Lago di Braies – norte da Itália, Dolomitas

Veja o que você vai ver aqui :)

1CF73CC6 3C09 4146 AD8E 192E80B0F9B9 1024x501 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

O Lago di Braies fica no norte da Itália, na região de Dolomitas, essa região, que inclusive já pertenceu a Áustria no passado, fica bem na fronteira da Itália com a Áustria.

Por isso, no dia a dia eles falam alemão nesta região, até a rádio é em alemão, mas eles também sabem falar italiano.

A região de Dolomitas foi declarada Patrimônio Natural da Unesco em agosto de 2009 e eu vou mostrar aqui pra você porque o famoso Alpes Italiano entrou nessa lista privilegiada! As mais belas paisagens que já vimos.

Essa região já estava na minha listinha de roteiro há alguns anos. Finalmente conseguimos realizar esse desejo, escolhemos abril, no feriado de Páscoa!

IMG 3950 1024x588 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Foi uma benção ter o lago somente para nós, no verão fica bem cheio

Como explorar a região

A minha base para explorar a região foi o Lago de Braies mesmo, eu queria ficar hospedada lá pertinho, de preferência no hotel que fica bem na frente do lago. Mas, por ser feriado da Páscoa e eu ter demorado a decidir esse roteiro, o hotel estava lotado. Então, procurei as opções mais próximas do lago e achei um apartamento maravilhoso no Booking.com. Vou falar sobre o lugar mais adiante, nesse artigo.

Para explorar a região o melhor é alugar um carro, não existe trem na região e os ônibus não tem uma frequência muito boa, então, acaba complicando um pouco o roteiro.

IMG 3149 795x1024 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Como chegar ao Lago di Braies

O aeroporto mais próximo da região é o de Veneza e foi por ele que chegamos, voamos pela companhia aérea de baixo custo, Ryanair.

Fazendo uma leve busca na internet vi que é possível pegar um ônibus pela FlixBus ou Cortina Express partindo de Veneza para Cortina d’Ampezzo, base para muita gente que explora a região, por ter bastante opção de hospedagem, mas, como mencionei acima,a frequência não é muito boa, o melhor é pesquisar os dias e horários no website da companhia.

Outra opção é o aeroporto de Milão, demora um pouquinho mais na estrada, mas, também é possível de carro. Não achei outro tipo de transporte partindo de Milão para chegar em Cortina d’Ampezzo ou o Lago de Braies, se alguém souber, deixe nos comentários pra eu acrescentar aqui no roteiro!

De carro na Itália

No aeroporto de Veneza pegamos nosso carro básico que alugamos online e não muito longe do aeroporto paramos num supermercado pra comprar algumas coisas para café da manha, como sabíamos que iríamos chegar a noite e tínhamos alugado um apartamento, precisávamos abastecer o estoque!rs…

IMG 4090 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Carro que alugamos, simples mas, com o necessário para uma viagem confortável e segura

Para aluguel de carro indico a Autoeurope.

Abastecidos, seguimos estrada, foram quase 3 horas de estrada pra chegar no Lago di Braies. Não pagamos nenhum pedágio, passamos pela cidade de Cortina D’ampezzo e seguimos reto,  a região é toda montanhosa, mas, nada perigoso. Como começou a escurecer, o Eduardo preferiu dirigir devagar, afinal de contas era nossa primeira vez na região e não tínhamos como adivinhar se a estrada era boa, ainda mais a noite!…rs…

Eu recomendo dirigir durante o dia, a paisagem é maravilhosa e você acaba nem sentindo o tempo passar na estrada. Dura aproximadamente 2:30h do aeroporto de Veneza até o Lago de Braies e 1:45h até Cortina d’Ampezzo.

IMG 3592 1024x558 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Linda paisagem no caminho

Aviso sobre habilitação para dirigir

Importante: Para alugar carro nessa região é muito importante tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir), existem poucas locadoras que não exige o PID, mas, geralmente são mais cara. Nossa carteira de habilitação já é internacional, então nunca tivemos nenhum problema.

Para mais informações sobre como tirar o PID, visite o website do Detran aqui, o link vai direto para a página sobre o PID.

Melhor horário para visitar o Lago di Braies

Eu fiz questão de ficar hospedada próximo ao Lago di Braies porque queria pegar o lago vazio. Como o lago é muito famoso e costuma ficar muito cheio de turistas, preferi evitar os horários de pico que costuma ser das 10:00 am até umas 4:00 pm! Se eu ficasse hospedada em Cortina d’Ampezzo, por exemplo, teríamos que dirigir 50 min para chegarmos no lago, ou seja, teríamos que madrugar pra chegar cedo ou talvez até perder o café da manha do hotel! rs… Apesar de não ter muito que fazer próximo ao lago e não ter muita opção de restaurante, optei por ficar hospedada lá e consegui alcançar meu objetivo, pegar o Lago de Braies só pra gente! Surreal, parece mentira que tivemos o lago só pra gente em vários momentos!

D6D1E66B D6D0 42C3 8656 ABE2008D5C5F 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Lago di Braies

O Lago di Braies, também conhecido em alemão por Pragser Wildsee é sem dúvidas alguma, na minha opinião, o mais bonito da região. Ele não me decepcionou em nenhum momento, principalmente porque pegamos o lago vazio todas as vezes que fomos, fazíamos questão de começar e terminar nosso dia dando uma passadinha lá, até porque estávamos do ladinho.

56B88464 A02E 4207 8E58 1624C23A4B24 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Igrejinha no Lago di Braies

Vantagens de visitar no inverno e no verão

Pra você visitar o lago não paga nada, nem estacionamento pagamos por ser baixa temporada, fomos em abril. Mas, não ache que essa paz dura o ano todo, no verão, o lago costuma ficar lotado, há relatos de pessoas que foram no verão e se decepcionaram!

A verdade é que o lago não é muito grande e facilmente pode ficar cheio. Para dar a volta no lago todo são 3,5 km de trilha bem tranquila, qualquer um pode fazer.

IMG 4021 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Lago di Braies – tiramos fotos de todos os ângulos

Uma vantagem de ir no verão é que é permitido tomar banho no lago, que acredito que seja frio….rs…mesmo no verão, já no inverno você pode também nadar no lago, mas, será que tem doido que entra? Rs…

Outra vantagem de ir no verão é que você pode alugar um barquinho, custa 25,00 euros a hora, quando fomos, em abril, os barquinhos não estavam funcionando.

3BE407CC 98D2 4B43 8ADC B72E4F229B87 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Dica importante: Uma desvantagem de ir no verão é que, além de pagar estacionamento, das 11:00 hrs às 13:00 hrs não é permitido estacionar no estacionamento que fica do lado do lago. Você precisa estacionar a 2 km de distância do lago e ir andando, ou pegar um ônibus que custa 3,00 euros só pra ir, por pessoa.

A estrutura por lá é pequena, mesmo assim tem uma cafeteria, restaurante e caso não queira gastar, você pode levar seu próprio lanchinho e relaxar nos vários banquinhos espalhados por lá!

Importante, a estrada para o lago costuma ficar bloqueada de neve no inverno, sendo assim, você só consegue chegar de carro 4×4.

IMG 3861 768x1024 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Eduardo relaxando no final da tarde no Lago di Braies

Passeios bate e volta partindo do Lago di Braies

Existem vários lagos na região para conhecer, todos com sua beleza particular, escolha o seu favorito.

Veja o resumo de como chegar nos mais bonitos lagos da região, para mais detalhes veja nosso próximo artigo Os 7 lagos mais bonitos da região Dolomitas.

Lago di Dobbiaco

IMG 3818 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Do Lago di Braies até o Lago di Dobbiaco são só 19 km, ou seja, no máximo 20 minutos de carro você chega no lago.

Lago di Landro

IMG 4033 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Bem pertinho do Lago di Dobbiaco, no sentido Cortina d’Ampezzo, fica o Lago di Landro, só 15 minutos de carro.

Lago di Misurina

IMG 4730 993x1024 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

O Lago di Misurina fica a 20 km do Lago Di Dobbiaco, sentido Cortina d’Ampezzo, depois do Lago di Landro, tem uma entrada com sinalização.

Lago di Antorno

IMG 4082 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

O Lago di Antorno fica bem pertinho do Lago di Misurina, só 2.3 km de distância, então, aproveite para conhecer os dois.

Lago Ghedina

IMG 4734 1024x767 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

O lago Ghedina fica pertinho do centro de Cortina d’Ampezzo, uns 10 minutos de carro.

Lago Mosigo

IMG 4761 1024x767 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

O lago Mosigo fica em San Vito di Cadore, uma cidadezinha que fica 15 minutos de carro de Cortina d’Ampezzo.

Cortina d’Ampezzo

IMG 4192 1024x693 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Cortina d’Ampezzo é uma cidade e não um lago, fica 50 minutos de carro do Lago de Braies. Veja mais detalhes em nosso próximo artigo Os 7 lagos mais bonitos da região Dolomitas.

Val di Funes

IMG 3840 1024x767 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Encantadora a paisagem de Val di Funes

Partindo do Lago di Braies, leva aproximadamente 1 hora de carro.

Veja aqui o artigo sobre Val di Funes.

Corvara in Badia/Colfosco

IMG 4401 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Corvara in Badia e Colfosco (Calfosch) são duas cidades no meio do vale de Val Badia, na região conhecido como Sul de Tirol, próximo a cidade de Trento e Bolzano.

Partindo do Lago di Braies, 1 hora de carro, aproximadamente.

Veja nosso artigo dessa região aqui

Val Gardena/Passo Gardena

IMG 4829 1024x764 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Essa “passagem” que liga Selva de Val Gardena com Corvara em Val Badia, fica a 15 minutinhos de carro de Colfosco, numa altura de 2136 m, acima do nível do mar. Mais detalhes aqui

Sugestão de dias/hospedagem – Lago di Braies

IMG 4375 768x1024 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Nós ficamos hospedados no Lago di Braies e foi perfeito para explorar a região, muita gente opta por ficar em Cortina d’Ampezzo, pelo fato de ter mais opções de restaurantes e hotéis.

A única coisa que eu mudaria no meu roteiro e que recomendo é dividir a hospedagem em dois lugares.

Uma seria no Lago di Braies ou se você preferir, em Cortina d’Ampezzo e a outra hospedagem em Val di Funes ou até mesmo Corvara in Badia.

Sugiro no mínimo 3 a 4 dias em uma região (Lago di Braies) e mais 3 a 4 dias em outra região (Corvara ou Val di Funes).

IMG 6798 1024x767 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Nosso HOTEL:

Como mencionado no começo do artigo, escolhi um apartamento bem próximo ao Lago di Braies, fechando pelo Booking.com. O nome é Gstattlhof, não é bem um hotel e sim um apartamento com sala, cozinha, banheiro, quarto, tudo grande, com utensílios na cozinha para cozinhar e o melhor, vista para montanha!

IMG 3596 1024x335 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Foto panorâmico do nosso apart/hotel: banherio, cozinha, sala e quarto.

Como estávamos de carro,  3 minutinhos já chegava no lago, caso decida ir andando demora uns 20 minutos porque é uma subida de montanha, bom pra exercitar! rs…

IMG 3841 1024x805 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Vista para a montanha

Outra opção bem de frente ao lago é o Hotel Lago de Braies, imagina acordar, abrir a janela e dar de cara pro lago? 🙂

IMG 3842 1024x645 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
O Lago di Braies é bem atrás desse hotel, imagine ter a vista do quarto para o lago, que maravilha.

Dica Extra

Se você estiver em Veneza e sem tempo ou até mesmo sem poder alugar carro para explorar a região das Dolomitas. Saiba que existem excursões de um dia partindo de Veneza para conhecer um pedacinho da região. Claro, que não é a melhor opção, já que a região das Dolomitas é muito extensa e tem bastante coisa pra conhecer, mas, acaba sendo uma experiência a mais e você tem a oportunidade de curtir um pouquinho do visual dos Alpes italiano.

8C924961 E7E4 4AC4 9D70 9E8D12F309C4 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
Lago di Braies e o espelho d’água de manhã

Fuso horário

A Itália está 5 horas adiantada do Brasil durante os meses de março a outubro, depois cai para 3 hora, caso o Brasil também entre no horário de verão.

Caso o Brasil continue sem horário de verão, fica 4 horas de diferença, entre o final de novembro e final de março (por volta do dia 25 de março é quando o relógio muda na Europa).

5DB10E6E DF48 4904 A58E D158FED8EB41 1024x768 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Visto para brasileiros na Itália

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália, desde que a validade esteja ao menos 3 meses antes da sua data de retorno.

O período de permanência como turista na Itália é de 90 dias para brasileiros. A Itália tem consulado em Milão e em Roma. O consulado brasileiro em Milão na Itália tem horário de atendimento ao público entre 8h e 12h30, de segunda à sexta, mas somente com agendamento.

2520D668 ED82 451F B7D7 F8A91D61D129 768x1024 - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas

Tomada na Itália

Como na Itália a energia (voltagem V e frequência Hz) é diferente do Brasil, o ideal é comprar um adaptador. As tomadas mais comuns são a tipo C, F e L, veja abaixo a ilustração nesta ordem.

Untitled plugs - Lago di Braies - norte da Itália, Dolomitas
O primeiro, tipo C, foi o que nós mais encontramos pela Itália

Veja mais viagens do blog Viajamos e Muito

Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉

Facebook Comments Box
Leia mais:  Carcassonne e o incrível castelo medieval da França com 3 km de muros, imperdível.