Veja o que você vai ver aqui :)
Mallorca é uma ilha em pleno mar Mediterrâneo na Espanha, ela faz parte das Ilhas Baleares, são quatro ilhas no total, Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera.
A ilha é bem grande, não se deixe enganar pelo tamanho da foto no mapa, tem bastante coisa pra fazer e conhecer. Aliás, Mallorca não é só praia, aqui nesse artigo vou te mostrar o que conhecer além das belíssimas praias.
Alugue um carro
Alugue um carro para conhecer Mallorca porque você vai precisar. A dica aqui é verifique que seu carro tenha ar condicionado e seguro total. O seguro é importante porque como tem varias estradas de pedra e areia em todo lugar, é fácil riscar a pintura e o seguro total cobre tudo isso.
Nós indicamos alugar o carro com a empresa que alugamos, a Autoeurope, eles concentram empresas de aluguel de carros e mostram por recomendação ou preço. Nós sempre pegamos o carro mais barato, mas lembre de olhar sobre o ar condicionado. Mallorca é quente.
O que conhecer em Mallorca
Palma de Mallorca
A capital de Mallorca chama Palma de Mallorca e é lá que você vai encontrar o cartão postal da ilha, a maravilhosa Catedral de Mallorca, também conhecida por La Seu.
Essa exuberante catedral gótica que foi restaurada pelo famoso arquiteto espanhol Gaudí é uma das maiores da Europa.
Para conhecer a parte interna da catedral custa €7 por pessoa, funciona de segunda a sexta e sábado de manhã. Para mais informações acesse o site oficial da Catedral de Mallorca aqui.
Do outro lado da rua, na frente da catedral, fica o Paseo Marítimo, com algumas opções de restaurantes de frente para o mar.
Um ótimo lugar para passar um final de tarde, fazendo uma caminhada pela orla dá direto no porto.
Atrás da Catedral de Mallorca fica o centro antigo, um labirinto de ruas estreitas com muita opção de lojas para comprar lembrancinhas, restaurantes, lanchonetes.
Recomendo visitar essa região no final do dia, quando o sol não está mais escaldante, o passeio será bem mais agradável, pode confiar em mim! 😉
Além dessas atrações, você também pode visitar o Castelo de Bellver que fica no topo de uma colina. Com vista para o mar e a cidade de Palma de Mallorca, Museu de Mallorca, Museu da Fundação Pilar i Joan Miró. Deste último é onde você terá a oportunidade de conhecer o ateliê que o pintor catalão trabalhou nas últimas décadas da sua vida.
Sa Calobra
A Serra da Tramutana é uma região considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O caminho até Sa Calobra é lindo, descendo a Serra, com muitas curvas e até impossível de dirigir rápido, se tiver trânsito então, lascou! rs…
Acredito que no verão seja inevitável o trânsito porque a via de carro é só uma para ir e outra para voltar, não tem para onde correr.
Caso você encontre uma “tartaruga” dirigindo na sua frente, pior ainda…rs… mas, te garanto, compensa as curvinhas e horas na estrada para chegar no lugar.
Chegando em Sa Calobra você vai encontrar uma prainha bonitinha de onde chega os barcos vindo de outras partes de Mallorca.
É possível chegar em Sa Calobra de barco também e existem algumas excursões de dia inteiro partindo do porto de Palma de Mallorca.
Nessa prainha tem opção de restaurante e uma lanchonete, ambos de frente para o mar. Inclusive almoçamos no restaurante e a comida foi ok, nada de especial e com fome, tudo fica mais gostoso, né? 🙂
Dica 1:
Na esquerda da praia você pega um caminho e anda por uns 15 minutos. Passa por um túnel até chegar num cânion com sua prainha, chama Torrent de Pareis. Surreal de lindo, o caminho, o lugar, a cor da água, esse passeio precisa entrar na sua lista de lugares para conhecer em Mallorca.
A única desvantagem do lugar é que a praia é pequena e de pedra. Fora que é bem longe, de Palma de Mallorca até Sa Calobra são 1 h 30 min de carro. O ideal é combinar com mais alguma vila na Serra da Tramuntana.
Torrent de Pareis é famoso pela galera do “hiking”, a galera que gosta de fazer caminhada na montanha.
Mas, o recomendado é que você vá preparado porque são algumas horas de caminhada, o ideal é contratar um guia local! 😉
Dica 2:
A Serra da Tramuntana tem várias vilas para conhecer, recomendo você acordar cedo e ir direto para Sa Calobra.
Até porque o estacionamento (pago) é pequeno e fora que, quanto mais tarde você vai, mais chances de pegar trânsito! 😉 Depois que estiver satisfeito com a visita, volte e conheça algumas vilas pelo caminho.
Serra da Tramuntana
Como mencionei acima, a Serra da Tramuntana tem vários vilarejos belíssimos que você precisa conhecer.
Nós só tivemos oportunidade de conhecer Valldemossa, até consegueriamos conhecer outras vilas no dia. Mas, nos apaixonamos por Valldemossa e ficamos fazendo tudo em ritmo bem devagar, curtindo mesmo o local.
Além de Valldemossa você pode conhecer a vila de Deià e sua prainha, a vila de Sòller. Onde há uma pequena exposição grátis com pinturas de Joan Miró e esculturas de Pablo Picasso, e também a vila de Fornalutx. Todas essas vilas ficam uns 15 minutos de carro uma da outra, então é bem fácil de explora-las.
Dica:
Uma boa opção para fazer no seu roteiro em Mallorca é dormir em alguma dessas vilas para não ficar muito cansativo.
No dia seguinte você pode dirigir sentido ao Cabo Formentor para conhecer o farol que marca o extremo nordeste de Mallorca. Dizem que a vista é linda.
Além disso, bem perto fica a praia de Cala Murta, considerada uma das praias mais bonitas de lá.
Por ser bem longe e precisar fazer uma caminhada de 20/30 minutos para chegar na praia, não costuma encher, nem mesmo na alta temporada! 😉
Valldemossa
Valldemossa, na Serra da Tramuntana é considerada um dos vilarejos mais bonito de Mallorca. A cidade ficou conhecida por ter sido moradia do compositor Frédéric Chopin.
A vila é um charme, ande pelas suas ruazinhas, caminhe sem pressa, faça amizade com os gatinhos da cidade…rs… tinha muitos gatinhos (me refiro ao animal…rs).
Faça-lhe o favor de sentar em um café e experimentar um pão doce tradicional de Valldemossa chamado Coca de Patata.
Experimente também uma bebida chamada Granízado de Almendra Natural. Uma bebida típica local, basicamente é uma batida de amêndoas trituradas com gelo e açúcar, super refrescante para o calor que faz na ilha.
Por sorte sentamos no local certo, não tinha sido indicação de ninguém, eu simplesmente vi o café/padaria cheio de gente e desconfiei que o local seria bom.
Foi até difícil escolher o que comer, tem muita guloseima e todos com a cara maravilhosa. O local chama Ca’n Molinas, sente na parte do fundo, onde fica o jardim! Anote aí porque é uma super dica! 😉
Praias de Mallorca
Agora que você já viu que Mallorca tem outras atrações além de praia, vamos a parte que interessa. Afinal de contas, quem escolhe Mallorca para umas férias, está esperando no mínimo pegar uma prainha, não é mesmo? 🙂
Cala des Moro
Considerada uma das praias mais bonitas e sem dúvidas uma das mais concorridas de Mallorca.
Para chegar em Cala des Moro, você precisa pegar uma trilha de 20 minutos do estacionamento até a praia, trilha fácil, nada complicado!
A verdade é que a Cala des Moro não tem estrutura nenhuma. A praia é pequena e no verão, o ideal é chegar bem cedo para achar um cantinho para você.
Leve tudo, guarda sol, comida, água, não tem nada por lá, além do paraíso natural.
Cala de S’Almunia
Essa praia fica do ladinho da Cala des Moro, elas estão conectadas através de uma trilha de 5 minutos, super fácil também.
A praia é maravilhosa, mas pequena e sem estrutura, então a dica é igual a Cala des Moro, chegue cedo para explorar as duas, principalmente no verão.
Dica:
Se você for de carro, estacione na Cala de S’ Almunia, pelo fato de a Cala des Moros ser mais conhecida e concorrido. O estacionamento lota rápido.
Outra vantagem é que você ainda evita a trilha de 20 minutos para chegar do estacionamento até a Cala des Moro. Entre a Cala S’Almunia e a Cala des Moro são só 5 minutinhos.
Para chegar nelas de carro partindo de Palmas dura 1 hora na estrada. De ônibus é possível também, verifique no website da empresa de transporte público local.
Cala Mondragó
A Cala Mondragó fica a 13 km da Cala des Moro, localizada no Parque Natural de Mondragó.
Ela é perfeita para família, mar calmo, tem restaurante, cadeira e guarda sol para alugar, estacionamento a 1km da praia.
Bem pertinho dela fica a Cala s’ Amarador, também com ótima estrutura e estacionamento.
Dica:
Estacione na Cala s’ Amarador porque ela é menos concorrida, as duas praias ficam uma do ladinho da outra.
Cala d`Or
A Cala d`Or fica a 20 km da Cala Mondragó, a vila é linda, com estrutura muito boa com muitas ótimas opções de restaurantes, fica até difícil escolher qual entrar.
Essa região é famosa pelos resorts, no dia que fomos estava até rolando um ensaio fotográfico de noiva na praia. Confesso que gostei muito da região e se voltar a Mallorca vou querer me hospedar nela. 🙂
Cala Figuera
Entre a Cala des Moro e a Cala Mondragò fica a Cala Figuera.
Uma praia famosa pelos passeios de barcos, sempre tem parada para mergulho nela e por essa razão, a praia sempre está cheia.
Es Trenc
A praia Es Trenc fica a 17 km da Cala des Moro, ao lado oposto da Cala Mondragó.
Considerada uma das favoritas de muitos que vão a Mallorca, ela tem uma areia extensa e mar bem azul, super calmo, ideal para família com crianças.
A praia tem uma pequena estrutura com cadeiras e guarda sol para alugar, alguns bares e restaurantes.
Cala Pi
A Cala Pi fica a 28 km da Es Trenc ou 40 km da capital Palma.
Ela é mais afastada das outras praias, mas vale MUITO a pena conhecer, eu amei e super recomendo.
A praia tem uma pequena estrutura com bar e restaurante, cadeiras e guarda sol para alugar.
S’Arenal
Essa praia é para quem está procurando agito, se isso é o que você está procurando, esse é o seu lugar!
A praia é bem extensa, com muitas opções de hotéis e MUITA badalação. Passamos por ela a noite e estava uma loucura, mesmo de manhã a pegação rola solto (veja a foto abaixo).
Uma vantagem de ficar hospedada em S’Arenal é que ela fica a 6 km do aeroporto e 12 km de Palma.
Além dessas praias que mencionei, claro que existem muitas outras que não tivemos oportunidade de conhecer. Como a Cala Llombards, Cala Deià, Cala des Borgit, Cala Murta, Cala Moreia, entre outras…
Como explorar Mallorca
Sem dúvidas a melhor opção para explorar a ilha de Mallorca é de carro. Só para você ter uma ideia, da capital Palma até a Cala des Moro são 57 km de carro, de ônibus você vai levar pelo menos 1 h 30 min.
Muitas praias não tem conexão de ônibus de uma para outra, vai complicar um pouquinho seu roteiro, mas se você planejar direitinho, pode ser possível.
Nós alugamos carro porque além de mais confortável a liberdade de ir e vir a hora que quiser não tem preço.
Como disse, recomendamos a AutoEurope por ter os melhores preços. Eu confesso que sempre escolho o carro mais barato.
Deixo aqui o link da empresa urbana de ônibus local para você analisar as rotas.
Quantos dias e melhor época para conhecer Mallorca
Mallorca tem tanta coisa para conhecer que 1 semana na ilha é até pouco.
Nós ficamos 5 noites, 4 dias inteiro, mas foi bem corrido, algumas praias são bem longe como a Sa Calobra, levamos 1 h 30 min para chegar nela.
Caso decida ficar menos tempo, você precisará planejar e escolher bem direitinho as praias que deseja conhecer.
Em se tratando que Mallorca é uma ilha, sem dúvidas alguma, a melhor época para conhecer é no calor. Em maio começa a esquentar e vai até começo de outubro.
Lembrando que julho e agosto é alta temporada na Europa, época de férias, sendo assim, a ilha fica bem cheia e os preços dos hotéis sobem.
Onde ficar em Mallorca
A escolha da sua base para explorar Mallorca vai depender um pouco da quantidade de dias, se vai explorar a ilha de carro ou de ônibus.
Caso escolha explorar a ilha de ônibus, recomendo ficar hospedado em Palma de Mallorca. Porque de lá partem os ônibus para vários locais da ilha. Além disso, tem ônibus do aeroporto até Palma, somente 9 km de distância.
Se sua opção for carro, aí a hospedagem vai depender mais do teu estilo mesmo. Estando de carro você chega em qualquer lugar da ilha fácil.
Eu optei por ficar hospedada perto do aeroporto, chegamos de um voo a noite e partimos de manhã cedo. Então acabei escolhendo um hotel que fica a 15 minutos do aeroporto e 25 minutos de Palma, o nome do hotel é Best Delta.
O café da manhã muito bom, piscina, academia, estacionamento incluso, tem um beach club 10 minutos andando do hotel.
A única desvantagem é que precisa de carro para se locomover e a praia que fica pertinho do hotel é ok, nada de especial. A badalada praia Es Arenal fica a 12 minutos de carro.
Um lugar que me apaixonei e super recomendo, inclusive quando voltar, irei me hospedar la é Cala d`Or. A região tem muitos resorts e fica próximo as praias mais bonitas, na minha opinião.
Se você for ficar mais de uma semana em Mallorca, recomendo dividir a hospedagem em dois lugares.
Uma na região da Tramuntana (Deià, Valldemossa, Port de Soller) e outra na região Santanyi (Cala d`Or, Cala Mondrago, Figuera).
Importante: Quando procurar hospedagem, atente-se ao estacionamento. Se está incluso ou não, em Palma é um pouco complicado achar hotel com estacionamento incluso.
O que comer
Mallorca está localizado no mar mediterrâneo, então o que não vai faltar é opção de frutos do mar para comer.
Fora a Paella que nós amamos e você encontra em toda Espanha, Mallorca tem os pratos típicos local.
Arroz brut, que é um arroz que mais parece uma sopa com algum tipo de carne, um prato de inverno.
Outra opção é o Frito Mallorquín, uma “mistureba” com fígado, pulmão e coração de cordeiro.
De Prato vegetariano o famoso é o Tumbet, parece uma lasanha de abobrinha, pimentão, batata, tomate e berinjela.
Caso não queira arriscar, experimente a Coca de Trampo, parece uma pizza com um tipo de salada em cima (estilo nossa vinagrete), mas, vai ao forno.
De sobremesa, além da Coca de Patata e do Granízado de Almendra Natural, que experimentamos em Valldemossa.
Experimente a Ensaimada, um pão doce que pode vir com recheio ou não.
Como chegar em Mallorca
A melhor opção é de avião, tem muitas companhias que voam da Europa para Mallorca. A Ryanair parte de vários destinos, a Easyjet saindo de Londres, Vueling e Iberia partindo de Madri, Barcelona e Valência.
Além da opção de avião, caso esteja na Espanha existe Ferry partindo de Barcelona (6 h), Ibiza (4 h), Menorca (2 h 30min) e Valencia( 9 h).
Visto para Espanha
Brasileiros não precisam de visto para visitar a Espanha por até 90 dias. Lembre-se que seu passaporte deve estar com mais de 6 meses para a data de validade. Caso esteja próximo desse tempo, é recomendado renovar o passaporte.
Tomada em Mallorca
As tomadas mais comuns em Andaluzia e na Espanha toda são as do tipo C, e F, veja abaixo a ilustração nesta ordem.
Viagens mais vistas do blog Viajamos e Muito
- Tashkent – a capital da seda da Ásia Central
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉