O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix

O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix

Veja o que você vai ver aqui :)

Pense num lugar lindo e charmoso para esquiar ou apenas curtir um lugar montanhoso cheio de neve e comer o famoso prato Raclette. Veja aqui um roteiro para Chamonix – o melhor da França está aqui.

Mais do que um lugar para esquiar, Chamonix é um lugar para ver, divertir e deliciar na culinária francesa!

0FB2D437 FF58 4D8B A242 DA399D1D1C88 1024x819 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Aiguille Du Midi

Como chegar em Chamonix

Chamonix fica na França pertinho da fronteira com a Suíça e também a Itália, tanto que o aeroporto mais próximo é o de Geneva na Suíça, que fica a 1h de carro. Então, como as fronteiras estão bem próximas, dá até para fazer um roteirão incluindo esses três países, França, Suíça e Itália.

IMG 3838 1024x869 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix

Uma outra alternativa de aeroporto para chegar em Chamonix é o de Lyon, na França, foi o que nós usamos, porém fica a 2h de carro. Preferimos este aeroporto porque a passagem aérea estava muito cara para voar para Geneva.

Caso opte por não alugar carro, do aeroporto de Geneva tem shuttle a cada 3 horas para Chamonix, dura 1 h 10 min com a empresa Swisstours, custa uma média de 8,00 euros. Existem outras companhias de ônibus que fazem o trajeto também.

Quando chegamos no aeroporto de Lyon, pegamos o carro que eu já havia reservado e seguimos estrada. Como nós visitamos Chamonix no meio de março e é o finalzinho do inverno na Europa, precisamos alugar o carro com o kit inverno, pneus especiais para neve. A atendente me disse que eu poderia até levar multa se precisasse do kit e não tivesse.

Aluguei o carro com o kit inverno, mas não usamos porque não foi necessário. A estrada estava ótima, neve só nas montanhas. Aliás, em Chamonix mesmo, nem é preciso carro, todas as atrações são facilmente acessíveis a pé à partir do centro da cidade. Por isso, tente se hospedar pertinho do centro.  

Chamonix com neve 1024x768 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Chamonix no inverno europeu – no estacionamento do apartamento, apesar de muita neve, não precisamos do kit inverno.

O que fazer em Chamonix: O melhor da França

Chamonix é uma região para esquiar e/ou fazer passeios como ver a charmosíssima Mont Blanc, linda e fria mas, um show para os olhos. 😉 Não deixe de ir, vou falar a seguir como fazer este passeio.

Parada em Chamonix 1024x819 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Esquiar é uma boa opção em Chamonix

As condições do tempo é que ditam as regras, no nosso primeiro dia estava ventando muito nas montanhas e o passeio da Aiguille Du Midi, que é onde tem a vista para Mont Blanc ficou para o dia seguinte. Os ventos eram de 100 km/h no alto da montanha e por essa razão, ficou fechada para os turistas.

O passeio da Aiguille Du Midi que fica a 3842m de altitute e tem vista para Mont Blanc, leva 20 minutos de teleférico para chegar ao topo com direito a uma parada no meio para tirar fotos. O ingresso custou 53 euros por pessoa( ida e volta), mas caso tenha tempo de fazer Aiguille Du Midi + Mer de Glace ou Aiguille Du Midi + Tramway Du Mont-Blanc vale mais comprar o combo (63,00 euro) do que pagar separado. Nosso tempo foi muito curto, principalmente porque “perdemos” um dia por causa do mal tempo porém, aproveitamos para esquiar. A montanha para esquiar era outra e estava ventando menos forte.

Teleférico

Chamonix montanhas 1024x768 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix

Vista de dentro do teleférico para cidade de Chamonix.

Para subir chegamos cedo, às 8:00 da manhã, para comprar os bilhetes do teleférico. São 20 minutos para chegar no topo mas é lindo, recomendo. Os bilhetes custaram 53 euros ou o equivalente a pouco mais de 200 reais por pessoa, ida e volta.

No teleférico da Aiguille Du Midi entramos na cabine junto com o pessoal que sobe para esquiar com os equipamentos. Portanto é uma descida e tanto para quem vai esquiar lá, definitivamente não é para iniciantes como eu, ou intermediários como a Karla.

No alto da Aiguille Du Midi o visual é deslumbrante, magnífico. Já fomos para várias montanhas geladas mas, definitivamente, o visual dela está com um pezinho na frente. Eles têm uma estrutura muito boa com lojinha de souvenir, restaurante e banheiros, lá no topo.

Aliás, a estrutura me surpreendeu pelo grau de dificuldade de construir qualquer coisa lá. Sou engenheiro então, fiquei maravilhado com o trabalho realizado. Para você ter uma ideia, levou 5 anos só para esticar os cabos de Aiguille Du Midi e isso foi feito em 1955.

Uma curiosidade com o nome Aiguille Du Midi é que significa “agulha do meio dia”. Eu chutei que seria agulha do meio por estar entre as montanhas, mas passei perto, não acha?

O ingresso também te dá direito de visitar uma estrutura, que é tipo um cubo de vidro, com um visual fantástico para as montanhas.

Lembrando que, para subir você pode comprar o ingresso na hora, mas o senhor do nosso Airbnb, nos informou que em alta temporada é melhor garantir o ingresso online.

Primeira parada do teleférico 1024x819 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Primeira parada do teleférico

Lá em cima

Muito importante de lembrar se agasalhar muito bem, são quase 4000 metros de altitude. Quando fomos estava -22 graus, isso mesmo, tem um sinal de menos antes do número 22. Dói até para respirar nessa temperatura, depois de poucos minutos exposto ao tempo. Fotos tem que ser feitas meio que rapidinho, mas vale cada segundo lá em cima, nós amamos.

A Karla ficou com os dedos roxos por tirar a luva para fotos, ela até se assustou um pouco na hora, mas ficou tudo bem. Nesses casos vá ao banheiro que tem água quente e o secador de mãos também ajuda.

Nós ficamos a manhã inteira na Aiguille Du Midi, voltamos de lá por volta das 2:00 da tarde e fomos direto para um restaurante comer fondue. O passeio demora um pouco porque depois do ingresso do teleférico na mão, tem que esperar o nosso número ser chamado, só aí foi meia hora esperando. Daí soma 20 minutos para subir e mais vinte para descer, fora uma fila básica para descer também.

45A6A742 463F 4406 9C26 9E58145E0504 1024x768 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix

Esquiar em Chamonix

Tiramos um dia para esquiar, lá o que não falta é opção para esquiar, afinal aqui é o melhor da França. Eu me considero iniciante, quase intermediário, a Karla tem boa flexibilidade e hoje já é intermediária.

As pistas mais próximas são La Savoy, bem tranquila, pra iniciante ou Le Brevent. Elas ficam dentro da cidade, de 5 a 10 minutos andando de qualquer ponto do centro da cidade. Eles dividem o grau de dificuldade por cores, a verde, para quem está aprendendo, a azul que é nível intermediário. Por último, a vermelha que é avançada.

Escolhemos ir na Le Brevent porque tinha todas os tipos de pista, o ticket do dia custou 53,00 euro ou 46,00 pra quem quer só metade do dia. Alugamos o equipamento numa loja no centro e custou 30,00 bota e esqui. Também tem a opção de descer a Aiguille Du Midi, depois de subir o teleférico por 20 minutos e chegar no topo, a quase quatro mil metros de altura. Dizem que é somente para quem é bem experiente, a cor da pista é preta, melhor só fazer turismo olhando mesmo.

Onde comer em Chamonix

No centrinho da cidade que é bem pequeno, há vários restaurantes que vendem desde pizza até os maravilhosos fondue e raclette. A raclette é o melhor da França, recomendo na sua passagem por lá.

Raclette é um queijo que vem com um aquecedor em cima para derreter. Aí você passa uma espátula e o queijo sai derretendo! Essa delícia vem com batata, pão e uma carne chamada grison, que mais parece presunto parma.

Um dos restaurantes mais famosinhos e que tem um ambiente bem legal é o La Calèche. Esse restaurante é tão badalado que precisa de reserva, dependendo do horário. Dificilmente dá para comer lá chegando sem avisar, principalmente na hora do jantar, tínhamos tentado na noite anterior, sem sucesso. No dia seguinte, após esquiarmos, nós tentamos às cinco da tarde e estava tranquilo. Outra coisa legal desse restaurante é a decoração, bem típico de um restaurante na montanha.

IMG 8525 1 768x1024 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
A entrada do restaurante, bem charmosa!

Comemos fondue em outros dois restaurantes diferentes, no Le National, um restaurante com preço mais acessível, com uma atmosfera simples porém, aconchegante. Mas, gostamos mais da qualidade do fondue no La Potinière, bem mais gostoso e eles tinham uma oferta de entrada, fondue e sobremesa muito boa. Em todos os restaurantes o serviço foi ótimo, talvez no La Calèche foi um pouco melhor mas, definitivamente não temos o que reclamar.

Quando ir a Chamonix: A melhor época do ano

Qualquer época do ano a região vai dá altas fotos e você vai aproveitar bem, nós fomos no meio de março, aproveitamos o feriado de São Patrício da Irlanda, onde moramos.

Fomos no inverno europeu porque queríamos esquiar. Em março, ainda tem neve e Chamonix estava toda coberta de neve, um charme só.

O inverno europeu vai do começo de dezembro ao final de fevereiro, o pico da neve está entre janeiro e fevereiro, mas em março ainda é possível esquiar. Fora desses meses, dá para visitar a região numa boa, o gelo estará nas montanhas mas não é ideal para esquiar.

E7564B6C C340 4E6F 868C 6A3941C58E57 1024x819 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix

Quanto custa a estadia em Chamonix: O melhor da França

Chamonix não é uma região baratinha, os hotéis no inverno, alta estação, estavam acima do nosso orçamento, mais de 300 euros por noite. Nós procuramos no Booking.com e no Airbnb.com e desta vez achamos um pequeno apartamento. Era super aconchegante e com um visual incrível da sacada, com as montanhas geladas bem pertinho. Nós pagamos 150,00 euro a noite pelo apartamento via Airbnb.com, metade do preço comparado ao que havíamos visto no Booking.com.

Os restaurantes tem um preço bom, depende do que você vai pedir, claro. Pizza e outros pratos comuns são mais em conta. Fondue fica na faixa dos 20 euros e tem que ter no mínimo duas pessoas, 40 euros o casal, fora a bebida e gorjeta. No La Potinière por exemplo, gastamos 80 euros, fora gorjeta para 3 pessoas, a irmã da Karla estava conosco. A Raclette, aquele queijo derretendo que falei, foi 29 euros e também tem que pedir no mínimo para duas pessoas, então, 58 euros o casal, fora o vinho e gorjeta.

5FB95A10 8363 486B 8117 6C0B4A83BB80 819x1024 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Essa era nossa sacada do Airbnb que ficamos, nem acreditamos quando abrimos a janela!

Quanto custa os passeios em Chamonix: O melhor da França

Os passeios custam um pouco caro, o bilhete para Aiguille Du Midi foi 53 euros por pessoa, ida e volta. Lá em cima compramos café e chocolate quente, foi 5,60 euros cada um (copo grande). Os lanches no restaurante custavam na faixa de 8 a 12 euros. Eram um tanto simples, pão com queijo e tomates, ou outras variações de lanches desse tipo.

IMG 8450 768x1024 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Café no céu.

Outro passeio muito bom que não tivemos tempo de ir e por isso voltaremos a Chamonix é o Train Du Montevers Mer de Glace. A Karla queria muito ter ido mas, estava fechado no dia que planejamos, por conta das condições do tempo. No dia seguinte abriu mas, planejamos Aiguille Du Midi, era pra ter ido no primeiro dia mas, também estava fechado, eles só abrem se a condição do tempo permitir.

Neste passeio o trem sobe quase dois mil metros de altitude por 25 minutos. Esse Mer de Glace é o maior glaciar da França. De lá um teleférico leva até a Grotte de Glace que é uma gruta de gelo. Esse passeio custa 33,50 euros, incluindo o teleférico mas, como disse não conseguimos ir até lá.

83CDCD08 0BA0 4566 9BD6 F624427C1A1C 819x1024 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Centro de Chamonix, ficamos aí pertinho!

Onde ficar em Chamonix

Como disse no tópico acima, nós procuramos sempre ficar em hotéis que é a nossa preferência. Olhamos no Booking.com e no Airbnb.com.

Decidimos por ficar em um apartamento do Airbnb.com, era bem pertinho de tudo, 5 minutos andando do centro.

Super aconselho ficar hospedado pertinho do centro, é mais prazeroso fazer tudo a pé e curtir o visual. Afinal 5 minutos ou 10 que seja, andando no frio não é tão ruim assim, ainda mais passeando em Chamonix.

494EB514 A698 4FEE B1D1 27BC918D4220 1024x819 - O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
Visual da cidade para a Mont Blanc.

É isso! Boa viagem! 

Nós amamos quando o leitor interage conosco, então faça uma pergunta, comente e cadastre seu email que manderei material gratuito sobre viagens somente para cadastrados.

No comentário se abra conosco, dúvidas e sugestões são bem vindas, pode falar o que você gostaria de saber e não encontrou aqui, pesquiso e te mando. Parece bom? Então cadastre-se, interaja conosco, estamos esperando por você. 

Veja também as viagens que fizemos para a Namíbia, África do Sul e Ilhas Maurício. São lugares com praias lindas, tem safari e merecem entrar na lista de todo viajante.

Mas caso você goste de lugares mais, vamos dizer, diferentões, veja nossa viagem sobre a Bósnia, esse país europeu é um encanto.

Se sua paixão é viajar pela Europa, especialmente se você ainda não viajou para o exterior, recomendo você começar com Portugal. Temos a facilidade de falar a mesma língua e o melhor, Portugal é um país lindo demais, você já ouviu falar das prais de Algarve?

Documentaçãovisto para França

Na França assim como praticamente em toda a Europa, brasileiros não precisam de visto, podem ficar até 90 dias como turista.

O consulado brasileiro na França fica em Paris e o atendimento é de segunda a sexta das 9h às 16h.

Tomada na França

Na França a tomada é de dois pinos, tipo C e também tipo E, a diferença é que uma delas, tipo E tem o furo do terra na parte superior, repare no desenho abaixo. Então, leve adaptador caso precise. 

A voltagem na França toda e 230 V, essa voltagem aceita os nossos aparelhos de 220 V sem problemas.

Veja mais viagem pelo mundo

Ásia

Ilhas Madivas

Ásia Central – Uzbequistão

Tashkent – parte 1/4

Khiva – parte 2/4

Bukhara – parte 3/4

Samarkand – parte 4/4

Europa

Albânia

Bósnia

Chamonix – França

Ilhas Gregas

Portugal

San Marino

África

África do Sul

Ilhas Maurício

Namíbia

Facebook Comments Box
Leia mais:  Alhambra e a cidade de Granada - Roteiro Completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *