O que fazer em San Marino – o país que preservou o passado com elegância.

O que fazer em San Marino – o país que preservou o passado com elegância.

Veja o que você vai ver aqui :)

Você verá aqui o roteirão para aproveitar tudo e saber o que fazer em San Marino, o país que preservou o passado com elegância. Não há nada melhor do que alguns dias viajando, ainda mais explorando novos lugares.

No meu caso, tenho muita sorte porque a Karla, minha esposa, gosta muito de viajar e melhor ainda, ela faz um planejamento perfeito. Apesar de ela não gostar dessa parte, digo, ela faz questão de planejar, mas, diz que é uma tarefa trabalhosa. Então, eu e você nos beneficiamos disso agora aqui.

Como chegar em San Marino

San Marino pedra infinita 819x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
San Marino no mapa - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Alugamos um carro de Bologna para San Marino, dá 1h e 30 min de estrada.

Chegamos no aeroporto de Bologna, Itália, no domingo de Páscoa, nosso voo chegou bem tarde, já passava das dez da noite. Logo depois que passamos pela imigração, corri para o stand de aluguel de carro do aeroporto onde já havia reservado um carro. Depois de pegar o carro, fomos direto para o hotel que era bem pertinho do aeroporto, há 8 minutos de carro.

Sempre que chegamos tarde da noite em qualquer aeroporto, costumamos ficar hospedados perto do aeroporto para não pegar estrada a noite e dirigir cansado. Aliás, este hotel foi bem confortável e com um bom café da manhã, o que ajuda bastante a começar o dia bem.

Na manhã seguinte, pegamos a estrada para conhecer um novo país, San Marino, nosso destino estava a 1h 30m de distância de Bologna, Itália(134 km). Chegando em San Marino havia trânsito porque a italianada gosta de passar o feriado por lá, confesso que fiquei surpreso com a quantidade de turistas.

Fazendo uma busca rápida na internet vi que é possível pegar um ônibus de Bologna para Rimini, cidade litorânea famosa no verão da Itália e de lá outro ônibus para San Marino, o trajeto demora umas 4:30 h. Outra opção bem melhor é um trem de Bologna até Rimini e de lá um ônibus para San Marino, trajeto demora 2:30 h.

Karla e San Marino 1024x819 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Vista da cidade de San marino
Karla em San Marino 819x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Do alto da torre do castelo, uma linda vista de parte da cidade.
centrinho de San Marino 768x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Parte da cidade, logo após o portal de entrada em San Marino

Agora um alerta! Caso seu horário de chegada ou sua volta de San Marino para o aeroporto, seja em horário comercial, calcule mais tempo porque o trânsito lá é pesado. Nossa ida foi tranquila, com um pouco de trânsito mas, a volta levou uma hora a mais! Pela primeira vez nós realmente pensamos que iríamos perder o nosso voo.

Chegando em San Marino, minha recomendação é ficar hospedado lá em cima, na parte alta, no Monte Titano, bem perto do castelo, a Città di San Marino. Para quem fica hospedado na parte de baixo, tem um teleférico que leva até o pé do castelo, mas mesmo com esse teleférico, recomendo ficar pertinho do castelo porque todas as atracões e restaurantes ficam lá. Assim, se precisar de uma parada rápida no hotel, tudo fica mais fácil e não vai precisar ficar pagando toda vez pra subir.

Geral de San Marino 1024x820 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Paisagem de San Marino 1024x768 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.

O que fazer em San Marino

O país San Marino é bem pequeno, são 34 mil habitantes em um espaço de 61 km2. Realmente não é muito, o país é dividido em 8 pequenas cidades e a principal e mais visitada é a Città di San Marino, onde fica o castelo, cartão postal do país, bem no alto do Monte Titano. É onde você fará caminhadas prazerosas, com o visual montanhoso, muito bonito ao redor.

Amor em San Marino 3 819x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.

Além do belo castelo, tem também muitas lojas para umas comprinhas. Lojas de jóias, souvenirs e até de armas, não entendemos muito bem o por que dessas lojas de armas, eram muitas lojas. Também é um paraíso para quem quer comprar óculos de sol, mas cuidado, tem algumas lojas que vendem alguns produtos falsificados, fiquem de olho.

Confesso que o melhor em se tratando de o que fazer em San Marino é mesmo uma boa caminhada, de preferência a dois. Mas, ir para San Marino sozinho também é recomendado, ótimo para relaxar e ter um tempo para si próprio.

O castelo é da época do império romano, lá no século XIII, o visual nos faz voltar um pouco ao tempo. O castelo está bem conservado porém, as partes internas não contam muita história. O que quero dizer é que não entram a fundo em detalhes, não tem muita decoração por exemplo.

Corredor de pedras em San Marino 1024x768 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Corredor em pedras com o castelo e a Primeira Torre ao fundo.

Mesmo assim é um lugar para se olhar, principalmente as paisagens. Existem três torres principais que oferecem um visual incrível da região, elas são conectadas por uma muralha medieval e é possível caminhar por elas, tudo de pedra. Para subir nas torres e conhecê-las custa 4,50 euros por torre.

Nós pegamos o tempo bem ruim, não choveu mas, teve muita neblina, a Karla ficou chateada. Mas, olhe só, não é que as fotos do castelo com a neblina ficaram charmosíssimas, com um ar bucólico, tudo tem o seu lado positivo.

San Marino neblina 819x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.

O melhor lugar para comer em San Marino

San Marino tem bastante restaurantes, isso é uma coisa que não falta por lá. Quase todo hotel tem um e no centrinho, tem restaurantes em cada esquina.

Depois de andarmos bastante e olharmos o que muitos deles ofereciam paramos no Spingarda restaurante. Decerto foi um achado, além de um menu bem grande e variado, eles oferecem 4 tipos de menu especial. Escolhemos um deles que por 19 euros vinha entrada, prato principal e sobremesa.

A grande surpresa dessa escolha foi o tamanho da porção, que apesar de estarmos na Itália, não pensamos que seria o exagero que foi.

O prato local de San Marino

Começou com a entrada, no menu haviam 3 opções de pasta, que eram lasanha, nhoque e strozzapreti, todas deliciosas. Este último era uma pasta que se parece um pouco com um espaguete pequeno, como uma minhoca… rs… mas, muito boa.

Depois disso veio o prato principal, três opções de carne com salada e batata, veio muita comida e ainda teve sobremesa, ufa…rs… nem conseguimos jantar depois.

Pare também para saborear um gelato, o verdadeiro sorvete dos italianos, sempre muito bom. Alguns lugares vendem chocolate quente, bem grosso, também vale experimentar e sair da dieta.

San Marino Torre ao fundo 2 819x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.

Se o tempo fechar, o que fazer em San Marino

Fiz esse tema dedicado porque nós tivemos o que parecia ser azar total, chegamos em San Marino e o tempo fechou. Mas, fechou com direito a neblina intensa, daquelas que não se vê o que tem do outro lado da rua, para nossa sorte a neblina deu uma folga, aquela intensidade durou uma hora mais ou menos.

Porém, mesmo assim a neblina ficou cobrindo boa parte da região. A esta hora estávamos tristes porque San Marino é em boa parte famosa por sua paisagem. As paisagens são principalmente vistas do alto do monte e nas torres do castelo.

Geral de San Marino com neblina 1024x768 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
O melhor pra fazer em San Marino é caminhar.

Mesmo assim partimos para andar pela cidade e conhecer todas as partes do castelo. Quando chegamos na chamada segunda torre, descobrimos um campo florido muito bonito que encantou a Karla. Fizemos vários vídeos e fotos ali e logo postamos no Instagram do @viajamosemuito.

Logo depois tiramos fotos entre a segunda e a primeira torre, o visual com a neblina ficou muito bonito. Lembrando que podia ser pior e poderia estar chovendo.

A sensação de fazer uma caminhada neste local é muito interessante, por ser tudo de pedra é como estar na época medieval mesmo.

Lugares interessantes para visitar

Predio em San marino 1024x768 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Basílica de San Marino onde dá para visitar os sete altares, esculturas e pinturas para ver.

Quando o tempo fecha as opções em ambientes fechados ficam mais atrativas. San Marino tem várias opções para visitas, nós não visitamos muitas delas porque preferimos focar nas fotos quando tivemos chance.

Palácio Público

San Marino Palácio Público 1024x819 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.
Palácio Público e a praça principal onde ocorre a troca de guarda no verão.

Além da primeira e da segunda torre, tem o Palácio Público que fica na praça mais bonita da cidade, Piazza Della Libertà. Embora o palácio esteja em atividade, caso não haja uma reunião parlamentar no momento da sua visita, você pode visitar as salas. Em frente ao Palácio Público, na Piazza Della Liberta, tem também a troca da guarda que acontece apenas no verão.

Museu do Estado (State Museum)

O museu do Estado (State Museum) que tem artefatos arqueológicos e conta a história da república de San Marino.

Museu St. Francis

A galeria de arte St. Francis Museum que fica dentro da igreja de mesmo nome tem coleções de pinturas. Outro lugar com pinturas é a Basílica de São Marinus (Basilica of Saint Marinus).

Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea

Há também uma Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea que diz ter mais de mil trabalhos de artistas, alguns famosos por lá como Guttuso, Vedova, Chia e Cucchi. Esta galeria é em um prédio não tão antigo comparado ao castelo, foi construída em 1930.

Onde se hospedar em San Marino

San Marino é pequena e dá para conhecer em um dia mas, recomendamos ficar ao menos uma noite lá para aproveitar ao máximo. Principalmente antes e depois dos turistas de passagem chegarem e forem embora,a cidade fica muito cheia entre 10:00 da manhã até o final da tarde, por volta das 4:00 pm.

Nós nos hospedamos em um hotel pertinho ao portão principal, muito bem localizado. Como sempre nós fazemos uma procura no Booking.com ou Airbnb.com.

Mas, o que mais usamos é o Booking.com porque sempre oferece muitas opções. Além do mais, os comentários que os usuários deixam sobre o hotel em que ficaram sempre nos ajuda a tomar a decisão final.

Nosso hotel se chama Joli, um hotel três estrelas,apesar do quarto muito pequeno, achamos confortável o suficiente para relaxar a noite, após caminhar o dia todo. É um hotel muito bem localizado, tem quartos virados para as montanhas e quartos virados para o castelo. Outra coisa que ajuda na escolha do hotel no Booking.com são a galeria de fotos, o Airbnb.com e o Hostelworld.com também tem essa galeria. Assim você pode ver o que esperar do hotel, inclusive como é o café da manhã, que para mim é um detalhe que conta pontos.

Que idioma fala em San Marino e outras curiosidades deste pequeno país

Castelo em San Marino 1024x768 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.

Muita gente pensa que San Marino é uma cidade da Itália, mas é um país independente, com direito a eleições para presidente. Aliás se não bastasse ter um presidente, San Marino tem dois! Parece loucura mas não é, ou talvez seja! rs…

Um presidente é eleito em abril e outro em setembro, de partidos opostos para garantir decisões balanceadas, porém um deles pode ter maioria no parlamento. Mas a loucura não pára por aí, todo ano tem eleições e o presidente pode se reeleger por 3 vezes seguidas, depois disso é obrigado(a) a dar uma pausa. Além disso, em 2018 foi a primeira vez que os dois presidentes foram mulheres. Curioso, né?

Centro de informação (tourism office)

Conversei com o pessoal do centro de informação e eles me disseram que o presidente tem que seguir vários protocolos de imagem. Além de não poder sair do país se não for viagem oficial, o(a) presidente tem que se vestir muito bem. Também disseram que a agenda do presidente deve seguir atividades dignas de um(a) presidente. Eles me explicaram que atividades como passear com o cachorro, por exemplo é meio que não bem visto, estranho até, mas protocolo é protocolo! rs…

Como é de se imaginar a língua oficial de San Marino é o italiano, mas eles se viram um pouco no inglês também, não tivemos nenhum problema por lá, talvez por ser muito turístico.

Carimbo no passaporte de San Marino 768x1024 - O que fazer em San Marino - o país que preservou o passado com elegância.

No centro de informações eles carimbam o seu passaporte e colam o selo da cidade, custa 5 euros.

San Marino é tax free e por isso tem muitas lojas e a italianada dá as caras para aproveitar as barganhas. Tem muitos tipos de lojas como de bolsas (várias marcas), perfumes, óculos escuros e de grau, eletrônicos e até de armas de fogo.

Outra curiosidade de San Marino é que apesar de ser um país, não existe uma fronteira oficial, você entra e sai do país como se fosse outra cidade italiana.

Eles se orgulham de ser um país livre, tanto que escrevem isso logo na entrada da cidade. San Marino também se orgulha de ser a república mais antigo do mundo, no carimbo do passaporte tem o ano de 1718.

Por fim, gostaria de dizer que San Marino é linda. O local onde fica o castelo principal é toda construída em pedra, da época medieval, sem dúvidas um passeio imperdível, aproveite! Para informações sobre visita guiada e tudo mais sobre San Marino você encontra aqui no visitesanmarino.com. Esse é o website oficial deles, é possível ler em italiano, inglês e alemão somente.

Boa viagem! 

Nós amamos quando o leitor interage conosco, então faça uma pergunta, comente e cadastre seu email que manderei material gratuito sobre viagens somente para cadastrados. 

No comentário se abra conosco, dúvidas e sugestões são bem vindas, pode falar o que você gostaria de saber e não encontrou aqui, pesquiso e te mando. Parece bom? Então cadastre-se, interaja conosco, estamos esperando por você. 

Veja também as viagens que fizemos para a Namíbia, África do Sul e Ilhas Maurício. São lugares com praias lindas, tem safari e merecem entrar na lista de todo viajante.

Mas caso você goste de lugares mais, vamos dizer, diferentões, veja nossa viagem sobre a Bósnia, esse país europeu é um encanto. Ou ainda a charmosíssima Chamonix, na França, onde além da famosa e linda montanha Mont Blanc, você pode se deliciar comendo raclette.

Se sua paixão é viajar pela Europa, especialmente se você ainda não viajou para o exterior, recomendo você começar com Portugal. Temos a facilidade de falar a mesma língua e o melhor, Portugal é um país lindo demais, você já ouviu falar das prais de Algarve?

Mais viagens de Viajamos e Muito

Facebook Comments Box
Leia mais:  Viagem a Colmar e região da Alsácia, França - Você vai amar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *