O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade

Veja o que você vai ver aqui :)

Conhecendo Zurique

20200314 074148 1024x575 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Vista do centro de Zurique com a beira do rio Limmat

Veja aqui o que fazer em Zurique, juntamos aqui um guia prático com dicas da cidade para você!

Zurique é o centro econômico da Suíça, tem uma alta qualidade de vida e não por acaso, faz parte do ranking das cidades mais rica da Europa. Para ter uma ideia, mais de 10% da população possui o equivalente a 1 milhão de dólares, o que mostra uma distribuição de renda fora do comum em relação ao que vemos pelo mundo, onde esse número normalmente não passa de 1%, de acordo com dados oficiais da Credit Suisse Global Wealth Report no site swissinfo.ch.

Nesta cidade é muito comum ver carros de luxo na rua, muito mais do que em Londres, por exemplo, onde também tem muitos milionários vivendo. Nós já visitamos mais de 70 países no mundo e podemos dizer que é na Suíça onde o estilo de vida nos chama mais a atenção. 

Tudo isso faz da Suíça e principalmente Zurique, um lugar muito interessante para viajar, passear e conhecer. Além de ser super organizado, o país ainda é mega abençoado com uma beleza natural de literalmente tirar o fôlego.

Ah, acho que não custa nada falar, Zurique não é a capital da Suíça, Zurique é o centro financeiro, a capital é Berna. 

IMG 1977 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Rio Limmat

Onde fica a Suíça e a capital Zurique

Se você olhar o mapa da Europa, vai ver a Suíça bem no meio dela. Com a França a esquerda, Itália abaixo, Alemanha acima, Áustria e a pequena Liechteinsten a direita, o país é cercado por uma boa e rica influência cultural. 

Por conta desta influência cultural, a Suíça tem três línguas oficiais, o alemão, o francês e o italiano. Em Zurique você só ouve alemão, o francês e o italiano você vai ouvir com frequência perto da fronteira com esses países.

O principal aeroporto de chegada para quem vai a Suíça é o aeroporto internacional de Zurique (sigla ZRH).

As companhias aéreas que fazem voos direto para Zurique do Brasil são a Swiss Air e a Edelweiss. 

Mapa de Zurique Google - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Mapa da Europa mostrando a localização de Zurique

Clima em Zurique

Em Zurique a temperatura durante o ano varia entre uma média de -3°C e 25°C. 

As estações são bem definidas, não só em Zurique mas, na Suíça toda. Durante o ano o clima fica assim:

De dezembro a março é inverno e a temperatura fica negativa, por volta de -3°C.

Entre abril e junho é a primavera e quando chove mais, com média de 18°C mas, já esquenta bem, sendo que abril ainda é bem friozinho.

Julho, agosto e setembro é verão e a temperatura média é de 21°C mas, pode ter picos de 30°C.

Outubro e novembro é o outono, a temperatura começa a cair e varia entre média de 18°C em outubro até -3°C no final de novembro ou até mesmo começo de dezembro.

Veja neste link do Google qual a temperatura de Zurique neste momento.

Dica: viajar no final de março e começo de abril é ótimo para curtir o frio da Suíça com preços já menores, porque a alta temporada do inverno acabou. A primavera e outono são as estações de baixa temporada e portanto com hotéis e restaurantes oferecendo preços melhores.

IMG 1975 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade

Dicas para sua viagem a cidade de Zurique na Suíça

A cidade de Zurique costuma ser base para todo mundo que vai a passeio ou a trabalho em qualquer parte da Suíça. Por isso, veja aqui algumas dicas para tornar sua viagem em Zurique mais fácil. 

20200314 083322 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Centro antigo da cidade.

Dicas de transporte para usar na Suíça a partir de Zurique

A partir de Zurique você pode conhecer a Suíça de transporte público ou de carro. De carro você tem mais liberdade, mas a viagem de trem também é bem famosa pelas paisagens.

O transporte público na Suíça funciona como um relógio, resumindo, tem uma eficiência incrível. Se você somar viajar de trem com ônibus, você chega a qualquer cidade do país. 

Mas não se iluda, pegar trem na Suíça é bem caro, o Swiss Travel Pass onde integra trem, ônibus e até barco, sai por mais de 300 euros para 3 dias, por exemplo. 

IMG 1968 1 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
A melhor vista da cidade, Lindenhof.
20200314 080722 1 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Praça de Lindenhof
IMG 3021 1 1024x683 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Vista da catedral Grossmunster

Quanto custa carro em Zurique 

Alugar carro também é caro, nós gastamos uma média de 100 euros por dia contando todos os custos com o carro que alugamos. Esses 100 euros conta, aluguel, seguro total, combustível, pedágios e estacionamentos.

Os pedágios na Suíça são todos automáticos, não tem aquelas cabines e na verdade nem percebemos quando passamos. Tem um aparelho que já vem no carro alugado e o valor vem na fatura do cartão.

Caso você venha de carro de outro país da Europa, é necessário comprar um selo para pagar os pedágios. Esse selo é anual, custa 40 francos suíços e tem o nome de vignette, você pode comprar em postos de gasolina.

Nós sempre alugamos o carro mais barato, até porque hoje em dia, os carros básicos já vem com os itens necessários para uma viagem tranquila. Mas, atenção, caso alugue carro na Suíça, no inverno, você precisa alugar com kit inverno, se a sua intenção for visitar pequenos vilarejos na montanha. 

Dica: Em países como Suíça e Alemanha escolha o carro mais simples disponível no aplicativo. Isso porque nesses países eles não tem carros muito básico, nós sempre ganhamos upgrade nesses países, sempre mesmo.

O aeroporto de Zurique fica bem próximo do centro da cidade, após pegarmos o carro alugado no terminal do aeroporto internacional (ZRH). Em apenas 20 minutos chegamos ao centro, onde nos hospedamos.

Dicas de onde estacionar o carro em Zurique

Para estacionar em Zurique procure as zonas azuis, elas são de graça das 8pm às 9am de segunda a sábado, domingo é de graça. 

Meia hora custa 1 franco suíço ou 1 dólar, uma hora custa 3 dólares e duas horas custa 7,50 dólares. Nessa zona o limite é duas horas, não é permitido estacionar mais de 2 horas mesmo pagando. Mas, você pode deixar a noite toda no período grátis.

Cuidados a serem tomados quando estiver de carro:

Procure seguir as regras de trânsito, principalmente velocidade. Há radares por toda parte e normalmente são discretos. Pedestres têm prioridade, ainda mais onde não há sinal ou semáforo. No inverno alugue o carro com kit inverno, porque em algumas cidades que o uso é obrigatório, pode dar multa, esse kit são pneus especiais e corrente.

Como ir de trem do aeroporto para centro de Zurique

76FAE5EA E3E2 4692 96B8 463773032E7F 1 1024x665 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Estação de trem em Wengen

O transporte público em Zurique ou na Suíça toda é literalmente de primeiro mundo, além de confortável é pontual. 

Do aeroporto para o centro de Zurique de trem são 20 minutos. O trem sai de dentro do aeroporto, bem prático, a estação do aeroporto chama-se Zurich Flughafen. A estação do centro chama-se Zurich Hauptbahnhof, mas também é bem conhecida como Zurich HB.

O bilhete do aeroporto para o centro de Zurique custa 3,40 francos suíços (CHF) ou mais ou menos 3,40 euros. Fomos primeiro semestre de 2020 e a cotação estava equiparada.

Não há catracas nas estações de trem na Suíça toda, é só entrar no trem e o fiscal aparecerá pedindo o bilhete.

Chegando no centro você está perto de tudo, de frente com a estação tem a rua Bahnhofstrasse, que é onde tem as lojas de marca de luxo. Pode ser que você goste de andar por ali. 

Vou falar de lugares para conhecer no centro de Zurique logo mais adiante.

IMG 1954 1 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Rio Limmat e de fundo a igreja Fraumunster e St. Peter Church, que carrega a fama de maior relógio de igreja da Europa.

Qual a melhor época para viajar para a Suíça

A Suíça tem atrações para a ano inteiro, porém muitos de nós a vemos como um destino de inverno. 

O inverno na Suíça é diferente do Brasil, na Suíça o inverno vai de dezembro a março. Mas, o verão também é considerado alta temporada por lá, nos meses entre junho a setembro, sendo que julho e agosto está mais cheio e mais caro.

No verão, a Suíça é ideal para quem gosta de fazer caminhada na montanha, curtir algum hotel com vista para montanha ou até mesmo apreciar a culinária local, farta de queijo e muito chocolate, claro! 

No inverno, você tem a opção de esquiar e também parar para curtir a paisagem, sendo que, as caminhadas na montanha acaba complicando um pouquinho, por conta da neve elas ficam bloqueadas. Comer fondue é quase obrigatório na sua visita a suíça, os queijos suíços são maravilhosos. Fondue é um pouco caro na Suíça, mas compensa a experiência, também, o que não é caro na Suíça? rs…

Na primavera (março a maio) e outono (setembro a novembro) a programação pode ser bem parecida, porém cuidado ao programar sua viagem em novembro porque é um mês que costuma ser usada para manutenção em equipamentos como os teleféricos. Além disso essa é uma época mais chuvosa também. 

Como você pode ver a Suíça pode ser um destino bem romântico, ideal para fazer a dois, a Suíça é daqueles cenários perfeito para pedido de casamento, até porque o sim é garantido por aqui! 🙂

Como funciona a Internet em Zurique e na Suíça

Se você mora na Europa ou comprou um chip em algum país europeu, saiba que roaming gratuito não conta na Suíça, internet na Suíça custa bem caro. 

Uma solução simples e barata é baixar o aplicativo Maps.me no celular e fazer o download de Zurique ou até mesmo a Suíça toda, assim você pode usar o mapa do país sem a necessidade da internet. 

A vantagem do Maps.me é que uma vez feito o download da cidade, o aplicativo funciona offline. Então não tem como ficar perdido. 

Caso opte por não comprar chip local, eu não comprei e me virei super bem, aproveite para usar a internet do hotel ou restaurante onde você parar. Hoje em dia tem internet rápida em qualquer lugar na Suíça.

Roteiro do que fazer em um dia em Zurique

A maioria das atracões, que não são muitas em Zurique, se concentra no centro mesmo, caso você só tenha um dia em Zurique é possível conhecer. 

Uma boa opção de roteiro é caminhar pelo canal onde fica o rio Limmat até chegar ao lago de Zurique, pertinho tem o jardim chinês (China Garden) que é bonito, a caminhada até lá é bem gostosa, custa 3 francos para entrar no jardim.

O museu da Fifa que tem o nome oficial de FIFA World Football Museum, que certamente muitos gostariam de conhecer.

Caso jardinagem seja do seu agrado, tem o Jardim Botânico (Botanical Garden).

Na rua Augustinergasse é onde ficam os prédios mais antigos da cidade. Bem pertinho da Augustinergasse fica a rua Bahnhofstrasse onde há muitas lojas de grife. 

Na praça Lindenhof, tem um visual muito bonito, diria que o melhor da cidade porque ela fica na parte alta. Acima do nível dos prédios, é muito boa para uma pequena parada e tirar fotos.

É super possível fazer todo esse roteiro acima andando, para se ter uma ideia, os dois pontos mais distantes desse roteiro é o China Garden e a praça Lindenhof, que ficam a 30 minutos andando uma da outra.

20200314 083418 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Nosso hotel é o prédio da direita, na principal rua do centro antigo.

Achamos um excelente hotel em Zurique 

O Hotel Adler em que ficamos em Zurique é ótimo para casais que fazem turismo na Suíça e passam por esta cidade. 

Os pontos que gostamos de observar nos hotéis são relacionados ao conforto, preço, localização e atendimento.

Quando falamos em conforto, não é só cama confortável mas, pequenos detalhes como ter entrada usb nos quartos, espaço para as malas, mesa, sofá e impecável na limpeza. 

O café da manhã também entra como conforto porque um café da manhã muito simples, perde pontos conosco. 

20200313 232913 2 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade

Os detalhes que gostamos nesse hotel

Café da manhã

Neste hotel encontramos um ótimo café da manhã, um quarto espaçoso e bem decorado, ótimo chuveiro, tomadas com os dois tipos diferentes e mais duas entradas de usb. 

Restaurante – Jantar

A parte que me encantou foi o restaurante do hotel, além de confortável, oferece uma excelente variedade de fondues, vários de queijos, de carne e chocolate. Lembre-se que de queijo e chocolate, os suíços são os melhores do mundo. 

Swiss Chuchi restaurant é considerado um dos melhores da cidade, realmente, não temos nada a reclamar, só elogios, inclusive o atendimento, eles tem um garçom português super simpático!

Localização do Adler Hotel

A localização não poderia ser melhor, no coração de Zurique, perto de tudo e ainda assim o hotel é silencioso porque as ruas que cercam o hotel são todas somente para pedestres. 

Caso esteja de carro, na rua Urania (no Google Maps você vai ver como Uraniastrasse, assim mesmo tudo junto), tem tanto a zona azul para parar o carro na rua ou deixar em um estacionamento privado. Esta rua fica a 4 minutos andando do hotel, utilize também as ruas ao redor dessa rua Urania.  

Para aluguel de carro indico a Autoeurope.

Este é sem dúvida um dos melhores hotéis para sua estadia em Zurique.

AFW8xQNzwNH6rqHOgWAuKHzCpQUObQxle6xFBw1fg6ocA3uAugFs1Hut8X4oiEpAVIOSbCOvlIa9XewvVo3UzYsI9WFavHyRrtW3g YfwqonCIIdWt1Y17K2nJeGJbrjs9YF2HlG - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Caminho entre o estacionamento que deixamos o carro e hotel no centro de Zurique
20200314 104956 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
No quintal do hotel funciona uma feirinha de artes.

Dica de passeios a partir de Zurique

A bela cidade de Grindelwald e seus arredores

Grindelwald fica a 2 horas de carro a partir do centro de Zurique. A região é muito linda e charmosa. Grindelwald me fez lembrar Chamonix, uma região lindíssima da França que visitamos ano passado.

Nesta região visite Jungfrau, conhecida como Topo da Europa (Top of Europe).

A neve lá é permanente, então mesmo no verão, a neve no topo das montanhas é garantido, lindo demais, veja as fotos abaixo.

20200316 100502 1024x768 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
A bela Grindelwald

Uma vez em Grindelwald, o acesso de trem ou de carro as cidades de Murren, Wengen e Lauterbrunnen é bem fácil. Veja artigo dessa região aqui.

Interlaken também fica bem pertinho, 30 minutinhos de carro, lugar ideal para se visitar no verão por conta dos esportes radicais, mas, uma passadinha no inverno para conhecer o lago, também vale a pena.

Veja mais sobre Grindelwald, Jungfrau e região aqui.

Lago Blausee

A duas horas de Zurique de carro chegamos ao lago Blausee. Tem estacionamento para pagar, custou 3 francos suíços ou 3 euros por 4 horas, porém para quem está hospedado nos arredores do lago, o estacionamento é gratuito.

A entrada custou 12 francos suíços por pessoa( 12 euros).

Mais detalhes do lago nesse artigo.

715360B5 4D96 462D 9058 9CBE048B24C3 820x1024 - O que fazer em Zurique, guia prático com dicas da cidade
Lago Blausee

Fuso horário

A Suíça está 5 horas adiantada do Brasil durante os meses de março a outubro, depois cai para 3 horas, caso o Brasil também entre no horário de verão. 

Caso o Brasil continue sem horário de verão, fica 4 horas de diferença, entre o final de novembro e final de março (por volta do dia 25 de março é quando o relógio muda na Europa).

Visto para brasileiros na Suíça

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Suíça, desde que a validade esteja ao menos 3 meses antes da sua data de retorno.

O período de permanência como turista na Suíça é de 90 dias para brasileiros. O consulado brasileiro em Zurique na Suíça tem horário de atendimento ao público entre 9h e 16h de segunda à sexta, mas não atendem entre 13h e 14h.

Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉

Facebook Comments Box
Leia mais:  Dolomitas, guia prático para conhecer a região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *