Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão

Veja o que você vai ver aqui :)

IMG 2114 1024x579 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Almaty, cidade com muito verde, rodeado por belas montanhas.

Por que decidi ir ao Cazaquistão

Prepare-se para uma surpresinha, ainda mais se você acha que o Cazaquistão é aquilo que mostra no filme Borat…rs… Até o Eduardo se surpreendeu quando eu disse que ia para o Cazaquistão, fiz essa viagem com uma amiga. Ele ficou ainda mais impressionado quando viu as fotos de Almaty. Isso porque dá uma impressão que não tem nada ou que é perigoso ou até mesmo que só vamos encontrar mulheres de burca…mas, não achei nada disso e nem muito menos lembrou o filme do Borat….hahaha… 

Que surpresa boa (sim, me surpreendeu também), cheguei em Almaty e encontrei uma cidade moderna, limpa, vibrante, verde e segura. 

IMG 2181 1024x743 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Cidade bem moderna e limpa.

País de história rica

O Cazaquistão fica na Ásia Central, entre a China e Rússia, no passado foi parte da União Soviética que hoje é a Rússia, mas ficou independente em 1991. O Cazaquistão é também o nono maior país do mundo, tem uma população majoritariamente jovem e de maioria islâmica. Os católicos representam 25% da população, então o respeito mútuo e religioso no país é grande. Lá as pessoas são livres para vestir o que quiser, não são obrigados a usar burca ou pano na cabeça, muito pelo contrário, vi muita menina de roupa curta por lá, mulherada bem moderninha. 

IMG 3498 1024x834 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Cazaquistao (Kazhakstan) fica entre a Rússia e China

Menos de 3% da população é pobre, número que só país desenvolvido tem. Somando a isso, um povo simpático, com uma cultura rica e adoradores de animais selvagens. 

O que fez o Cazaquistão um grande sucesso foi o petróleo, fez o país experimentar um crescimento sem igual e pagou todas as dívidas.

A águia é símbolo nacional, está na bandeira, no dinheiro e nos corações desse povo. Tem até um festival de caça com as águias, mas não é caçar águias e sim com elas. Falarei da águia mais para frente, não deixe de conferir, você vai gostar de saber um pouquinho mais.

IMG 2090a 1 1024x838 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Família local.

Chegando no CazaquistãoAlmaty

IMG 2038 1024x571 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
No aeroporto você já avista as montanhas.

Eu escolhi Almaty para ser meu aeroporto de chegada, ela já foi a capital, inclusive ela é a maior cidade do país e por causa do seu clima, o inverno lá não “maltrata”. Almaty é considerada a cidade ideal para morar na opinião dos cazaques.

Chegando no aeroporto de Almaty, a burocracia foi zero, nem perguntas a imigração me fez. Brasileiro não precisa de visto lá, podendo permanecer num período de 90 dias! 

A ponte aérea mais comum pra chegar no Cazaquistão é via Rússia, pela companhia Aeroflot ou Turquia, pela companhia Turkish Airline. Também tem a maravilhosa companhia aérea local, Air Astana, que eu usei pra ir para o Azerbaijão, muito confortável, super aprovada, mas, ela já tem uma conexão menor com a Europa, por exemplo.

IMG 2067 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Prédios modernos na avenida Dostky

Pegar táxi ou transfer do hotel

Depois de passar na imigração e pegar as malas, vem a parte chata, pegar um táxi sem enfiarem a faca no turista!

Para pegar o táxi, eu vi nas minhas pesquisas online, antes de chegar no país, que a média de preço para meu trajeto sairia 2000 tenges, a moeda do Cazaquistão, mais ou menos 20,00 reais. O meu hotel cobrou 4000 tenges (40,00 reais), por isso preferi deixar para pegar um táxi na hora. 

Para a conversão, estou usando a cotação de abril de 2020, onde 1 real é igual a 100 tenges. A desvalorização da moeda do Cazaquistão já foi até notícia no Brasil há alguns anos, apareceu na revista Exame.

Mas, se tem uma coisa que eu acho muito chata é chegar num país cansada, viagem longa e ainda ter que barganhar com taxista! Eles queriam cobrar 4000 tenges, o mesmo que o hotel cobrou e eu dispensei. Ahhhh se arrependimento matasse…rs…depois de eu reclamar que eles estavam cobrando igual ao hotel, eles baixaram para 3500 tenges, não aceitei e saí do aeroporto para ver com os taxistas lá fora. 

No primeiro ele cobrou 3000 tenges (30 reais), aceitei, fui até o carro dele e quando cheguei lá, não era um táxi, então não entrei, agradeci e voltei para o saguão do aeroporto. Na volta um cara me apontou um táxi, inicialmente ele cobrou 5000 tenges, falei que pagava 3000 tenges e ele aceitou. 

Fica a dica

Então a dica é…. reserve o transfer com o hotel, sai um pouquinho mais caro mas, irão te esperar com a plaquinha com seu nome e sem dores de cabeça. Além do mais, no final, nem vale a pena ficar pechinchando, você está cansado de um vôo longo, a última coisa que você quer é perder tempo negociando táxi em aeroporto, me arrependi amargamente de não ter contratado o transfer do hotel!

É possível pegar um ônibus até o centro, mas, não era opção, até então, não sabia que o país era seguro, éramos duas mulheres viajando sozinha, eles não falam inglês e o táxi é barato, aliás, o Cazaquistão é considerado um país super barato para viajar.

IMG 2061 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
A cidade inteira tem esses canteiros com flores.

O que fazer em Almaty

Como mencionei acima, Almaty já foi a capital do Cazaquistão, por isso tem uma infraestrutura muito boa. Essa região sofreu com alguns terremotos no passado, a cidade ficou destruída e por essa razão, mudaram a capital para Astana. A partir de março de 2019, a capital Astana (Astana significa capital) mudou de nome, ela foi renomeada oficialmente de Nursultan, uma homenagem ao ex presidente Nursultan Nazarbaiev, que ficou no poder por 30 anos e renunciou ao cargo. 

E você sabe o que significa Almaty? Lugar das maçãs e de fato, você ver maçã para todos os  lados, dizem que foi lá que as primeiras macieiras do mundo nasceram. O símbolo da cidade é uma maçã, já na chegada, no aeroporto, tem uma faixa com flores e maçã. Olhei várias placas espalhadas na cidade com o símbolo e no café da manhã tinha uma panqueca de maçã deliciosa, nunca vou esquecer!

IMG 2071 1024x743 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Além dos prédios modernos, tem os antigos, da época que eles pertenciam a União Soviética.

Cheguei no hotel, graças a Deus, bem confortável, era por volta das 6:00 pm, cansada, a única coisa que fiz foi sair pra jantar próximo ao hotel e aproveitei pra trocar dinheiro numa casa de cambio la perto. Geralmente eu evito trocar dinheiro no aeroporto, você acaba perdendo na conversão, troquei o suficiente para pagar o táxi somente.

Principais atrações de Almaty

IMG 2161 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Shopping Dostyk, bem moderno!
IMG 2169 1024x789 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Crianças tirando foto na vitrine da loja do shopping.

Kok-Tobe 

No dia seguinte fui dar uma volta próximo ao hotel, estava bem localizado, em uma grande avenida, Dostyk e próximo ao shopping mall com o mesmo nome, bem grande e famoso. Fui andando pela avenida, admirando os prédios super modernos até chegar ao teleférico para visitar a Kok-Tobe, uma montanha e umas das atrações da cidade de Almaty, aliás Kok-Tobe significa “ Monte Verde”. 

IMG 2074 768x1024 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Teleférico Kok-Tobe, bem atrás de mim.

Para chegar ao topo do monte, que fica a uma altura de 1130 metros, tem que pegar um teleférico e custa 2000 tenges (20,00 reais). Outra opção é ir de carro, o táxi era até mais barato, mas, nem cogitei, já que estava lá para turismo, queria aproveitar a vista para cidade e montanhas vista do teleférico.

IMG 2082 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Subindo o teleférico você tem ideia de como a cidade tem bastante verde.
IMG 2077 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Montanha Zailiysky Alatau ao fundo.

Lá em cima, Kok Tobe, além da bela vista pra cidade e montanhas, tem um parque de diversões, um mini zoológico, lojinhas, restaurante, lanchonetes, um lugar para se passar o dia, um ambiente bem família, bem focado para crianças. 

Reserve o final do dia pra ir, pra evitar o sol quente e pra assistir o pôr do sol, lá é o melhor lugar para contemplar o sol se pondo.

IMG 2115 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Vista do ponto mais alto.

Zelenny Bazar

IMG 2130 1024x680 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Zelenny Bazar, o mercadão é o melhor lugar para conhecer a cultura local.

Para ir para o Zelenny Bazar peguei um ônibus saindo de Kok Tobe, próximo a bilheteria do teleférico,  custou 150 tenge ou 1,50 reais. O bazar é o mercadão deles, ótimo lugar para conhecer um pouquinho mais da cultura local. Os cazaques são bem carnívoros, muita carne exposta e pendurada por lá. Além da carne de vaca e carneiro, eles amam comer carne de cavalo, prato tradicional do país. 

Se você for curioso suficiente, experimente a bebida Kumis, um leite fermentado de égua, muito comum na Ásia Central ou o Shubat, leite de camela, mais comum no Cazaquistão. 

IMG 2128 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Os cazaques são muito simpáticos.

Catedral Ortodoxa Zenkov

IMG 2132 724x1024 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão

Depois do Bazar, segui andando, em direção ao parque dos 28 guardiões Panfilov (Park of 28 Panfilov Guardsmen), uma homenagem aos 28 soldados que morreram no comando do general Ivan Panfilov durante a segunda guerra mundial. 

pavlov 1024x432 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Monumento dos 28 soldados by gbtravel.kz

O parque é enorme e tem vários monumentos espalhados, estava bem cheio, muitas famílias cazaques, foi interessante observar o movimento local. Mas, o que me chamou atenção mesmo, foi  a bela catedral ortodoxa Zenkov ou The Ascension Cathedral.

A catedral Zenkov já serviu de museu e casa de espetáculos durante o período soviético, hoje funciona como igreja e é um dos principais cartões postais da cidade.  

Museu Folclórico de instrumentos musicais do país 

museu 3 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Museu instrumental by Firespeaker

Caso se interesse por música, esse museu de estrutura de madeira, também fica  na praça Panfilov. 

Funciona das 10:00 am as 7:00 pm, fechando as segunda- feira e custa 500,00 tenges (5,00 reais)

Museu Central do CazaquistãoCentral State Museum of Kazakhstan  

museu almaty - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Central State Museum

O Museu Central do Estado é o maior museu da cidade e um dos maiores da Ásia Central. Lá que se encontra a maior coleção arqueológica, política e histórica do país.

Funciona das 9:00 am às 6:00 pm , fechando as terças e custa 450,00 tenges (4,50 reais)

First President Park 

IMG 2290 1024x657 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
IMG 2288 1024x718 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão

Um parque enorme e super moderno que foi feito em homenagem ao primeiro presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.

Conheci esse parque na minha volta do Grande Lago de Almaty, falarei mais adiante sobre o lago.

Medeo e Shymbulak

medeo - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Teleférico para Shymbulak by myguidekazakhstan

Medeo é um complexo esportivo, pertinho de Almaty, localizado na montanha, a 1.691 metros do nível do mar. Um dos mais importantes centros de treino de patinação de gelo da Ásia Central e a maior pista de patinação de alta velocidade do mundo. Em 2011 serviu de base para os Jogos Asiáticos de Inverno. 

De Medeo você pode pegar um teleférico para Shymbulak, o trajeto dura 15 minutos até chegar a uma altura de 2.200 m, ao maior resort de esqui da Ásia Central.

Para os esquiadores de plantão, de novembro a abril é possível esquiar e o ponto mais alto é 3.200 metros. Mas, vale a pena subir em qualquer época do ano, só para contemplar a paisagem lá de cima.

Preço do teleférico até Shymbulak custa 2500 tenges (25,00 reais) ou 3500 tenges (35,00 reais) para os 3 teleféricos que leva até o ponto mais alto (3200 m).

O Grande Lago de Almaty 

IMG 2236 1024x493 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Grande Lago de Almaty, não estava muito turquesa porque o tempo não ajudou muito.

O Big Almaty Lake (Grande Lago de Almaty) é um lago de tom turquesa, localizado a 15 km do centro de Almaty, numa altitude de 2511 metros, o lago é a principal fonte de água potável da região. 

Como não tem opção de ônibus que vai para o Big Almaty Lake, eu contratei um motorista que falava inglês, a recepção do hotel ligou para um, inicialmente ele cobrou 10.000 tenges mas, acabamos fechando por 8.500 tenges (85,00 reais). Eu não tenho muita paciência para negociação, caso você tenha, eu acredito que consiga um pouco mais barato. 

Indicação do Motorista

O nome do motorista é Zhan, ele fala inglês e foi muito gentil, por isso indico os serviços, caso queira contactá-lo o telefone dele é +77087372559.

Para chegar ao lago, demora mais ou menos 1 hora de carro, a estradinha tem bastante curvas, a região é montanhosa. Em um determinado ponto o carro pára e você precisa pagar uma taxa de 450 tenges (4,50 reais) para o parque nacional. 

A parte boa de ter contratado um motorista é que ele fica lá esperando para trazer de volta, achei que valeu a pena. 

Pesquisando sobre como chegar no lago, descobri que algumas pessoas vão pra lá de táxi e na volta, pegam carona. Aliás, pegar carona no país é muito comum, vi bastante gente na estrada levantando os dedinhos para pegar carona, mas, a pessoa que pára pra dar carona, espera uma compensação, se por acaso vir a pedir, saiba que você precisa desembolsar alguma quantia em dinheiro, quanto? Aí eu já não sei!rs…

IMG 2285 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
No caminho, antes de chegar no lago
IMG 2278 1024x655 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Casa tradicional do Cazaquistão, o motorista falou que essa é de férias!

O Big Almaty Lake é o lago mais bonito e mais próximo de Almaty, mas é só aquela paisagem ali e pronto, você pode ficar lá curtindo a paisagem e fazer pique nique. Lá não tem estrutura nenhuma, não tem restaurante, nem banheiro, precisa levar sua própria água e é proibido tomar banho, por motivo óbvio, a água de beber da região é do lago.

A águia de Almaty símbolo nacional

IMG 2204 Original 1024x777 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
A águia é bastante pesada, o cuidador estava do lado!

No dia que eu fui, tinha um cuidador de águia e dá para ficar com ela no braço, a águia é símbolo nacional, está na bandeira, no dinheiro e nos corações dos cazaques. Eles têm o festival de caça com as águias, o mais famoso do mundo, mas, não é caçar águias e sim com elas. 

É proibido comprar ou vender a águia, só pode pegar da natureza e treiná-la. A arte de adestrar a águia é uma tradição que passa de geração em geração no Cazaquistão. A criança captura a águia, a partir do momento que ela consegue suportar o peso do animal no braço, o bicho é  pesado, o treino dura anos e os dois vão estabelecendo uma relação de respeito mútuo.

A parceria entre ambos, que começa desde criança, dura por 15 a 20 anos,uma vez treinada, ela não foge, a águia voa, caça e volta para o dono, não tem esse negócio de coleira, elas ficam livres, na verdade, livre e presa ao mesmo tempo, né? Um detalhe importante, nem toda águia aceita ser dominada, nesse caso, eles devolvem pra natureza.

Só para finalizar, em relação ao festival de caça com as águias, não tem fins lucrativos, eles se reúnem uma vez por ano para ver as águias caçarem, todas com seus respectivos donos. 

IMG 2255 768x1024 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Uma cazaque posando para foto!

O que comer em Almaty – Cazaquistão

IMG 2142 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Um dos restaurantes que fui em Almaty, esse é de comida georgiana.

Voltando do Big Almaty Lake o motorista nos indicou um restaurante de comida tradicional de Almaty, foi um lugar muito bom, simples e barato. Mas, deu para perceber que era bom porque havia muitos locais comendo lá, policiais, gente que saiu do escritório, esse pessoal local conhece o que é bom, sempre fique de olho, se tem bastante local, o lugar é bom!

IMG 2304 860x1024 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Tirei uma foto do cardápio com telefone, o nome do restaurante tá na língua local.

Carnes exóticas

Nesse restaurante comemos carne de cavalo, prato tradicional do país. Convidamos o motorista para comer conosco e ele nos explicou que essa carne é a preferência nacional, mesmo não sendo a carne mais em conta, aliás ,ele disse que é a carne mais cara, comparando com frango e outras.

Os cazaques são bem carnívoros e eles costumam comer tudo, cabeça, língua, pé…rs… não dispensam nada, acaba sendo até um pouco chocante pra gente, mas, como viajo bastante, nada mais me choca hoje em dia.

Além da carne de cavalo, a carne de cordeiro é muito comum lá, sempre acompanhado com pão, que tem formato achatado e tem também, arroz, o Plov, típico da Ásia Central, um arroz com vegetais e carne, tudo junto e misturado, bem saboroso. 

IMG 2302 1024x799 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Mesa farta com salada de batata, beterraba, pão, Arroz (Plov) com carne de cavalo e Manty (dumpling)

Chás quente ou gelado

Os cazaques amam chá, quente, gelado…de qualquer jeito, inclusive no hotel, de café da manhã, tem o chá fresquinho e o café é instantâneo, eu não curto, quero um cafézinho quentinho, fresquinho, você se identifica? 🙂 

Além do chá, tem os leites fermentados de camela (shubat) e égua (kumis).

Sobremesa

De doce, muitos pratos feito com maçã, frutas secas como damasco, lembro que no meu hotel tinha panqueca de maçã, era uma delícia, quentinha e feita na hora. Outra coisa muito comum de café da manha é o porridge, tipo nosso mingau no Brasil, mas, com farinha de milho, delicioso.

Dica de Hotel no Cazaquistão

IMG 2300 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Premier Alatau Hotel

Fiquei hospedado no Premier Alatau Hotel, localizado em uma das principais avenida da cidade, Dostyk Street, onde tem um dos mais frequentados e moderno shopping mall.

No shopping o que não falta é opção de restaurante e foi lá que eu jantei todas as noites.

O quarto é enorme, cama confortável, ar condicionado funcionando e banheiro bom, chuveiro com água quente. 

O café da manha era simples, mas, suficiente, com pão, café, chá, frutas, yogurt, ovos, porridge.

IMG 2312 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Quartão só pra mim, cada um no seu quarto.

Mais passeios que podem ser feito a partir de Almaty

IMG 2273 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Big Almaty Lake

Além do Grande Lago de Almaty, que fica a 1h de carro do centro, existe outros destinos que infelizmente não tive tempo de conhecer,mas, iria numa próxima oportunidade, vou citar aqui: 

Charyn Canyon 

charyn 1024x607 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
By Peretz Partensky

É um parque de 50 km com canyons de tom avermelhado, fica a 200 km de Almaty, existem alguns tours de dia inteiro partindo de Almaty.

Konsai Lakes e Kaindy Lake 

lago 1024x768 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão
Kaindy lake by kazaktourism

O ideal é reservar 3 dias para esse destino, existem alguns tours de duas noites e três dias pra lá, incluindo tudo, partindo de Almaty. 

Pra chegar no lago Konsai só é possível através de uma trilha, são 17 km com bastante subida e descida, já o lago Kaindy a trilha é mais tranquila, uns 4 km. 

Os dois lagos ficam relativamente perto um do outro, então aproveite pra dormir próximo de lá porque fica muito cansativo fazer bate e volta.

 Nur-Sultan(Astana)

IMG 3501 1024x761 - Almaty, se surpreenda com o Cazaquistão

Por último, recomendo conhecer a capital, Nur-Sultan, chamada Astana até o ano de 2019. Uma cidade vibrante e ultra moderna, uma espécie de Dubai da Ásia! 

O país é tão extenso que pra fazer o trajeto Almaty até Nursultan, são quase 5 horas de voo. Programe-se também em relação ao clima, Nursultan é sempre mais frio.

Recomendo reservar no mínimo uma semana, caso queira fazer o principal do Cazaquistão em pouco tempo.

Tomada do Cazaquistão – Almaty

Para facilitar a vida, o ideal é comprar um adaptador universal. No Cazaquistão a voltagem é 220V e as tomadas mais comuns são a tipo C, e F, veja abaixo a ilustração nesta ordem.

Visto para o Cazaquistão

Brasileiro não precisa de visto lá, podendo permanecer como turista num período de 90 dias! 

A embaixada brasileira no Cazaquistão fica na cidade de Astana (que em 2019 oficialmente mudou o nome para Nur-sultan). Abre de segunda a sexta-feira, veja o link aqui para maiores informações.

Veja mais viagens do blog Viajamos e Muito

Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉

Facebook Comments Box
Leia mais:  Grindelwald e região - Dicas para você ganhar tempo na Suíça - roteiro completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *