Uzbequistão – Samarkand – Parte 4/4 – Prepare-se para um show de fotos

Veja o que você vai ver aqui :)

Samarkand Uzbequistão

20190715 205834 1024x788 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Registan à noite

Samarkand é uma das cidades mais antigas do mundo e como você já deve imaginar com essa série de artigos do Uzbequistão, foi uma das principais passagens da Rota da Seda e também respeitada como centro de instituições de ensino. A bela Samarkand é também uma cidade do Uzbequistão que é patrimônio da humanidade (UNESCO).

Samarkand foi a minha queridinha no Uzbequistão, a maioria das pessoas preferem Khiva porque ela é de fato, a mais intocável e a menos turística, já que ela fica bem longe e é um pouco mais complicado de chegar.

A cidade de Samarkand é bem grande, a segunda maior do país e já foi capital do Uzbequistão. Todos os locais que eu fui estava cheio, muito turista, bem diferente de Khiva e Bukhara.

O transporte ainda não é dos melhores, aconselho contratar um motorista. As atrações são muito espalhadas e ficar dependendo de táxi é um pouco chato porque eles vão querer cobrar um pouco a mais só pelo fato de você ser turista, eles não usam taxímetro. As duas vezes que eu precisei pegar táxi, não vi, apesar que, mesmo eles cobrando um pouco a mais, acredite, ainda assim é barato o táxi no país.

20190715 210943 1024x677 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Tive a oportunidade de assistir a um show de luzes a noite no Registan
20190715 211435 1024x766 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Show de luz no Registan, muito lindo
20190715 212011 1024x768 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Show de luzes a noite no Registan

Explorando Samarkand – Uzbequistão

Registan

Detalhes da Madrassa Sher-Dor

Um conjunto de três Madrassa fazem desse lugar um absurdo de beleza arquitetônica. Madrassa Tillya-Kari, Madrassa Sher-Dor e Madrassa Ulugh Bek.

Registan é o cartão postal de Samarkand e do Uzbequistão, o tom azul das Madrassas dão um toque especial nesse lugar e a noite elas tem uma iluminação fantástica. Um show de luzes, vale a pena ir de manhã e de noite.

Talvez vocês achem as fotos ok ou até mesmo bonita mas, estar lá e ver com seus próprios olhos é diferente, chega a emocionar. Por isso, não deixe de colocar esse lugar na sua lista.

Aliás esse é o motivo desse blog, mostrar para vocês leitores lugares incríveis, que valem o seu tempo e dinheiro.

Dentro da Madrassa Tillya-Kari (a do meio) tem uma sala enorme toda em ouro, fiquei chocada com a beleza do lugar, não só do ouro em si.

20190717 165206 1 786x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Dentro da Madrassa Tillya-Kari

O ingresso para entrar nesse lugar custa 40 mil som (aproximadamente 5,00 dólares) e vale para o dia todo. Eu fui de manhã e voltei a noite também, só precisa apresentar o bilhete, guarde bem porque é bem pequeno e fácil de perder.

Eles começaram a cobrar entrada recentemente, era de graça até alguns meses atrás.

Madrassa Tillya-Kari

Dentro da Madrassa Sher-Dor

Mesquita Bibi-Khanym

No século XV essa mesquita foi uma das maiores e mais importantes mesquitas islâmicas do mundo!

Essa mesquita já ficou deteriorada até o ponto que parte dela desabou, depois de muitos anos, o governo fez uma grande restauração salvando a história dessa mesquita.

O ingresso Mesquita Bibi-Khanym custou 25 som (aproximadamente 3,00 dólares).

Você consegue ir andando pra essa mesquita partindo de Registan, uma caminhada agradável até, com bastante árvores. Mas, caso esteja com preguiça ou cansado, tem um transporte, tipo um carrinho de golfe com vários lugares pra sentar, eu peguei uma vez, não me recordo o valor agora, mas, lembro que paguei uma merreca da moeda local.

20190717 111644 768x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Noiva dentro do transporte urbano

Mausoléu de Gur Emir

20190716 121603 837x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Espetáculo de cores na entrada do Mausoléu de Gur Emir

Esse nome Gur Emir vem de Gur-e Amir que é uma palavra do povo persa para “a tumba do rei”. Com uma arquitetura admirável e um domo azul espetacular, essa peça rara da arquitetura antiga deixou sua marca.

A decoração em mosaico bem caprichada e diversificada, tudo é bem amplo, o azul predomina mas, tem uma coleção de cores em todo lugar.

20190716 121657 1 776x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Na entrada do Mausoléu Gur Emir encontramos esse simpático uzbeque

Dentro fica o mausoléu de Gur-Emir, um grande conquistador e seus familiares, uma beleza impactante com ouro e tons de azul.

O ingresso custa 25 mil som (aproximadamente 3,00 dólares).

20190716 122837 2 768x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Dentro do Mausoléu Gur Emir muito ouro e detalhes em azul

Engraçado que eu entrei nesse lugar e achei que era de graça porque a bilheteria fica bem escondida, na hora de sair um senhor me pediu o ticket e eu não tinha…rs… fiquei sem graça e paguei, claro!

Essas simpáticas senhoras uzbeques pediram para tirar foto conosco na entrada

Observatório de Ulugbek

Esse observatório de Ulugbek foi uma construção ousada na época, tanto que até hoje impressiona. Foi um centro científico importante, porém chegou a ser destruído e roubado.

O nome vem de um astrônomo e matemático conhecido como Ulug Bek.

Um fato marcante foi o estudo feito com exatidão e sem muitos equipamentos calculando as coordenadas de 1018 estrelas.

Entrada free/grátis.

Shah-i-Zinda

20190718 101006 1024x768 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
20190718 101036 1 1024x768 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Achei as roupas no Uzbequistão muito bonita e colorida

Eu fiquei tão impactada com a beleza desse lugar que eu voltei no dia seguinte, sozinha!rs…

Minha amiga queria fazer umas compras e eu não sou muito fã de compras, então, pedi para o hotel solicitar um táxi (porque eu havia combinado com o motorista de me buscar mais tarde) e fui! Eu não cansei de admirar o local, ponto alto da minha trip no Uzbequistão, sem dúvidas, eu diria que em Samarkand foi o que eu mais gostei.

Sha-i-Zinda é um complexo de prédios, mausoléu, quase que uma avenida, que foram feitos ao longo de oito séculos, ao todo são uns 11 mausoléus, de “ricos e famosos”, só gente importante, um deles, pertencente ao o primo do profeta Maomé, Kusam-ibn-Abbas

Dentro do Mausoléu também é bem rico em detalhes, nas fotos acima são 3 diferentes

Foi o lugar mais cheio que eu peguei, muitos turistas uzbeques também, vindo de outras partes do país. Consegui sentir a crença deles de perto, eles rezando, cantando umas músicas tipo em oração mesmo, sem palavras em poder tá ali vivenciando tudo aquilo, um outro mundo, tão diferente do meu, ficará na memória pra sempre!

20190718 095337 812x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Presenciei este momento em que eles compartilham o pão, depois da oração

O ingresso custou 15 mil som (aproximadamente 2,00 dólares) e vale por um dia somente, ou seja, paguei duas vezes.

20190716 110224 1024x768 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos

Indicação de Restaurante Samarkand – Uzbequistão

A foto do meio foi meu prato principal, sugestão do garçom, aprovado.

Pedimos para o motorista nos levar em um restaurante bom, com comida boa e local, claro.

O escolhido foi o Restaurante Samarkand, isso mesmo, mesmo nome da cidade, o restaurante parecia um museu. Tinha uma cara de tão chique, que eu fiquei até com medo de sentar na mesa e cair pra trás com os preços!rs… e já tínhamos combinado que íamos pagar a conta do motorista, afinal de contas, para ele deve ser bem caro ir nesses restaurantes! Mas, já que estamos na chuva, vamos nos molhar, né?

O garçom extremamente educado e com ótimo inglês, ambiente super agradável e aconchegante! Comemos super bem nós 3, cada um pediu um prato principal, todos bem servido, o motorista pediu sopa e pão de entrada, pedimos vegetais também e melão de sobremesa, eles pediram coca cola, fiquei na água…pasmem, a conta deu 20,00 dólares, fora a gorjeta que demos a parte.

Daí você pode ter uma ideia que o preço da refeição no país, não é nada caro.

Outro restaurante que na verdade é mais um café, despojado, com refeição simples, preço e atendimento ok é o Bibikhanum Teahouse, a decoração é bem legal, colorida, você senta no chão com as almofadas, bem descontraído.

Opção de restaurante mais simples, preços melhores também

Experiência extra emocionante de Samarkand – Uzbequistão

Eu liguei para a agência para perguntar se eles conheciam alguém que pudesse ir no Registan comigo. Minha amiga não estava se sentindo muito bem e queria ficar descansando um pouquinho. Eu precisava de alguém para tirar umas fotos minha e não necessariamente precisaria ser um fotógrafo profissional, isso porque geralmente sou eu que escolho o ângulo da foto.

Ele mandou uma estudante de letras que falava espanhol e queria treinar comigo, Olga, uma linda, super fofa , depois de rodarmos o Registan e Bibikhanym, ela me levou para conhecer uma amiga dela, Nastya, que era minha seguidora no Instagram, acredita? 🙂

FullSizeRender 3 768x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Essa é a Olga, detalhe para a roupa dela, ela não é muçulmana

Por aqui também tem seguidora 🙂

Fomos na loja dela (Sambijuteria Anastasiya), porque de lá iríamos almoçar. Eu não sei nem como agradecer essa experiência que eu tive em Samarkand, a Nastya, me recebeu com flores, não falava nada de inglês e nada de português, mas, sabe quando você consegue se entender MUITÍSSIMO bem? Rs…

20190717 133801 739x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Essa é a Nastya da loja Sambijuteria Anastasiya, seguidora do Instagram @viajamosemuito

Fomos almoçar em um restaurante tradicional, três lindas de lá, minha amiga foi encontrar com a gente pra almoçar, claro que ela não perderia essa oportunidade, né?rs… Ficamos horas conversando, entendendo a cultura do país delas, elas são uzbeques de descendência russa, somente uma delas era muçulmana, as outras duas não, e uma delas que não era muçulmana, era casada com muçulmano, interessante conhecer esse lado da cultura deles, foi um almoço super agradável, comemos Plov tradicional de Samarkand, Chalope que é uma bebida geladinha com leite, verdura, sal, água, pepino e ervas!

A primeira foto é o Chalope e a segunda é o Plov tradicional de Samarkand

No final queríamos pagar a conta, era o mínimo que poderíamos fazer por ter vivenciado tudo aquilo, elas não permitiram e falaram que se sentiriam ofendidas se pagássemos, imagina?

Pegamos um táxi de volta para o hotel, a Olga fez questão de ir conosco e nos deixar na frente do hotel e ela não queria aceitar dinheiro nenhum da gente! Um presentão desse, o mínimo que podíamos fazer era deixar uma contribuição para esse tempo que ela ficou com a gente, mas, na verdade, nenhum dinheiro do mundo paga essa experiência!

Hotel em Samarkand – Uzbequistão

Eu queria ficar perto de Registan, principal cartão postal da cidade, já que as atrações são um pouco espalhadas e você precisa de carro para ir em alguns lugares.

Como falei nos outros artigos, eu queria ficar em hotéis Madrassa, não foi possível em Samarkand, eu não achei nenhum próximo de Registan, na verdade, nem sei se tem porque não apareceu na minha busca do Booking.com. Sendo assim, fiquei em um hotel simples e pequeno que uma família toma conta, com ar condicionado, quarto grande (bom para casal), banheiro bom e cafe da manhã simples, mas, suficiente.

O hotel Muzaffar fica 5 min andando de Registan, localização imbatível.

IMG 3503 870x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Tivemos o privilégio de presenciar um casamento no Uzbequistão

Quanto tempo ficar em Samarkand – Uzbequistão

Fiquei 3 dias em Samarkand e não recomendo menos de 2 dias inteiro lá.

Transporte Samarkand para Tashkent

Como já tínhamos contrato motorista pela agência Dolores Travel, fomos para a capital de carro, até por que chegando lá, iríamos explorar mais algumas atrações, antes de ir para o aeroporto.

Mas, existe um trem bala no Uzbequistão que liga Samarkand para Tashkent, demora 2 horas de trem e dizem que é bem moderno e confortável.

Dolores Travel

dolores logo 1024x213 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos

Como achei essa agência?

Eu fechei a passagem para o Uzbequistão e mesmo sabendo que tirar o visto para lá não seria tão simples como o Cazaquistão e Azerbaijão (fiz os 3 países), eu estava decidida a ir, namorava esse país há um tempo.

Até então, o que eu sabia sobre o visto, era que eu precisava de uma carta de recomendação de alguma agência ou algum conhecido no país. Achei o contato da agência on line e mandei email perguntando sobre o visto, falei que eu era brasileira. Tive duas gratas surpresa, uma que brasileiro não precisa mais de visto desde fevereiro deste ano(2019) e outra que a resposta do email foi em português!

O atendente Sanjar fala português, que noticia maravilhosa! Acabei conhecendo ele pessoalmente e eu estava morta de curiosidade pra saber porque ele falava português.

Ele foi intérprete do Felipão, técnico de futebol que morou um tempo no Uzbequistão para treinar a seleção local. Também pelo mesmo motivo, eles tem um guia que fala português, o nome dele é Dil, super animado, sabe até nossas gírias, achei o máximo.

Sendo assim, vocês já sabem que podem contactar a agência em português e precisando de guia em português, eles tem quem indicar, eu tive problemas zero. Todos os restaurantes que eles indicaram foram ótimos, os guias em Tashkent e Bukhara foi em português com o Dil. Os motoristas super respeitadores e muito fofos, o motorista de Khiva falava um pouco inglês. Já o de Bukhara e Samarkand não, mas, foi bem tranquilo e se precisássemos, poderíamos ligar para a agência, mas, não foi necessário!

Os carros novos, com ar condicionado e eles sempre levavam água pra gente.

Guia em Khiva foi indicação da agência também, só tenho elogios para a Agência Dolores Travel Service.

Visto para brasileiro

Brasileiro não precisa de visto desde fevereiro de 2019.

Melhor época pra visitar o Uzbequistão

A melhor época é na primavera (abril, maio) e outono (final de setembro, outubro) porque a temperatura está amena, entre 14 e 26 graus. No inverno chega a nevar e no verão, chega a fazer quase 50 graus.

Isso vale para todo o Uzbequistão, apesar do país ser bem extenso, encontrei a mesma temperatura em Samarkand, Khiva , Bukhara e Tashkent.

Como se vestir no Uzbequistão

20190718 102754 765x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Essa belíssima uzbeque pediu para tirar uma foto comigo em Shah-i-Zinda

Apesar da maioria da população ser muçulmana, as pessoas se vestem livremente, não vi mulheres de burca e as que cobrem a cabeça, não são maioria, já que não é obrigatório. O guia estava explicando que o presidente atual deixou o país livre para escolhas, religião, roupa… e é por causa dele também que a porta do turismo se abriu, ele pareceu bem feliz com o presidente atual.

Dito isso, você pode usar a roupa que quiser, mas, só acho que você precisa ter um pouquinho de noção e respeitar a cultura. Vestir roupas mais decente, mais coberta, não tem necessidade de usar um shortinho ou uma mini saia mas, caso queira, não terá problema, só acho que não custa nada respeitar a cultura local! Só precisei cobrir a cabeça em uma mesquita, de Tashkent, nas outras, não precisei tirar nem o chapéu.

20190718 103033 768x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Detalhes da roupa dela em Shah-i-Zinda

O país é seguro?

O país é muito seguro, como falei no começo do artigo, essa era uma viagem para eu ter ido sozinha. Agora que eu conheço, posso afirmar, qualquer mulher pode viajar sozinha no Uzbequistão. O povo é super amigável, diria que a palavra certa é , eles são muito amáveis, os homens super respeitadores, andei sozinha lá algumas vezes, fui no Registan sozinha, fui no Shah i Zinda sozinha, peguei taxi para ir e para voltar sozinha, os homens olham mas, nada desrespeitoso. Quanto as mulheres, todas te olham sorrindo e elas querem te abraçar e beijar, ganhei vários abraços gostosos. rs…

20190716 103022 743x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Abraço gostoso em Shah-i-Zinda

Me senti super segura não só em Samarkand mas, em todo o Uzbequistão, amei esse país.

Não existe ladrão de carteira no país, até mesmo por causa da religião deles, passamos por uma experiência em que estávamos andando na rua e uma mulher abordou minha amiga, falou que a bolsa dela estava aberta, mas, que não era para ela se preocupar porque ninguém teria roubado nada. Ela só tava alertando em caso de alguma coisa ter caído da bolsa! Preciso falar mais alguma coisa?

Idioma

A língua oficial é uzbeque e russo, eles não falam muito bem inglês, alguns entendem, mas, a maioria não fala, somente no hotel e olhe lá. Fiquei em um hotel que somente uma pessoa falava inglês e ele não ficava lá o dia todo, mas, isso não é uma barreira, existe google translator ou até mesmo mímica, usei muito com meu motorista. rs…

20190716 102538 1 768x1024 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Senhoras em Shah-i-Zinda

Moeda

A moeda local é bem desvalorizada,  leve dólar porque é mais aceito para trocar e alguns hotéis aceitam pagamento em dólar. Apesar de ser contra lei, nenhum hotel pode fazer esse tipo de negociação, mas, acredite, a maioria aceita! ATM machine (caixa eletrônico) tem em todas as cidades. Já lugar para trocar dinheiro, não tem muitos, mas, o hotel sempre indica o mais próximo.

20190710 205408 1024x768 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
Notas de dinheiro do Uzbequistão

Tudo lá é muito acessível, os hotéis que eu fiquei saiu uma média de 30,00 dólares a noite com café da manhã e ar condicionado.

Uma refeição em um restaurante bom sai numa média de 15,00 dólares, restaurante mais simples, sai metade desse valor.

Internet

Comprei um chip de 8 gigas por 10 dólares.

WiFi é bem ruim no país e até o chip era ruim às vezes, mas, aconselho que compre um, melhor garantir.

20190716 094725 1024x768 - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
A caminho de Shah-i-Zinda, uma parada rápida para foto

Maneira mais fácil de chegar no Uzbequistão

A maneira mais fácil de chegar é via Turquia, pela Turkish Airline ou via Moscou, pela Aeroflot. Pra mim, que moro na Europa, via Moscou estava mais barato e a conexão no aeroporto bem menor, via Turquia tinha que passar muito tempo no aeroporto, tempo é dinheiro.

Dicas úteis visto, tomada e muito mais

desenho de passaporte - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
  • Brasileiro não precisa de visto para entrar no Uzbequistão 🙂
  • A agência que usei foi a Dolores Travel, fez toda a diferença nesta viagem.
  • A tomada é de 2 pininhos e lá são 220 volts então tome cuidado com items de 110 volts que você levar.
plug de dois pontos - Uzbequistão - Samarkand - Parte 4/4 - Prepare-se para um show de fotos
  • Coma o pão “feito na parede” do Urzequistão, é uma tradição local e uma delícia.
  • Baixe o mapa do país pelo Maps.me, ter um mapa faz toda a diferença se você ficar sem net. Mas, isso não será preciso se você estiver com a agência.
  • Por fim relaxe, afinal os uzbeques são muito amigos e educados.
  • Por fim, o Uzbequistão é um dos mais belos lugares do mundo, super diferentão.

Esse artigo é uma continuação dos meu outros artigo do Uzbequistão , leia o primeiro aqui.

Leia também o artigo do Azerbaijan aqui.

Leia o artigo do Cazaquistão aqui.

Artigo anterior: Uzbequistão – Bukhara – Parte 3/4

Veja mais viagem pelo mundo

Comente! Ficou alguma dúvida, pergunte agora, aqui nos comentários, diga o que achou deste artigo, sua opinião é muito importante para mim 😉

Facebook Comments Box
Leia mais:  4 dias na África do Sul - Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura.