Mostar e da ponte.

A entrada da mesquita custa 3,00 euros, mas a entrada para entrar na mesquita e subir na torre custa 6,00 euros. É desta torre chamada de Minaret que temos a visão completa da cidade.

As escadarias da torre são bem apertadinhas, mesmo no topo, o mirante também é bem apertado. Mas como disse, o visual compensa e muito, nem é preciso ficar muito tempo lá, esse é o tipo de visita curta mas, que vale fazer.

20190601 163602 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Cachoeira de Kravica (Kravica waterfall)

Outro lugar lindo para visitar na Bósnia são as cachoeira de Kravica. Coloquei entre parênteses em inglês porque se você for ver no Google, vai achar se colocar assim. Kravica Waterfall ou também Kravica Falls.

20190601 104527 1 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
20190601 105333 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

É um lugar maravilhoso para ser visitado, ela fica a 45 km de Mostar e a entrada custa 5,00 euros por pessoa.

É possível tomar banho nesse local,mas quando fomos não estava calor e o tempo não estava dos melhores. Então já sabe, leve sua roupa de banho e toalha, eles tem um espaço para trocar de roupa, caso precise.

A vila fortificada de Pocitelj

Pocitelj (fala Pocitégi)é um vilarejo histórico que vale a visita e como a Karla diz, super fofo. É um verdadeiro museu a céu aberto. Se você estiver de carro, a cidade oferece estacionamento gratuito bem perto da subida para o castelo. Caso não esteja de carro, dá para ir de excursão partindo de Mostar. A vista das ruínas do castelo é muito bonita.

20190601 123612 2 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Deixamos o carro ali embaixo e subimos a pé até este ponto, o mesmo lugar da nossa foto logo acima.

Este vilarejo fica 15 minutos de carro de Kravica, onde tem a cachoeira que também indicamos neste artigo ou a 30 minutos de Mostar, também de carro.

Pocitelj infelizmente é mais uma cidade que foi castigada durante a guerra da Bósnia, muita arte e arquitetura islâmica foram destruídas durante a guerra. Além disso, boa parte da população deixou o local, fazendo com que o vilarejo sofresse um atraso em seu desenvolvimento, irrecuperável até os dias de hoje.

20190601 124056 1 783x1024 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Esta é a visão dentro da torre, essa parte do castelo está em ruínas, mesmo assim é lindo.

Para se ter uma idéia do estrago da guerra, um projeto permanente de recuperação e preservação dos prédios destruídos e encorajamento dos refugiados a voltarem para Pocitelj foi moldado em 1996 e continua em execução.

20190601 123943 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Esta é a visão do outro lado da torre, em Pocitelj.

Saravejo

Por fim, a capital do país, Saravejo, infelizmente não tivemos tempo de conhecer, precisaria de mais tempo no país. É recomendado, no mínimo 2 dias na capital para conhecer um pouco mais da história do país entre visitas aos museus e tour guiado na cidade.

Saravejo é um prato cheio para quem quer entender um pouquinho mais as causas e implicações da Guerra na Bósnia e do cerco à capital que finalizou em 1996, bem recente.

Para chegar em Sarajevo partindo de Mostar são 3 horas de ônibus ou 2 horas de carro, não sei como é a estrada porque não tivemos tempo suficiente para ir, caso esteja na dúvida é possível contratar um motorista partindo de Mostar.

IMG 1515 820x1024 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Onde Comer em uma viagem pela Bósnia

Restaurante Vrelo

Este restaurante fica em Blagaj, bem na beira do rio Bruna que passa pela mesquita Tekija Bladaj. É tão na beira do rio que parte das mesas ficam debaixo d’água quando chove muito.

20190531 173642 1 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Nós almoçamos bem pertinho do rio com o visual encantador e o barulhinho da água. Foi muito bom e para completar a comida foi maravilhosa, peixe e frutos do mar fresquinho. Este prato da foto para duas pessoas custou o equivalente a 30,00 euros ou mais ou menos 130,00 reais, fora gorjeta.

Restaurante Labirint

Na cidade de Mostar, esse restaurante foi uma ótima opção por ter comida local e ter um visual amplo da ponte e do rio.

20190601 194505 1 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
20190601 194434 1 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Escolhemos lula na brasa.

Comemos frutos do mar que foi lula com salada e batata. O legal foi que quando estávamos em cima da ponte, avistamos o restaurante e queríamos sentar nesta mesa onde estamos na foto, bem no cantinho, com vista pra ponte.

Muito bom e baratíssimo, ainda mais considerando o cenário. Esta refeição saiu por 42 da moeda da Bósnia que custa 22 euros ou 100 reais, esse preço é para os 2 pratos, meu suco e o vinho da Karla, o pão sempre vem com as refeiçoes na Bósnia. Deixamos uma generosa gorjeta pelo atendimento.

Restaurante Lagero

Localizado bem perto da ponte de Mostar, nós experimentamos mais um prato local de nome de Ćevapi. É basicamente pão sírio ou pitta bread com carne e cebola que geralmente vem acompanhado com um molho de yogurt. O ponto alto do restaurante é por estar bem próxima da ponte também, oposto ao outro restaurante que mencionei acima.

Esta refeição também saiu bem barato, cada prata 10 BAM, moeda da Bósnia, os 2 pratos mais os vinhos saiu o equivalente a 17 euros. Lembrando que, o prato veio bem servido de carne e o restaurante é muito bem localizado, olha a visão que tivemos dessa mesa.

20190602 084553 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Dicas de onde ficar em uma viagem pela Bósnia

Para escolhermos o melhor lugar para ficar, como sempre, nós fazemos uma pesquisa antes. Nós sempre procuramos aliar conforto com preço atrativo.

Dependendo da viagem nós deixamos um orçamento maior, como foi na Namíbia, ou se a viagem é curta, não gastamos muito com a estadia como foi em Chamonix.

Porque a viagem provavelmente será mais corridinha e portanto só usaremos o hotel ou apartamento apenas para dormir.

Esta ponte é daquelas que não cansa de ver, a ponte tem uma história linda. Uma história um tanto agitada e dramática mas continua sendo o ponto mais atrativo da cidade.

Nós sempre fazemos a pesquisa através do Booking.com e do Airbnb.com porque esses dois websites tem tudo o que procuramos. Enquanto o Booking.com oferece todo tipo de hotéis, dos mais simples aos luxuosos, o Airbnb.com mostra apartamentos ou quartos conforme a sua necessidade.

20190602 090807 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
O bom de estar hospedado pertinho do centro antigo é poder estar pertinho desse visual, menos de 5 minutos andando.

Depois desse comparativo, verificamos o custo benefício entre um hotel e um apartamento. Para nossa estadia de duas noites em Mostar, preferimos um apartamento só pra gente, bem localizado, no centro antigo, estacionamos de graça na frente do apartamento, geralmente paga para estacionar nas proximidades do centro. Os hotéis bem simples estavam o dobro do valor que pagamos no apartamento,  por esse motivo, optamos pelo apartamento.

Bônus: O que fazer em Dubrovnik, o passeio que não pode faltar

Como mencionei no artigo, usamos o aeroporto de Dubrovnik, Croácia. São 2:20 h de estrada para Mostar, não achei perigosa, o único cuidado que deve ser tomado é que tem só uma via para ir e outra para voltar, como a estrada é montanhosa e com curvas, não é possível ultrapassar, dependendo do trânsito, você pode levar mais tempo na estrada atrás de um caminhão, fora isso, precisa tomar cuidado com os animais também, vimos algumas ovelhas e cabras no caminho, até mesmo, uma cobra.

IMG 1247 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Paramos algumas vezes no caminho para as ovelhas e cabras atravessarem a rua.

O efeito Game of Thrones

Dubrovnik é um dos lugares mais lindos do mundo, o centro antigo é incrível, tanto que foi cenário da série A Guerra dos Tronos ou do original Game of Thrones . Este foi um seriado de TV de sucesso mundial da HBO. Caso você não saiba, o Kings Landing, um dos principais reinos desse seriado, foi filmado todo nesse centro antigo de Dubrovnik.

Isso acabou gerando um efeito negativo que foi grande aumento do número de turistas, o número de visitantes mais do que dobrou desde 2016. Esse aumento rápido está causando tanta dor de cabeça para o povo local que, como ressaltou a Euronews, chegou ao ponto de igrejas que deixaram de celebrar missa e residentes que seguem um circuito fechado de televisão para saber se está bom para sair de casa!

20190602 152603 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Olhando de longe assim, nem parece que tem tanta gente lá embaixo. A cidade está bombando de turista, principalmente depois do Game of Thrones, mas vale a visita.

Mas, super vale colocar Dubrovnik na sua lista, não deixe de ir. Esta foi nossa segunda vez em Dubrovnik, na primeira nós ficamos mais de uma semana conhecendo o país todo. Passamos por Zadar, Plitvice, Split e Trogir, fizemos até um tour excursão bate e volta para Montenegro. Foi o máximo essa nossa primeira viagem na Croácia.

20190602 152827 1 786x1024 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Para visita de 1 dia em Dubrovnik

Porém caso você tenha somente um dia em Dubrovnik, aconselho aproveitar o tempo no centro antigo. Caso tenha disposição, chegue bem cedo, às 8:00 da manhã ou antes, porque a partir das 9:30, 10:00 da manhã já fica bem cheio.

20190603 081344 1 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Acima nessas 3 fotos conseguimos mostrar o centro antigo vazio, eram 8:00 da manhã. Às 9:30 já estava uma loucura, bem cheio de gente.

No centro antigo dá para fazer muitas fotos lindas e é muito gostoso para caminhar. Além disso, uma parte legal é andar pela muralha que faz a volta toda desse centro antigo. A parte chata são os preços, Dubrovnik está meio carinha, a muralha por exemplo custa 200 kunas, esse valor equivale a 30,00 euros. Esse preço é por pessoa, achei muita coisa, era 10,00 euros antes do seriado GoT, fora que é somente uma muralha,não justifica esse valor, mas, pagamos e curtimos muito o visual.

Onde comer em Dubrovnik

Para escolher restaurante eu gosto de pesquisar no Google, ver se tem algum blog sugerindo algum e também no Tripadvisor, que confesso ser o meu preferido.

20190602 184424 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Almoço muuuito bom no restaurante Konoba Dubrava , pagamos 327 da moeda croata que dá mais ou menos 44 euros ou 200 reais fora a generosa gorjeta.

O restaurante escolhido para nosso jantar em Dubrovnik foi o Konoba Dubrava, ele fica a caminho do mirante onde tem outro restaurante com ótima fama, o restaurante Panorama. Nas recomendações que li dizem para fazer reserva antes, nós não fizemos porque não tínhamos tempo e descobrimos isso em cima da hora,mas conseguimos mesa porque fomos cedo.

No Konoba Dubrava haviam pratos interessantíssimos, porém eles pediam 3 horas para preparo, isso mesmo 3 (três) horas! Mas, os outros pratos que ficam prontos na hora também são ótimos, nós pedimos um prato de carne para dois, veio bife, porco, frango, salsicha e fraldinha (baby beef).

20190603 084502 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.

Precisa de carro em uma viagem dessas? Como faz sem carro?

Sem carro…

Se for só para Dubrovnik não precisa de carro, alugamos porque fomos para Bósnia. Mas, se for explorar mais a Croácia diria que carro seria a melhor opção. Quando fomos em 2010 fizemos tudo de ônibus e foi ok! Fizemos Zadar, Plitvice, Split (para ir pra ilha de Bol), Trogir e finalmente Dubrovnik. Na verdade ainda esticamos um bate e volta de ônibus também (excursão) para Montenegro.

Com carro…

Ter um carro também é uma mão na roda para achar os melhores restaurantes, eu costumo procurar no Tripadvisor e neste caso as recomendações eram longe para ir a pé. Pegar ônibus é uma opção, mas quando a cidade está cheia de turista, como é o caso de Dubrovnik, pegar busão não é muito legal.

Carro na Croácia não é muito caro, para nós saiu menos de 30 euros por dia o carro básico. Some a isso seguro, gasolina e a taxa (cartão verde) para poder passar na fronteira com a Bósnia.

Uma dica aqui é o seguro, eu sei que dá uma dorzinha no coração pagar seguro mas, não deixe de comprar um. Eu sempre compro o seguro completo, só para garantir a tranquilidade, já vi várias pessoas tento dor de cabeça porque na hora da vistoria da entrega, eles olham riscos de 2 cm no carro. Qualquer graveto pode fazer um risco desses, não compensa.

Eu estou pensando até em fazer uma parceria com alguma seguradora de carro, de tanto que uso rs…se alguma ler esse artigo,pode entrar em contato…hahahah…vai que cola !

Até quando viajamos para África do Sul e Ilhas Maurício nós alugamos carro e foi ótimo, contamos tudo nesses artigos, confira. Veja aqui também o link do artigo mencionado da Euronews sobre como os residentes de Dubrovnik usam o sistema fechado de TV para sair na rua.

Leia também o link para a reportagem da Forbes que falei sobre o monastério encostado na montanha com as águas do rio Buna em Baglaj. A reportagem mostra fotos de dentro do monastério, apesar de não parecer nada de mais por dentro, talvez você se interesse.

IMG 1229 1024x768 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
No caminho entre a Croácia e Bósnia.

Boa viagem!

Nós amamos quando o leitor interage conosco, então faça uma pergunta, comente e cadastre seu email que manderei material gratuito sobre viagens somente para cadastrados. 

No comentário se abra conosco, Dúvidas e sugestões são bem vindas, pode falar o que você gostaria de saber e não encontrou aqui, pesquiso e te mando. Parece bom? Então cadastre-se, interaja conosco, estamos esperando por você. 

Veja também as viagens que fizemos para a Namíbia, África do Sul e Ilhas Maurício. São lugares com praias lindas, tem safari e merecem entrar na lista de todo viajante.

Mas caso você goste de lugares mais, vamos dizer, diferentões, veja nossa viagem para a charmosíssima Chamonix, na França, onde além da famosa e linda montanha Mont Blanc, você pode se deliciar comendo raclette.

Se sua paixão é viajar pela Europa, especialmente se você ainda não viajou para o exterior, recomendo você começar com Portugal. Temos a facilidade de falar a mesma língua e o melhor, Portugal é um país lindo demais, você já ouviu falar das prais de Algarve?

IMG 1222 768x1024 - A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Foto tirada do avião chegando na Croácia.

Veja mais viagem pelo mundo

Facebook Comments Box
Leia mais:  Chipre - O melhor roteiro para você saber o que fazer aqui

6 Comentários


  1. Obrigado pelas dicas! Ótimo post.

    Só uma obs: a capital da Croácia é Zagreb.

    Responder

    1. Olá Leandro,
      Muito obrigado pelo seu comentário, concertei esse erro, obrigado por contribuir 🙂
      A Karla até me deu uma bronquinha, merecida, né?!
      Grande abraço!

      Responder

  2. Amei o post! Super completo e detalhado! Valeu muito pelas dicas! Irei para a Bósnia em Setembro, durante minha viagem pela Croácia!

    Responder

    1. Que ótimo Suellen, fico feliz em saber 🙂 Vc vai amar a Bósnia 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *