Veja o que fazer quando for atacada por percevejos ou bed bugs

Veja o que você vai ver aqui :)

Veja o que fazer quando for atacada por percevejos ou bed bugs (em inglês), ainda mais nas férias. Pois é, isso pode acontecer com você assim como aconteceu conosco. É o que você vai ver aqui neste artigo.

IMG 0787 Facetune 01 02 2020 15 57 37 769x1024 - Veja o que fazer quando for atacada por percevejos ou bed bugs
Vejam o olho inchado, nesta foto ainda está um pouco discreto

O que fazer quando tem percevejos ou bed bugs no hotel

Vou contar aqui tudo o que aprendemos nesse episódio dos percevejos ou bed bugs.

Veja agora o que aconteceu conosco.

Nós estávamos em nosso quarto do hotel, no sul da França, que aliás, era um bom hotel. Já era tarde, por volta das 11:00 h da noite. Deitamos para dormir e em mais ou menos 20 minutos a Karla me acordou, dizendo que estava sendo atacada por vários insetos.

A Karla foi atacada e picada várias vezes em questão de minutos pelos percevejos. 

Para piorar a situação, ela tem alergia a percevejos, ficou toda inchada na hora. Ela me acordou pedindo ajuda, Karla não sabia que tinha alergia a esses insetos.

Assim que ligamos a luz do celular, nós pudermos ver alguns percevejos ou como é mais conhecido na Europa, os bed bugs. Logo de cara já vimos alguns debaixo do travesseiro. 

Como esses insetos não gostam de luz, eles ficavam pulando para fugir da luz. Por esse motivo é que ao entrar no quarto, não é possível vê-los facilmente. Haviam vários embaixo do travesseiro, talvez uns 10 percevejos.

IMG 0784 Facetune 01 02 2020 15 59 54 769x1024 - Veja o que fazer quando for atacada por percevejos ou bed bugs
O danado do bed bug picou bem perto do olho 🙁
Ela ficou irreconhecível!

Como achar os percevejos

A dificuldade em acha-los é porque os insetos costumar ficar embaixo da cama, em lugares bem escuros. Por isso, mesmo que não encontre nenhum embaixo dos travesseiros, não é garantia de sono tranquilo.

Para achar os percevejos ou bed bugs tem que olhar na costura no colchão, assim bem na borda. Levante o lençol e caso queira ir mais afundo, levante o colchão que é um dos lugares preferidos desses insetos.

Olhar embaixo dos tapetes do quarto também é útil, porque são pontos que ficam escuros a qualquer hora do dia.

Em mais de 10 anos de viagem, essa foi a primeira vez que isso aconteceu. O que mais nos surpreendeu foi que o hotel era bom, com aparência limpa e moderna.

Já ficamos em hotéis um pouco mais simples, até mesmo no meio da África e Ásia, onde estava bem quente, mas nunca havia acontecido isso. Por esse motivo e pelo que ouvimos de vários testemunhos, isso pode acontecer e acontece em diversos países e em diversos tipos de hotéis, do luxuoso ao modesto.

O maior problema é que muitas vezes, foi algum hóspede que trouxe, portanto, mesmo depois que o quarto é arrumado, o bed bug pode estar lá. Até porque a pessoa que arruma o quarto não vai ficar levantando o colchão e procurando o inseto toda vez que for arrumar um quarto.

O que fizemos:

Após o acontecimento, eu fui na hora na recepção, tentei explicar o que estava acontecendo. No entanto, eles achavam que era somente pernilongos. Então, a supervisora de plantão foi até nosso quarto e assim que viu os percevejos, disse para pegarmos nossas coisas que iria nos transferir de hotel. 

Não foi necessário pedir nada, a reação da gerente foi bem rápida. O hotel providenciou um motorista para nos levar ao outro hotel deles, que para nossa sorte era ainda melhor.

Ficamos aliviados pela reação rápida dos funcionários, principalmente por ser tarde da noite.

Como lidar com situação

A primeira coisa é chamar a gerência do hotel e exigir providências, que no caso, seria no mínimo a troca do quarto. Sem falar que o certo é o hotel não cobrar nada da sua estadia ou dar um descontão caso você fique por vários dias. 

*Alerta: para quem tem alergia, recomendamos ir ao médico. Caso não tenha seguro saúde ou não queira ir ao médico, peça para o hotel chamar um para você. É possível que algum médico vá até o hotel e a conta deve ser paga por eles.

Além disso, o hotel deve lavar todas as suas roupas, sem custo, claro.

Um dos nossos seguidores no Instagram que acompanhou o caso e que é comissária de bordo deu dicas ótimas. Disse que sempre verifica o quarto do hotel quando chega, bem rapidinho. Olha o lençol, cobertor, almofadas e nunca coloca a mala em cima da cama ou tapetes, para não acontecer do percevejo entrar na sua mala.

É comum os hotéis terem um suporte de metal para colocar a mala, então aproveite. Aliás, olhe dentro dos armários, os hotéis costumam colocar lá dentro esse suporte. 

Segundo relatos, esses insetos podem ficar meses adormecidos no colchão. Quando chegar de viagem, coloque logo as roupas para lavar em alta temperatura. Caso você tenha tido uma experiência como a nossa, de repente, pense até mesmo em jogar as roupas fora, os insetos podem se esconder nas roupas dentro da sua mala ou mochila e você acabar levando pra casa. Essa pode ser uma boa desculpa para ir às compras. 😉

O que fazer quando tem percevejos ou bed bugs em casa

Tanto quando você chega de viagem ou quando alguém dorme na sua casa, seja amigos de passagem, dando um giro pelo mundo ou para quem faz Airbnb, muito comum hoje em dia, tem cuidados que devem ser tomados. 

Se você chegou de viagem, coloque todas as roupas na máquina em alta temperatura e jogue fora as que puder, outra opção é colocar naqueles sacos de lixo preto e deixar no sol por alguns dias para os insetos morrerem “sufocados” . 

Se um amigo ou alguém dormiu na sua casa, verifique rapidamente os lençóis e travesseiros assim que ele ou ela for embora. Os percevejos gostam de ficar embaixo do colchão porque é escuro e na costura bem nos cantos do colchão. 

Por isso, verifique também embaixo da cama, levante o colchão.

Como evitar e se livrar deles, contamos aqui como fazemos agora!

Repelente “Dryer Sheet”

Dryer sheet 768x1024 - Veja o que fazer quando for atacada por percevejos ou bed bugs
Esse é o chamado Dryer Sheet, o lencinho para colocar dentro da mala.
Funciona como repelente.
Compramos no Tesco (que é uma rede de supermercados) por 2,50 euros.

Muita gente parece usar o chamado “dryer sheet”, que funciona como um repelente, isso porque os percevejos ou bed bugs não gostam do cheiro.

Os percevejos/bed bugs usam o dióxido de carbono para identificar seus “anfitriões”, por isso, o perfume ou cheiro vai enganá-los, importante comprar o produto com perfume/cheiro.

Esses “Dryer Sheet” são lencinhos que podem ajudar e muito a evitar os bed bugs. Você pode colocar no fundo da mala ou dentro da mochila pra espantar os insetos.

Esses lencinhos repelentes são vendidos no supermercado. Eu acessei vídeos no YouTube que ensinam a fazer esses dryer sheets. Basicamente é pegar um pedaço de tecido, pode ser até cortar uma camiseta velha, mergulhar num potinho com uma mistura de vinagre e alguma essência de óleo, para dar um cheiro e pronto. Mas isso não mata o percevejo, serve como repelente. 

Vou colocar aqui embaixo um vídeo do YouTube, que ensina a fazer dryer sheets contra percevejos, está em inglês, no entanto, você consegue entender tranquilo o que é preciso fazer.

Se interessar você pode baixar nesse link um pdf do SUS de Belo Horizonte sobre o combate ao percevejo. Neste outro link um resumo do website do governo de São Paulo.

Como matar os percevejos ou bed bugs

A única maneira de matar esses insetos é com dedetização.

Entrei em contato com uma empresa de dedetização, especializada em percevejos ,pois é, tem empresa especializada nisso, algumas o logotipo é o inseto!

Eles disseram que há dois tipos de dedetização, com spray e com um vapor bem quente que diz matar tudo, inclusive os ovos.

Cada fêmea do bed bug pode botar até 500 ovos por vez, ou seja, esse inseto é uma praga.

Atenção, eles disseram que o spray é mais barato porém, não garante matar os ovos…ai ai ai! 

Resumindo, para se livrar do percevejo, só com dedetização, no entanto, tem essas técnicas acima para evitar problemas. Assim, se você conseguir identificar logo quando entrar no quarto, “menos mal”, certo?

O que fazer agora

O melhor a fazer é compartilhar, envie este artigo para aqueles amigos que adoram viajar e se aventurar por aí.

Caso tenha perguntas, por favor me mande. Responderei com o maior prazer, esses cuidados precisam ser compartilhados.

Veja mais viagem pelo mundo

Deixe seu comentário aqui embaixo, me diz o que você achou deste artigo e se algo parecido já aconteceu com você.

Facebook Comments Box
Leia mais:  Val di Funes - o que fazer e como chegar no vale mais famoso das Dolomitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *