Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim

Veja o que você vai ver aqui :)

Região da Alsácia

IMG 0351 1024x536 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim

A Alsácia é uma região localizada no leste da França, bem na fronteira com Alemanha e Suíça.

Segunda região mais rica da França, perdendo só pra Região Parisiense (Îlle-de-France), já passou da França para Alemanha diversas vezes, resultando em uma rica mistura cultural.

A língua é francesa, o alemão foi proibido depois da segunda guerra mundial, quando a região passou a pertencer a França novamente.

A capital da Alsácia é a cidade de Estrasburgo e é lá que se concentra as cervejarias mais famosa da França, a região é a maior produtora de cerveja do país.

rota do vinho - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim
Rota do vinho, foto de tallsay.com

Mas, o que a maioria dos turistas busca mesmo nessa região são os vinhos, a famosa Rota do Vinho tem ótima reputação e influência germânica, seus vinhos são principalmente os brancos.

O simbolo da Alsácia é a cegonha, segundo as histórias contadas nas crenças, elas traziam bebês as famílias. Por esse motivo, você consegue observar algumas estatuas de cegonha e várias placas espalhadas por toda região.

Além de Estrasburgo, outras cidades que você pode conhecer da região, Colmar, Riquewhir, Eguisheim, Kaysersberg, Ribeauville.

IMG 0687 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim

Por que conhecer Eguisehim?

Na região da Alsácia conhecemos esta outra vila MARAVILHOSA que já ganhou até prêmio de vila preferida dos franceses e também faz parte da rota dos vinhos, Eguisheim.

Essa incrível vila com menos de 2000 mil habitantes é berço dos vinhedos da Alsácia, foi lá que começou o cultivo de uvas da região.

IMG 0653 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim

Eguisheim fica somente a 10 minutinhos de carro do centro de Colmar, é possível conhecer a vila de bicicleta, existe até excursões de bicicleta, mas, você pode alugar uma bike e ir independente, li relatos de que é super tranquilo!

Nós estávamos de carro então, após o café da manhã em Colmar, fomos bem cedinho pra lá, estacionamos o carro na rua, aparentemente de graça, não vimos nenhuma placa, nem nada. 

A cidade é bem pequenininha, o centro, em rua de paralelepípedo e construído em círculo concêntrico em torno do castelo pode ser facilmente explorada a pé e em poucas horas. 

IMG 0667 1 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim

Como é a vila Eguisehim

Achei a cidade até mais colorida que Colmar, a arquitetura dessa região da Alsácia é sem igual, parece o tempo todo que você está em um livro de história infantil, tudo muito colorido, casinhas toda trabalhada com muito detalhes, molduras de madeira e flores, muitas flores, muito bem cuidada, a impressão que eu tenho é que é tudo casa de vó…rs… e elas ficam ali regando as plantinhas o dia todo. 

IMG 0752 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim
IMG 0715 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim

Brincadeiras a parte, a cidade já ganhou vários prêmios pela decoração floral das casas. 

Eguisheim foi votada cidade favorita dos franceses  em 2013 e é membro do clube “das mais belas aldeias da França” desde 2003.

Por ser uma vila entre os vales de vinhedo, aproveite para visitar as adegas centenarias  e experimente o vinho local, famoso no mundo inteiro. Como o Eduardo estava dirigindo, só eu experimentei porque eu não sou besta, nem nada! Rs…

IMG 0662 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim
O que não falta é opção para degustar um bom vinho na cidade.

A praça central, Place du Chateau,  é onde fica o castelo de Eguisheim,a capela de Saint Leon IX e a fonte Saint Leon,uma das maiores da Alsácia. Na capela de Saint Leon é onde as relíquias do Papa Leo IX estão conservadas e a sua estátua está bem no meio da praça. O Papa Leão IX nasceu na região.

IMG 0661 1024x768 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim
Estatua do Papa Leão IX e o castelo e capela de St Leo bem na praça principal. 

Melhor época para conhecer a região da Alsácia

A região pode ser visitada em qualquer época do ano, mas, a melhor época é na primavera (abril até junho) e outono (setembro até começo de dezembro).

Nós fomos no outono e amamos, não estava nem frio, nem quente, temperatura ideal pra gente.

Eu evitaria o verão (julho e agosto) por conta do grande fluxo de turista e altos preços dos hotéis.

Pra quem quer conhecer o mercado de natal, muito famoso na região da Alsácia, deixaria pra ir no final de novembro. Essa época é quando os mercados se abrem e as cidades ficam toda decorada, um verdadeiro show de decoração, vai até final de dezembro!

Qual aeroporto mais próximo? Como chegar na região da Alsácia?

Caso você esteja em alguma cidade da França ou Alemanha é possível chegar de trem, tanto Colmar, quanto Estrasburgo, possui ótimo acesso de trem.

Caso você venha de qualquer outra cidade da europa, o aeroporto de Basel, Suíça é a melhor opção e foi por lá que nós chegamos.

A partir de lá são somente 30 minutos de carro até Colmar e 1h até Estrasburgo.

Existem alguns horários de ônibus da empresa FlixBus saindo do aeroporto de Basel passando em Colmar e Estrasburgo, entre no website da empresa para mais detalhes.  

IMG 0880 1024x889 - Mais uma vila maravilhosa da região da Alsácia, veja o que fazer em Eguisehim
Rua cartão postal da cidade

Atenção com o aeroporto de Basel

Basel, também conhecida por Basileia, fica bem na fronteira entre a Suíça, França e Alemanha.

Tem até um lance engraçado que aconteceu com a gente, alugamos um carro online e na hora de retirar o carro, o Eduardo não se atentou onde deveria retirá-lo. Estamos acostumados a chegar no aeroporto e procurar as placas sentido as empresas de carro. Todo aeroporto é igual, certo? Nãoooo…no aeroporto de Basel você precisa prestar atenção em que país você vai retirar o carro… “ Como assim, Karla ? Me explica isso direito” …rs… 

Escolhendo a saída certa

Então vamos lá, vou explicar melhor, na hora que você chega no aeroporto de Basel, tem três saídas diferente (imigração), uma pra Suíça, uma pra França e uma pra Alemanha! 

Na nossa cabeça, estávamos indo pra França, então passamos na imigração sentido França. Seguimos as placas da Sixt ( empresa do carro) e quando chegamos lá o funcionário procurou nossa reserva no computador e falou que nosso carro estava na outra empresa deles que ficava na Suíça! Rs… Parecia até que ele tava tirando uma onda da nossa cara…rs… 

Depois que você passa na imigração e entra no país de escolha, você não consegue voltar facilmente para outro país, no caso, seria a Suíça, pra retirar o carro…hahahaha… tivemos que ficar um tempo esperando alguém sair para a porta abrir e fomos “contra as regras” tendo que fazer uma volta ridícula e finalmente pegamos nosso carro na Suíça! 

O pior disso tudo não foi nem perder tempo e sim pagar mais caro no aluguel do carro. Tivemos que pagar em francos suíços e não em euro, o cartão de crédito cobrou uma taxa extra por ser francos suíços, por essa não esperávamos! 🙁 

Então, já fica a dica e aprenda com nosso erro, na hora de alugar um carro no aeroporto de Basel para explorar a região da Alsácia, França. Escolha a retirada ou uma empresa na saída da França ou Alemanha (euro) e não na Suíça (francos suíço)! 😉   

Documentação

Na França assim como praticamente em toda a Europa, brasileiros não precisam de visto, podem ficar até 90 dias como turista.

O consulado brasileiro na França fica em Paris e o atendimento é de segunda a sexta das 9h às 16h.

Veja mais viagens do blog Viajamos e Muito

Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉

Facebook Comments Box
Leia mais:  Uzbequistão - Khiva - Parte 2/4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *