Veja o que você vai ver aqui :)
Liechtenstein…O que é isso? É de comer? Beber? Rs… Fica até difícil pronunciar o nome! Eu mesmo fiquei dois dias conhecendo o país e não consegui aprender pronunciar esse nome difícil e de forte entonação, precisa imitar um sotaque alemão pra pronunciar!rs…
Liechtenstein é um pequeno país que fica entre a Áustria e a Suíça. Ele é o sexto menor país do mundo e quarto menor da Europa, perdendo só para o Vaticano, Mônaco e San Marino! Em contrapartida, o que o país tem de pequeno, ele tem rico. Liechtenstein é um dos países mais ricos do mundo, a terceira maior renda per capita do mundo, perdendo só para o Qatar e Luxemburgo.
Os baixos impostos e regras fáceis de incorporação induziram muitas empresas a estabelecerem negócios no país, fornecendo 30% das receitas nacionais, o famoso paraíso fiscal!
O idioma falado em Liechtenstein é o alemão, embora tenhamos nos virado muito bem só com inglês. Já a moeda utilizada é o franco suíço, na nossa passagem por lá, só usamos euro, que também é bem aceito .
O que conhecer no país
Por mais que a maioria das pessoas deem só uma passada rápida na capital Vaduz, de fato, eu queria fazer diferente, queria explorar além da capital. Confesso que foi uma tarefa difícil, eu não achei nenhum blog em português que conheceu além de Vaduz, o que é uma pena, as pessoas acabam perdendo a verdadeira beleza do país.
Vaduz foi a cidade que eu menos gostei durante nossa passagem e aqui nesse artigo vou te convencer a ir além da capital de Liechtenstein.
Vaduz
Vaduz é a capital de Liechtenstein, com uma população de um pouco mais de 5000 mil habitantes, esta pequena cidade fica localizada na beira do rio Reno e literalmente, a 5 minutos de carro da Suíça.
O principal cartão postal da cidade é o Castelo de Vaduz (Schloss Vaduz), não tem como passar despercebido, ele fica bem no alto da montanha, com vista para cidade, ou melhor, com vista para uma grande parte do país! rs…
O Castelo de Vaduz não é aberto à visitação porque nele reside a família real, o príncipe Hans-Adam II. Liechtenstein adota a Monarquia Parlamentarista, o parlamento é composto por 25 membros e renovado a cada 4 anos.
Apesar de o castelo não ser aberto à visitação, sem dúvidas, vale a pena subir próximo para contemplar a vista para cidade de Vaduz e do rio Reno. Do centrinho de Vaduz, da rua principal Stadtle, tem uma trilha que te leva pra lá, nós optamos por ir de carro.
Vaduz é uma cidade bem pequena e tirando o castelo que fica no topo da montanha, todas as atrações turísticas ficam localizada pelo centro, a maioria na rua principal que chama Stadtle.
Nessa rua que fica os museus, restaurantes, o Centro de Informações Turísticas, você consegue fazer tudo andando. As atrações mais distantes são a Casa Vermelha e o Castelo de Vaduz, que pode ser conhecido através da trilha que leva pra ele.
O que conhecer em Vaduz
A Casa Nova do Parlamento(Landtag)
Palácio do Governo
Museu de Arte Moderna e Contemporânea
A entrada para o Museu Nacional custa CHF 10, além desses, tem também o Museu do Esqui e o Museu do Selo que a entrada é gratuita.
Catedral de Vaduz
Rot Haus(Casa Vermelha)
Liechtenstein também é famoso por seus vinhos, existem várias vinícolas espalhadas pelo país e uma das principais e mais famosa é a Rot Haus, uma construção do Século XV que foi parte de um monastério.
Para os colecionadores de plantão, aproveite para passar pelo Centro de Informações Turísticas e pegar o carimbo de Liechtenstein, pagamos 3,00 francos suíços pelo carimbo.
Triesenberg
A cidade de Triesenberg foi nossa segunda parada, logo após visitarmos a área do castelo de Vaduz. Seguimos de carro, não deu nem 5 minutos de estrada para darmos de cara com um visual de matar.
Triesenberg é uma cidade bem pequenininha, portanto, por ser no alto da montanha, proporciona uma vista espetacular para o Alpes.
Você não vai precisar ficar muitas horas nela, a cidade tem uma igrejinha super fotogênica e o restaurante Berggasthaus Masescha provavelmente é o melhor visual da cidade. Aliás, esse restaurante tem uma ótima reputação no país, não apenas pela vista, como também pela qualidade da comida. Decidimos almoçar lá, no entanto, ficamos na parte de dentro por conta do frio, super recomendo!
Partindo de Vaduz é possível pegar o ônibus de número 21, o trajeto dura 12 minutos para chegar em Triesenberg. De carro são 6 km somente.
Malbun
Após nossa visita a Triesenberg, seguimos em direção a cidade de Malbun, quanto mais dirigíamos, mais ia ficando branquinho. Malbun é famoso no inverno por conta das suas estações de esqui que vai de dezembro a março. Embora conhecemos Liechtenstein no começo de abril, estava nevando muito em Malbun, com isso as estações de esqui estavam funcionando.
No verão, a paisagem muda, claro, sendo possível até pegar um teleférico até Sareis, lá dá para fazer belas caminhadas pelas trilhas, proporcionando um belo visual para as montanhas.
O teleférico custa CHF 13,50.
Para chegar em Malbun partindo de Triesenberg levamos uns 20 minutos de carro, a região é montanhosa e estava nevando muito, são 10km somente. De ônibus, a mesma linha 21 que sai do centro de Vaduz e passa por Triesenberg, te leva pra lá, duração de 15 minutos.
Balzers
Por último conhecemos a bela cidade de Balzers, a mais bonita, na minha opinião, lá que se encontra o Castelo de Gutemberg (Burg Gutenberg).
Na verdade, eu nunca nem tinha ouvido falar desse castelo e muito menos dessa cidade. No entanto, quando estava no Centro de Informações Turísticas em Vaduz, eu vi uma foto do castelo e perguntei onde ficava, a atendente me deu o mapa do país e explicou tudo, inclusive ela também me deu as dicas de ir nas outras cidades.
Com isso, deixo aqui frisada, a importância de você passar no Centro de Informações Turísticas sempre que chegar num novo destino.
O Castelo de Gutemberg não é aberto à visitação, somente se ocorrer algum evento aberto ao público. Mesmo assim, vale muito a pena a parada para fazer uma caminhada no vale ao redor do castelo e contemplar a vista da montanha ao redor da cidade.
Para chegar em Balzers partindo de Vaduz são 11 km de carro e o ônibus de número 11, com duração de 20 minutos, te leva a cidade.
Dica: Caso tenha interesse em visitar museus, subir teleféricos e pegar ônibus em Lichtenstein, compensa comprar o ticket de turista de 1, 2 ou 3 dias no Centro de informações Turísticas em Vaduz, ele de te dá direito a entrar nas principais atrações do país e poder utilizar o transporte público. Custa CHF 25,00 por pessoa para 1 dia.
Só para deixar registrado, a melhor opção pra conhecer Liechtenstein é de carro, não precisamos pagar estacionamento em nenhum local.
Como chegar em Liechtenstein
Liechtenstein não tem aeroporto, o aeroporto mais próximo fica em St. Gallen (Altenrhein) ou Friedrichshafen, Suíça, ambos não tem uma boa conexão com a Europa. Em conclusão, os aeroportos com melhor conexão e mais próximos de Vaduz são Zurich, Suíça (115 km ), Basel, Suíça (196 km) e Stuttgart, Alemanha (255 km).
Outra opção de aeroporto que não tem uma conexão muito boa é o aeroporto de Memmingen, Alemanha (130 km) ou Innsbruck, Áustria (172 km).
Nós chegamos pelo aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, achamos uma passagem super barata da companhia aérea Ryanair e compensou bastante. Chegando no aeroporto de Stuttgart, pegamos nosso carro alugado e dirigimos por 2h 15m, estrada boa, não poderia ser diferente na Alemanha.
Para alugar um carro consulte a empresa AutoEurope, ela reúne todas as locadoras e mostra o melhor preço.
Para chegar de transporte público em Liechtenstein, a melhor opção é de ônibus vindo de qualquer parte da Europa, ou através das estações de trem na Suíça, Sagans ou Buchs.
De Zurique até Sagans de trem, por exemplo, dura 1h pela companhia SBB (operadora oficial de transporte da Suíça), chegando em Sagans é necessário pegar um ônibus de 30 minutos até Vaduz. Veja mais detalhes no site da companhia www.sbb.ch.
Quantos dias ficar Liechtenstein
A maioria conhece somente a capital Vaduz e muito provavelmente correndo. Como resultado, acaba perdendo o melhor do país, eu pessoalmente, achei bem mais bonita a cidade de Balzers e o Castelo de Gutenberg, do que a capital Vaduz e seu castelo. Já a vista da cidade de Triesenberg para os Alpes, na minha opinião, foi a mais bonita do país. Você vai ter que ir lá conferir e me falar depois! 😉
Minha recomendação é que você durma pelo menos uma noite no país ou próximo do país, um dia não é suficiente. Apesar que é possível de fazer esse nosso roteiro sim, começando de manhã bem cedo e terminando tarde da noite, sem entrar em museu, claro, museu exige mais tempo.
Resumindo, para conhecer Liechtenstein, dois dias nesse pequeno país é suficiente para entrar nos museus, vinícolas, ir nas cidades de Triesenberg, Malbun e Balzers.
Onde ficar
Eu achei os preços dos hotéis caro em Liechtenstein, aliás, preciso confessar que o país é bem caro para viajar. Agora que conheço o país, eu no caso de voltar um dia, procuraria uma acomodação em Triesenberg, de preferência com vista para os Alpes, claro!
Na minha busca no booking.com e airbnb.com acabei decidindo por ficar hospedada em um apartamento pelo Airbnb em Buchs, Suíça. Você já imaginou que um dia eu iria dizer que a Suíça estava mais barato? rs…Pois é, nem eu imaginava isso, já que a Suíça tem a fama de cara, e preciso afirmar que é cara mesmo, mas, vale a pena visitá-la!
Buchs é uma cidade que fica a 5 minutos de carro de Vaduz, basicamente é só atravessar o rio Reno e sem passar por nenhuma imigração ou pedágio, você chega na Suíça.
Se tiver tempo sobrando, super recomendo passar umas horinhas no centrinho de Buchs, veja as fotos abaixo e decida você mesmo! 😉
Visto para Liechtenstein
Brasileiros não precisam de visto para visitar Liechtenstein por até 90 dias. Lembre-se que seu passaporte deve estar com mais de 6 meses para a data de validade. Caso esteja próximo desse tempo, é recomendado renovar o passaporte.
Neste link você pode acessar o portal consular do ministério das relações exteriores.
Tomada em Liechtenstein
As tomadas em Liechtenstein são a tipo J, veja abaixo a ilustração com uma voltagem diferente da usada no Brasil. Por isso, lembre-se que a voltagem é 240 V, portanto cuidado se seu equipamento é 110 V.
Veja também: O que fazer em Zurique: Guia prático com dicas da cidade
Viagens mais vistas do blog Viajamos e Muito
- Tashkent – a capital da seda da Ásia Central
- Samarkand – é incrível o que essa cidade faz a noite
- Bukhara – não pode faltar na lista
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura
- Namíbia de Norte a Sul
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉