Riquewihr – Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Veja o que você vai ver aqui :)

Nossa descoberta da cidade de Riquewihr, aconteceu por acaso e nós amamos. Por isso veja aqui como é uma cidade do interior da França, a linda Riquewihr. A pronúncia é difícil, ao menos eu achei, é algo perto de “rivier”.

IMG 0629 1 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Essa cidade fica no interior da França, pertinho da fronteira com Alemanha e Suíça, na região da Alsácia, França!

Essa região é famosa pela rota do vinho, muitas vilas e vinhedos espalhados, são todas nesse estilo, parecendo casinha de boneca, tudo coloridinho! Durante esta viagem nós conhecemos algumas cidades da região como Eguisheim, Estrasburgo e Colmar. Colmar foi o real motivo pelo qual fizemos esta viagem e onde fizemos nossa base.

CD5CEA67 0AB3 4E9B 8F46 918228E648D9 1 819x1024 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Nossa chegada em Riquewihr no interior da França

Essa cidade da França fica bem na rota do vinho, na região da Alsácia. Esse vilarejo é uma graça, as construções são centenárias e caminhar por suas ruas é muito gostoso.

Nossa chegada a Riquewihr foi assim, após 45 minutos de estrada saindo de Estrasburgo, onde passamos um dia explorando, dirigimos sentido Colmar, que foi nossa base para explorar essa regiao. Riquewihr, fica entre Estrasburgo e Colmar, com cenário pitoresco localizada bem no meio dos vinhedos.

IMG 0551 1 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França
Vinhedo bem do ladinho da cidade

O que fazer em Riquewihr

IMG 0583 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

A cidade é bem pequenininha e o centrinho histórico é todo em paralelepípedo dentro de uma fortaleza, não é permitido transitar com carro. Deixamos o carro num estacionamento na rua, bem na frente do portão principal. O estacionamento é pago na máquina e custa 3,00 euros 2 horas ou 5,00 euros 4 horas, nós pagamos por 2 horas e foi suficiente.

IMG 0650 1 828x1024 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França
Mapa da cidade e onde estacionamos o carro, bem próximo ao portão principal

Estando lá, aproveite para andar com calma, entrar em alguma casa de vinho local, apreciar a arquitetura, comer doces de amêndoas, você não vai resistir, a rua cheira doce de amêndoa..rs… Compramos uma porção na ida e outra na volta! 

Doces locais

Bem no final da rua, oposto ao portão principal, você pode subir a torre, são só 25 metros de altura. Você consegue ter uma visão geral da cidade no meio do vale de vinhedos. A construção da torre começou por volta de 1291, ao pé da torre há uma pequena fonte que data do ano de 1560. Ah, só para avisar, esta pequena fonte não é de água potável.

IMG 0584 1 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França
IMG 0624 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França
IMG 0878 1024x767 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Resumindo bem, Riquewihr é uma pequena cidade do interior da França que merece ser visitada quando você estiver na região.

Passar uma tarde por ela é suficiente para aproveitar seus ares de pequena cidade de interior e ver um pedaço da história medieval.

Existem várias excursões que passam pela região e incluem Riquewihr, caso você não esteja de carro.

IMG 0609 2 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Depois de um dia mega cheio, voltamos para Colmar, nossa base na região. Tínhamos passado o dia todo em Estrasburgo e resolvemos parar na nossa volta para Colmar em Riquewihr, no final da tarde. Quando deixamos Riquewihr, já era noite, mas, são só 15 minutinhos de carro entre a cidade de Riquewihr e Colmar, a estrada é tranquila e segura.

Quem estiver sem carro e quiser conhecer a região, saiba que existe excursões partindo de Colmar ou Estrasburgo. Se informe com o hotel ou o centro de informação de turismo local.

IMG 0633 3 768x1024 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Melhor época para conhecer a região 

A região pode ser visitada em qualquer época do ano, mas, a melhor época é na primavera (abril até junho) e outono (setembro até começo de dezembro).

Nós fomos no outono e amamos, não estava nem frio, nem quente, temperatura ideal pra gente.

Eu evitaria o verão (julho e agosto) por conta do grande fluxo de turista e altos preços dos hotéis.

Pra quem quer conhecer o mercado de natal, muito famoso na Alsácia, deixaria pra ir no final de novembro. Essa época é quando os mercados se abrem e as cidades ficam toda decorada, um verdadeiro show de decoração, vai até final de dezembro!

IMG 0628 3 1024x768 - Riquewihr - Veja aqui como é uma cidade do interior da França

Qual aeroporto mais próximo? Como chegar nesta região?

Caso você esteja em alguma cidade da França ou Alemanha é possível chegar de trem, tanto Colmar, quanto Estrasburgo, possui ótimo acesso de trem.

Caso você venha de qualquer outra cidade da europa, o aeroporto de Basel, Suíça é a melhor opção e foi por lá que nós chegamos.

A partir de lá são somente 30 minutos de carro até Colmar e 1h até Estrasburgo.

Existem alguns horários de ônibus da empresa FlixBus saindo do aeroporto de Basel passando em Colmar e Estrasburgo, entre no website da empresa para mais detalhes.  

Atenção com o aeroporto de Basel

Basel, também conhecida por Basileia, fica bem na fronteira entre a Suíça, França e Alemanha.

Tem até um lance engraçado que aconteceu com a gente, alugamos um carro online e na hora de retirar o carro, o Eduardo não se atentou onde deveria retirá-lo. Estamos acostumados a chegar no aeroporto e procurar as placas sentido as empresas de carro. Todo aeroporto é igual, certo? Nãoooo…no aeroporto de Basel você precisa prestar atenção em que país você vai retirar o carro… “ Como assim, Karla? Me explica isso direito” …rs… 

Escolhendo a saída certa

Então vamos lá, vou explicar melhor, na hora que você chega no aeroporto de Basel, tem três saídas diferente (imigração), uma pra Suíça, uma pra França e uma pra Alemanha! 

Na nossa cabeça, estávamos indo pra França, então passamos na imigração sentido França. Seguimos as placas da Sixt ( empresa do carro) e quando chegamos lá o funcionário procurou nossa reserva no computador e falou que nosso carro estava na outra empresa deles que ficava na Suíça! Rs… Parecia até que ele tava tirando uma onda da nossa cara…rs… 

Depois que você passa na imigração e entra no país de escolha, você não consegue voltar facilmente para outro país, no caso, seria a Suíça, pra retirar o carro…hahahaha… tivemos que ficar um tempo esperando alguém sair para a porta abrir e fomos “contra as regras” tendo que fazer uma volta ridícula e finalmente pegamos nosso carro na Suíça! 

O pior disso tudo não foi nem perder tempo e sim pagar mais caro no aluguel do carro. Tivemos que pagar em franco e não em euro, o cartão de crédito cobrou uma taxa extra por ser francos suíços, por essa não esperávamos! 🙁 

Então, já fica a dica e aprenda com nosso erro, na hora de alugar um carro para explorar a região da Alsácia, França. Escolha a retirada ou uma empresa na saída da França ou Alemanha (euro) e não na Suíça (francos suíço)! 😉   

Documentaçãovisto

Na França assim como praticamente em toda a Europa, brasileiros não precisam de visto, podem ficar até 90 dias como turista.

O consulado brasileiro na França fica em Paris e o atendimento é de segunda a sexta das 9h às 16h.

Tomada no interior da França

Na França a tomada é de dois pinos, tipo C e também tipo E, a diferença é que uma delas, tipo E tem o furo do terra na parte superior, repare no desenho abaixo. Então, leve adaptador caso precise. 

A voltagem na França toda e 230 V, essa voltagem aceita os nossos aparelhos de 220 V sem problemas.

Veja mais aventuras do Viajamos e Muito

Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉

Facebook Comments Box
Leia mais:  O que fazer em Estrasburgo - uma das cidades da França com mais visitas pelo turismo europeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *