Veja o que você vai ver aqui :)
Ronda fica na região da Andaluzia, sul da Espanha, berço das touradas e do flamenco, famosa pelos seus vilarejos fortificados nas montanhas. Esses vilarejos foram construídos pelos andaluzes para se proteger dos ataques, no passado, a região pertenceu aos romanos, mouros e foi também conquistada pelos árabes, que dominou a região por oito séculos, deixando marcas na população e na cultura da Andaluzia.
Na minha passagem pela região da Andaluzia, eu não poderia deixar de conhecer a cidade de Ronda, que pertence a província de Málaga.
Ronda foi construída na beira de um penhasco, a mais de 700 metros acima do nível do mar e por mais que eu tenha visto fotos e “namorado” esse lugar por muito tempo, ainda assim, fiquei sem palavras ao ficar de cara com a cidade.
O que conhecer em Ronda
Ronda é a terceira cidade mais visitada da Andaluzia, rodeada por vales, rios e com casinhas brancas penduradas na beira do penhasco conhecido por “el Tajo de Ronda”.
A Ponte Nova (Puente Nuevo), o cartão postal da cidade, com seus 100 metros de altura sobre o rio Guadalevin, conecta o centro antigo com a parte mais nova da cidade.
Além da Ponte Nova, localizada sobre a “Garganta del Tajo”, tem também a Ponte Velha e a Ponte Árabe. Cada uma com seu mirador panorâmico, uma paisagem mais linda que a outra, um virado para as casinhas brancas, outro para o vale, outro para Ponte Nova, espetáculo de lugar!
Parte antiga de Ronda
Na parte antiga (La Ciudad) conheça os palácios e os jardins onde os mouros habitaram no passado, o Palácio de Mondragón, a Casa do Rei Mouro(La Casa del Rey Moro) e Palácio do Marquês de Salvatierra, a cantora Madonna gravou um clipe neste palácio, com a música “Take a Bow”.
Na parte nova, conheça a Praça de Touros (Plaza de Toros), uma das mais antigas do mundo, foi palco de muitas touradas ao longo dos anos. Também na parte nova, fica a Praça de Socorro (Plaza del Socorro) com sua igreja, a fonte de Hércules com dois leões e o prédio Circulo de Artistas. O lugar é super gostoso e com bastante opção de restaurante, acabamos sentando lá para jantarmos.
Eu confesso que o que eu mais gostei mesmo foi me perder pelas trilhas que fica ao redor do penhasco e procurar diferentes ângulos para admirar a cidade. Na Plaza de Maria Auxiliadora, desça a rampa cuidadosamente para próximo do rio para ver a Ponte Nova com uma cachoeira!
O que fazer a partir de Ronda
Setenil de las Bodegas
Setenil de las Bodegas é uma cidade super interessante e fica a somente 18 km de distância de Ronda.
O nome “bodegas” vem da fama, no passado a região era conhecida pelos vinhedos, mas na década de 1860, uma praga de insetos destruiu toda sua plantação!
Essa pequena cidade, com apenas 3000 mil habitantes foi construída em cima da rocha e até mesmo embaixo. As casas foram construídas sem escavar a rocha, o verdadeiro abrigo sob as rochas, aproveitaram as formações rochosas para fechar a parede, teto, além de auxiliar no controle térmico da casa.
Paramos para comer em um restaurante da rua principal e ficamos impressionados, dentro parece uma caverna, a parede, teto, tudo é da rocha mesmo!
Em Setenil de las Bodegas o negócio é se perder pelas ruazinhas e preparar “as canelas” porque é cheio de subidas e descidas. Mas já adianto que vale a pena, cada subida é um visual diferente da cidade!
Nós fomos de carro, estrada tranquila, na minha busca não achei nenhum meio de transporte público partindo de Ronda para Setenil de las Bodegas. Mas, existem algumas excursões partindo de Ronda que leva até a cidade, se informe no Centro de Informação Turística.
Chegando em Setenil de las Bodegas estacionamos na rua e de graça, bem pertinho da rua principal, mas a cidade costuma lotar de turista e às vezes, fica complicado de achar estacionamento, tente ir cedo ou fuja dos horários de pico.
Rota dos vinhos
Ronda faz parte da Rota dos Vinhos de Andaluzia, aproveite para conhecer uma de suas bodegas escondidas no meio da natureza e aproveitar para degustar seus vinhos.
As bodegas mais conhecidas da região são Chinchilla Bodegas, Bodegas Vetas, Bodegas F-schatz e Descalzos Viejos Bodegas que fica localizada em um convento do século XVI.
Teatro Romano de Acinipo
A 18 km de Ronda, ficam as ruínas da antiga população romana de Acinipo, Ronda Antiga(Ronda la Vieja).
Acinipo foi declarada pela primeira vez uma cidade por Júlio César no século I. Quando os combatentes mouros invadiram a região, eles batizaram a cidade para Izna-Rand-Onda, por isso o nome Ronda. Este Teatro Romano é um dos mais preservados da Espanha.
Caso tenha tempo, vale a pena conferir, a vista para a Sierra de Grazalema e “Serrania de Ronda” é linda. A entrada é gratuita, funciona a partir das 10:00 am às 5:00 pm, mas não abre de segunda-feira.
Para chegar aí é só seguir de Ronda em direção a Sevilha, depois de 10 km tem placa para Acipino e Ronda la Vieja.
Mais informação desse lugar no site de turismo da Andaluzia aqui.
O que comer na região da Andaluzia
Como a região da Andaluzia é quente praticamente o ano todo, dois pratos que eu adoro é o Gazpacho e o Salmorejo, ambos são um tipo de sopa fria de tomate.
O Gazpacho normalmente é servido no copo, feito com tomate frescos, pepino, pimentão, pão e alho…geladinho é super refrescante!
Já o Salmorejo vem servido no prato de sopa e basicamente é só o tomate fresco, com pão e alho, geralmente vem um ovo cozido em cima ou presunto!
Tapas são mini porções, tipo nossos petiscos no Brasil pra você saborear enquanto toma um vinho, cerveja…e o que não falta é opção. Patatas bravas (batata fritas servidas com molho), sardinhas, ovos, azeitonas, frutos do mar, croquetes, chorizo…alguns mini sanduíches chamados de bocadillo ou montadito que geralmente vem com jamón serrano (presunto defumado espanhol).
Frutos do mar, de todos os tipos, polvo, lula, camarão, mexilhão, vários tipos de peixes…afinal de contas a região da Andaluzia é banhado pelo oceano Atlântico e também pelo mar mediterrâneo.
Rabo de touro é típico da cidade de Córdoba mas, você encontra em qualquer cidade da Andaluzia, comemos em Ronda.
Paella não é típica da região da Andaluzia, mesmo assim nós que amamos, encontramos em todos os lugares que passamos, diria que era sempre nossa primeira opção.
De bebida além dos vinhos, especialmente o Xerez(sherry), um vinho fortificado fabricado na cidade de Jerez de la Frontera, tem a Cava (espumantes espanhóis) e a Sangria, vinho tinto com frutas picadas para refrescar nos dias quentes.
Como chegar em Ronda
Os aeroportos mais próximos de Ronda são o de Sevilha e o de Málaga.
Para chegar em Ronda partindo de Sevilha são 130 km de carro, não existe trem direto, tem que fazer uma troca em Córdoba.
A empresa de ônibus Avanza Grupo faz o trajeto com 2h de duração, mas também existem excursões de um dia partindo de Sevilha para Ronda.
Partindo de Málaga são 100 km de carro ou 2h 30min de ônibus, também da empresa Avanza Grupo ou excursões de um dia.
Quantos dias ficar e onde ficar em Ronda
A maioria das pessoas vão a Ronda só de passagem, ou até mesmo de excursão. Eu decidi fazer uma base em Ronda, dormir por uma noite para explorar a cidade de manhã cedo, com calma e sem turistas(fica lotado) e depois conhecer Setenil de las Bodegas.
Ronda pode ser explorado por algumas horas, diria que umas 4 horas, tudo se concentra próximo a Ponte Nova, cartão postal da cidade. Caso tenha interesse em dormir na cidade, escolha algum hotel próximo ao centro porque os restaurantes e atrações turísticas ficam tudo por lá.
Ficamos hospedados no Hotel San Francisco, um hotel super simples mas, localizado no centro, com café da manhã, banheiro privado e ar condicionado. O estacionamento para o carro foi de graça, na rua mesmo.
Como explorar a região da Andaluzia
A melhor forma para explorar a região da Andaluzia é de carro porque te dá a liberdade de fazer o roteiro no seu tempo, sem ficar se preocupando com horários de ônibus, trem ou até mesmo excursão. As estradas na Espanha são ótimas e passamos por pouquíssimos pedágios, porém você não vai precisar do carro na maioria das cidades.
No nosso roteiro pela Andaluzia, procuramos hospedagens que o estacionamento estava incluso, ou que tivesse algum lugar próximo para estacionar de graça. Sempre pegamos o seguro completo quando alugamos carro, então não temos problemas em estacionar na rua.
Em Ronda, nosso hotel não tinha estacionamento, em compensação eles ensinaram como estacionar de graça na rua e não tivemos nenhum problema. Você não vai precisar do carro pra nada, todas as atrações estão no centro e você faz a pé.
Dica: Não deixe nada no banco do carro, à mostra porque o sul da Espanha é famoso pelas gangues que roubam os carros de turistas. Eles já sabem que o carro é alugado e ficam de olho. Eu evito até colocar as coisas no porta malas quando chego no destino, na minha cabeça, o cara já está lá de olho, só observando você colocar as coisas no porta malas pra roubar!rs…
Melhor época para explorar a Andaluzia
A região da Andaluzia pode ser explorada em qualquer época do ano, inclusive é um ótimo destino a ser explorado no inverno europeu. Caso você não se importe com as praias, em dezembro a temperatura média é de 15 a 20 graus. No entanto, no verão europeu, principalmente em julho e agosto, as temperaturas podem chegar a 45 graus.
Nós fomos no verão porque queríamos curtir praia também, aproveitamos nossa passagem pela região para curtir praia em Marbella e Nerja. Mas confesso que foi complicado em Setenil de las Bodegas. Exploramos Ronda de manhã cedo, a temperatura estava gostosa, fizemos tudo com calma, almoçamos e a tarde a temperatura acabou subindo muito.
Como dormimos uma noite em Ronda e tínhamos separado a manhã para conhecer Ronda e a tarde para conhecer Setenil de las Bodegas, não teve jeito, tivemos que explorar a cidade num calor de quase 40 graus, eu andava com garrafa de dois litros de água na mão! rs… A sorte é que tem bastante sombra lá por conta das rochas.
Então, quando for decidir seu roteiro de viagem pela região de Andaluzia, ponha isso em consideração.
Leia meu roteiro completo da região da Andaluzia aqui.
Visto para Espanha
Brasileiros não precisam de visto para visitar a Espanha por até 90 dias. Lembre-se que seu passaporte deve estar com mais de 6 meses para a data de validade. Caso esteja próximo desse tempo, é recomendado renovar o passaporte.
Tomada em Ronda
As tomadas mais comuns em Andaluzia e na Espanha toda são as do tipo C, e F, veja abaixo a ilustração nesta ordem.
Viagens mais vistas do blog Viajamos e Muito
- Tashkent – a capital da seda da Ásia Central
- Samarkand – é incrível o que essa cidade faz a noite
- Bukhara – não pode faltar na lista
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura
- Namíbia de Norte a Sul
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉