Veja o que você vai ver aqui :)
Corfu é uma das ilhas da Grécia e fica no mar Adriático entre a Grécia e a Itália, mas bem encostadinha no lado grego mesmo. Aqui você vai ver essas ilhas da Grécia, o que fazer em Corfu, Paxos e Antipaxos e mais, veja aqui como a Grécia não é só Santorini e Mykonos.
Corfu e as ilhas Paxos e Antipaxos ficam bem próxima da Albânia, que é um país que faz fronteira com a Grécia pelo norte. Esses dois países tem um litoral fantástico, as praias de Corfu e as ilhas Paxos e Antipaxos tem águas azuis limpíssimas e são bem preservada.
O centro antigo da cidade de Corfu também é muito bonito, grande, com bastante lojas, restaurantes. Além disso, tem até uma fortaleza aberta para visitas e é legal andar por ali no final de tarde. Uma caminhada pelo centro é indicado, caso tenha tempo.
Bem no centro antigo de Corfu dá para ficar umas horinhas se perdendo pelas ruazinhas, ele é bem grandinho. Encontramos essa bandinha caracterizada e foram muito simpáticos com a gente, mas claro que deixamos uns trocados. Achamos bem legal o trabalho deles, estavam bem animados.
Aqui você vai ver o por que a Grécia é mais do que Mykonos e Santorini :
- Por que Corfu, Paxos e Antipaxos, como chegar e o que fazer nessas ilhas
- Com carro ou sem carro
- Você sabe o que é Koum Kouat? É uma curiosidade de Corfu…
- O que fazer em Corfu
- De Corfu para Paxos
- De Paxos para Antipaxos (bate e volta Paxos – Antipaxos – Paxos)
- O lugar mais incrível para almoçar está aqui
- Continuando a Explorar Paxos
- Quanto custa uma viagem para Corfu, Paxos e Antipaxos
- Dicas úteis: Visto, moeda e tomada.
Por que Corfu, Paxos e Antipaxos, como chegar e o que fazer nessas ilhas
Você já deve ter visto muitas fotos ou até visitado Mykonos e Santorini, que são ilhas lindas, mas vou mostrar o por que colocar também Corfu, Paxos e Antipaxos na sua viagem.
Corfu além de linda é ótimo para fazer a base para visitar outras ilhas próximas. De Corfu, visitamos Paxos e Antipaxos, que vou falar mais adiante e fomos para Albânia por ela.
Como chegar em Corfu, Paxos e Antipaxos
Comece por Corfu
Para chegar em Corfu pode ser de avião à partir de Atenas ou por ferry de qualquer outra ilha grega. Tem até ferry internacional vindo da Itália.
Nossa chegada foi num vôo saindo de Dublin direto para Corfu. É uma ótima opção para quem sai de Dublin na Irlanda, a Aer Lingus tem vôo direto para a ilha. Chegamos em Corfu às 11:00 da noite, pegamos um táxi no aeroporto para nosso Airbnb.
Aliás, não dá para escolher táxi lá no aeroporto, só tem uma opção, o táxi do aeroporto. Quando vimos que os táxis eram todos Mercedes-Benz já imaginamos que iriam cobrar caro. Nos custou 15,00 euros para o centro de Corfu, do aeroporto deu somente 5 minutos.
Portanto, caso não se importe de pegar ônibus, sai bem mais em conta, 1,70 euros por pessoa e chega no centro em 20 minutos. Mas, o horário do ônibus vai das 7:00 da manhã às 11:00 da noite, apenas.
Escolhemos um Airbnb porque ficava ao lado do porto (centro) para pegarmos a lancha pra Paxos. Como só chegamos pra dormir e a estadia tava bem cara em Corfu, fomos em agosto,alta temporada, resolvemos ficar num apartamento só pra gente, bem bonzinho.
Com carro ou sem carro em Corfu, Paxos e Antipaxos.
Aqui você vai ver direitinho o melhor jeito de se locomover em Corfu, Paxos e Antipaxos.
Usar transporte em Corfu é necessário porque a ilha é bem grandinha, nós rodamos meia hora de carro para ir do centro até o outro lado da ilha.
Eu sempre alugo carro antes de ir para o país , uso um webite chamado broker para isso. Algumas empresas tem preços altos, especialmente em cima da hora da viagem. Na época decidi arriscar e alugar pessoalmente em Corfu, mas desde então alugo com a AutoEurope. É confiável e com bom preço, recomendo!
Deu certo, aluguei um carro por 34,00 euros o dia, só precisei colocar mais 10,00 euros de gasolina.
Portanto, aconselho alugar carro mas, se o orçamento está um pouco apertado, dá para ir de ônibus também. A ilha tem várias rotas de busão para as principais praias, só preste atenção nos horários para não ficar na mão.
Acesse esse website da GreenBuses que tem os horários por rota e para o verão. A desvantagem do busão é a demora e o conforto.
Em Corfu, tentamos alugar uma scooter mas, acabamos fechando um carro mesmo. Isso porque precisa ter carteira para motos agora. A minha é somente para carros, quando fomos para a Grécia, há mais de 5 anos (antes da pandemia) era permitido.
Além do mais, fui informado que estava acontecendo muitos acidentes com turistas e agora não é mais permitido. Já quadricíclo é liberado porque é considerado um veículo similar a carros.
Carro na ilha de Paxos
Na ilha de Paxos também é necessário alugar carro, mas também pode ser quadriciclo. Isso porque as ruas são estreitas na ilha toda.
Paxos também é uma ilha “grandinha” e merece ser explorada. Mas, Paxos também tem ônibus disponível. O website melhorzinho para info de ônibus é esse da Anitravel.
Em Antipaxos é tudo a pé mesmo, a ilha é pequena e só tem algumas trilhas para ir de uma praia a outra,caso esteja de barco, melhor ainda pra explorar a ilha.
Dica: Na ilha de Corfu alugue um carro mesmo, a ilha é bem grande, dependendo da praia, pode levar até 1 hora pra chegar. Uma moto ou quadriciclo no sol quente e comendo poeira não é muito legal, fora que vai levar mais tempo ainda pra chegar nos lugares.
O que fazer em Corfu
O centro antigo de Corfu tem muitas lojas, muito bom para comprar lembranças
No dia seguinte compramos os tickets do barco para ilha de Paxos. Precisa comprar com no mínimo 1 ou 2 dias de antecedência na alta temporada. Porém, na baixa temporada pode comprar no mesmo dia, se achamos em agosto com um dia de antecedência, imagino que na baixa temporada seja mega tranquilo.
O Centro de Corfu tem boas opções de restaurantes ou apenas lanche. Havia bastante religiosos nas ruas neste dia
Veja aqui no Google Maps onde fica a loja que compramos os tickets do barco para Paxos.
Você sabe o que é Koum Kouat? É uma curiosidade de Corfu…
Koum Kouat é uma frutinha típica de Corfu, fala “coum cuat”, foi trazida da China e segundo a vendedora da loja, agora essa fruta é exclusiva da ilha de Corfu.
Ela é uma mini laranja, tem gosto de laranja e se parece com uma pequena laranja. Várias lojas vendem ela como doce, eles fervem a fruta na água com açúcar. Provamos e gostamos.
A fruta em si é meio azedinha, por isso eles fazem doces, geléias e liquores com ela. O bom é que como é uma mini laranja, é rica em vitamina C.
Palaiokastriksa
Alugamos um carro simples, o mais barato mesmo, custou 34,00 euros e saímos rodando. Nossa próxima parada foi a 20 km do centro de Corfu em Pailaikastriksa, mais ou menos 30 minutos de carro. Neste local tem uma praia bonita até mas, estava um pouco cheia. Em Palaiokastriksa é interessante subir no morro para ver a vista, também é interessante para almoçar, tem vários restaurantes.
De lá pegamos um barco para uma das praias, considerada a mais bonita de Corfu e somente acessível por barco, a Paradise Beach.
Paradise Beach
Custa 20,00 euros por pessoa na alta temporada mas, vale muito a pena fazer esse passeio para Paradise Beach, a formação rochosa é singular. As rochas parecem um monte de panqueca, uma em cima da outra, cada fatia representa milhares de anos. Essa aprendi na minha aula de geologia da minha universidade, está vendo, ser nerd às vezes tem suas vantagens.
Chegada na Paradise Beach
Além disso a praia é calma, com pouca gente e é ideal para uma nadadinha.
O passeio até a praia dura 30 minutos e ele para numas grutas antes, bem bonito, mas, como fomos em Algarve dias antes, não ficamos tão admirados com as grutas.
Para finalizar com chave de ouro, a praia não tem estrutura para turismo, ou seja, nada de restaurantes, bares, banheiro, nem vendedor de água tem nessa praia. Temos que levar nossa água e esse detalhe é até avisado antes de pegarmos a lancha. Isso deixa a praia com ar bem natural.
Chegando lá o barqueiro pergunta a que horas gostaríamos de voltar, pedimos para ficar lá 2 horas. Achei que foi um bom tempo, confesso que gostaria de ter ficado um pouco mais, o que é um bom sinal, estava bem gostoso, a praia faz honra ao nome.
Uma curiosidade desta praia é que fica caindo umas pedrinhas do alto, como se a parede de pedra estivesse se desfazendo, o barqueiro adverte e fala q é melhor ficar próximo a rocha.
Na volta, a lancha nos deixou no porto, claro, descemos e fomos almoçar em um dos restaurantes em frente a praia.
Restaurante em Palaiokastriksa
Foi um almoço normal e tinha vista para o mar mas, o serviço, apesar de a garota ser simpática, foi muito lento. A entrada demorou 20 minutos pra chegar, depois o prato principal também demorou bem e olha que o restaurante estava tranquilo. Talvez o nosso cansaço ajudou a ser rigoroso na avaliação.
Depois do almoço pegamos o carro e paramos na La Grotta beach.
La Grotta Beach
Essa é um beach club, uma praia com uma galera mais jovem, tocando música alta e acredite se quiser, samba e aquela música do Gustavo Lima…Tchetcherere…hahahah! Nesse momento vimos que não somos mais tão novinhos… rs… tiramos nossas fotos e vazamos!
Final do dia, acabados, tínhamos dormido bem pouco, devolvemos o carro e fomos para nosso apartamento. Lá descansei e organizei esse texto para o blog, enquanto a Karla preparava os próximos posts do Instagram.
De Corfu para Paxos
Como já havíamos comprado os bilhetes no dia anterior, fomos direto para o porto de manhã cedo. O trajeto entre as duas ilhas durou 1h de barco, pagamos 20 euros cada para ir de Corfu para Paxos.
Chegando em Paxos, tentamos novamente alugar uma scooter para explorar a ilha, mas, aqui fica a dica. Como já falei, anos atrás era permitido alugar uma scooter com carteira de motorista na categoria para carros, agora eles só alugam para quem tem documento para dirigir moto.
Para ser sincero eu concordo, como não sou acostumado com moto, quando alugamos scooter na Àsia, quase caímos umas duas vezes.
Decidimos alugar um quadriciclo porque aí sim dá para usar a carteira de motorista na categoria para carros. O preço do quadriciclo foi 50 euros enquanto a scooter sairia por 29 euros a diária.
Mas, considerando a segurança, foi melhor assim. Digo isso porque as estradinhas de acesso às praias são todas com muita pedra, quase nenhuma é asfaltada, facinho de cair. Passe bastante filtro solar!
Nós reservamos o quadriciclo, mas decidimos pegar só no final do dia, isso porque o aluguel funciona 24 horas, começando na hora que você pega o quad.
Como chegamos de manhã em Paxos, fomos no hotel só para deixar nossas malas e fazer check in e já pegamos um barco para Antipaxos, uma ilha menor que reservamos o dia para ir conhecê-la.
Nosso hotel em Paxos
O hotel em que nos hospedamos em Paxos ficava bem pertinho do centro, Gaios, 5 minutinhos andando e foi o que nos deu uma das melhores vistas até hoje, talvez por isso, foi um dos mais caros dessa viagem. O café da manhã era bom e também com vista para o mar.
Da nossa janela dava para ver o nascer do sol, acordamos cedo para assistir o dia nascer.
Praia do centro de Paxos (Gaio), 1 min andando do hotel
O hotel chama Margina Residence, fechamos no Booking.com. Caso tenha alguma pergunta do hotel, fale nos comentários ou mande pelo Instagram, que respondo para você.
De Paxos para Antipaxos (bate e volta Paxos – Antipaxos – Paxos)
Neste dia, chegamos em Paxos bem cedo vindo de Corfu, então decidimos deixar nossa mala no hotel, pegar o barco das 11:00 am, saindo de Gaio (centro) e passar o dia em Antipaxos.
Entre Corfu, Paxos e Antipaxos, essa última é a menor de todas mas, dá para passar o dia todo nela.
Antipaxos é uma ilha pequena e muito linda, pertinho de Paxos, uns 15 minutinhos de lancha, custou 15,00 euros por pessoa, ida e volta, tem barco indo e vindo de 30 em 30 minutos.
O lugar mais incrível para almoçar está aqui
De todos os restaurantes entre Corfu, Paxos e Antipaxos, eu diria que este ganhou.
Pedimos Moussaka e vinho, mais a vista, foi perfeito.
Depois de aproveitarmos bem, lagartixando e tomando banho de mar, avistamos um restaurante no alto da montanha. Fomos olhar se era legal e não resistimos quando chegamos lá em cima, a vista é maravilhosa.
Almoçamos no restaurante Bela Vista, o nome combina com restaurante, uma vista absolutamente incrível.
Para chegar neste restaurante é só pedir para o barqueiro te deixar na segunda praia, quando vindo de Paxos. Disseram que tem um caminho a pé de uma praia para a outra, nós tentamos andar até a primeira praia e nos perdemos, então fica aqui o mistério… rs!
Almoçamos nossa primeira moussaka da viagem, tomamos vinho, foi perfeito.
Agora, o melhor de tudo nem foi a comida e sim a vista, que show, vale a pena almoçar lá. O restaurante é meio caro, a conta deu 50,00 euros com a gorjeta, digo que foi caro porque Moussaka costuma ser bem barato na Grécia. Mas, parando pra pensar no lugar, por causa da vista, saiu de graça…rs…
O que fazer a tarde
Aqui é bom para relaxar, você concorda?
Depois do almoço aconselho ficar curtindo a praia. Nós tentamos caminhar para a praia do lado, que segundo fui informado, seria somente 20 minutos de caminhada. Só que tem um detalhe, o caminho tem várias bifurcações sem sinalização.
Acabamos chegando em uma praia deserta, bonitinha mas no meio do nada. Confesso que até foi legal achar essa praia fora do mapa. Tinha uma passarela no meio da água e foi ótimo porque ficamos curtindo o lugar só pra gente, imagine ter uma praia só pra você na Grécia em agosto? Foi show de bola!
Achamos essa praia depois de uns minutinhos caminhando, estava deserta, daria até para ficar pelados! rs…
Às 6:00 da tarde pegamos o último barco de volta para Paxos e fomos direto para nosso hotel, que aliás era bem gostoso. A vista do hotel foi uma das mais belas de todos os hotéis que já ficamos.
Continuando a Explorar Paxos
Acordamos cedo, tomamos o café da manhã às 8:00 am, com vista para o mar e pegamos nosso quadriciclo e fomos explorar Paxos.
Já logo na estrada tem uma espécie de mirante com uma bela visão da cidade, na parte que chama Gaios.
Na volta, andamos um pouco no centrinho de Paxos, que é pequeno mas, bem gostosinho de andar.
Harami Beach em Lakka
Lakka é um dos vilarejos com opção de hotéis e restaurantes da ilha, lá foi nossa primeira parada do dia, Harami Beach. A vilazinha é bem bonita, considerada uma das mais bonitas de Paxos.
Loggos e Levrechio
Tomei um banho de mar, curtimos e andamos na vila um pouquinho e seguimos para outra vila famosa, Loggos.
Vale a pena a visita, caso queira se hospedar também tem opção de hotel e restaurantes.
Bem pertinho, dá até pra ir andando, tem uma praia chamada Levrechio, com um restaurante bem na frente, inclusive foi lá que almoçamos, voltamos depois de explorar outras praias.
Marmari Beach
Depois de visitar Loggos, fomos pra Marmari beach. Chegando lá parecia comum e até mesmo sem graça mas, quando subimos, apenas alguns metros no morro para olhar a praia toda, achamos um visual incrível.
É impressionante a diferença que o ângulo faz, porque de cima pudemos ver o verdadeiro azul do mar. Ficamos horas curtindo essa praia e quando bateu a fome, resolvemos voltar para Levrechio, que fica ao lado.
Almoçamos no Bon Loukos, na praia Levrechio, foi perfeito, de frente para o mar e o preço bem justo.
Pedimos um prato de polvo com Orzo, uma pasta que parece arroz. Adoramos e para acompanhar, a Karla pediu uma taça de vinho branco e eu pedi um coquetel não alcoólico de morango e limão pq estava dirigindo.
Gostei bastante desse coquetel porque veio bem grosso com bastante morangos batido no gelo, bem refrescante para o calor que estava fazendo. O serviço também foi ótimo. A conta deu 40 euros com gorjeta.
Kipos e Kipiadi Beach
Depois conhecemos Kipos e Kipiadi beach, demos um mergulho, a praia estava bem tranquila,fizemos uma horinha por lá e partimos pra próxima.
Kaki Langada
De lá fomos para Kaki Langada beach. Vou começar a usar mais o Maps.me porque usamos o Google Maps saindo da praia de Kipos para Kipiadi e o caminho nos levou para uma casa particular de frente para a praia.
Nossa sorte foi que a dona da casa nos viu e nos convidou para entrar na praia passando pela casa dela.
O chato foi que para sair dessa estradinha apertadinha e voltar para outra alternativa eram 10 minutos em zig zag. Essa é a segunda vez que isso acontece, a outra foi na Bósnia, nós fomos parar no meio do nada, o Google dizia que nós havíamos chegado mas, estávamos no meio do mato.
Só espero que o Maps.me funcione bem. Vou testar nas próximas viagens, porque confesso que não uso muito.
Mas, a grande vantagem que vejo no momento é que dá para baixar um mapa e usar offline, até onde sei, não dá para fazer isso com o Google Maps. Se você sabe um jeito de baixar mapas pelo Google Maps, por favor me avise nos comentários deste artigo.
Depois de nos perdermos e passarmos dentro da casa de estranhos, era única opção, ou tínhamos que voltar tudo :/ . Ficamos algumas horas curtindo a Kaki Langada beach, era final de tarde, não tinha quase ninguém, uma delícia.
Na volta já cansados, devolvemos nosso quadriciclo reabastecido e fomos jantar.
Último dia em Paxos
Paxos e Antipaxos estava bem tranquilo, ótima opção para quem quer curtir praia em agosto sem muita gente.
O restaurante que escolhemos para jantar no último dia em Paxos foi um que avistei quando estava tomando banho de mar em frente ao nosso hotel às 8:00 da noite.
Assim, tivemos um dia cheio de aventuras e quis aproveitar o mar ali pertinho do nosso quarto.
O restaurante me chamou a atenção por ser no alto da montanha, com vista para o mar e estar cheio.
Fomos lá e recomendamos. Comemos squid stuffed que é lula recheada. O nome é Fish Restaurante.
A conta deu 50 euros com gorjeta e na hora da conta o restaurante nos trouxe uma pequena panacotta.
Achamos um gesto bem legal, do tipo que ganha o cliente. Outra coisa legal foi que estava tocando Bossa Nova e descobri que a garçonete gosta de deixar Bossa Nova tocando porque tem uma grande amiga brasileira.
No dia seguinte, o transfer do hotel nos levou para o porto, pagamos 10,00 euros. Foi caro até porque fica uns 20/30 minutos andando do hotel para o porto. Porém, como estávamos com preguiça porque o sol tava de rachar…rs…
Pegamos a lancha de volta para Corfu e depois de 2 horas da nossa chegada, saía o nosso Ferry para o nosso próximo destino, a Albânia, que fica a 1 h e meia de Corfu.
Não deixe de conferir o artigo da Albânia, o país com a água mais azul do mundo.
Taxas para sacar dinheiro
Como nosso hotel só aceitava dinheiro e não estávamos contando com isso, sacamos dinheiro num caixa eletrônico do centrinho de Gaia.
Só para avisar aqui, sacar dinheiro em outro país tem custo, para mim foi 3,95 euros por saque.
Por isso, caso precise sacar dinheiro, procure sacar de uma vez, ao invés de sacar aos poucos, conforme a necessidade.
Quanto custa uma viagem para uma ilha da Grécia como essa Cofu, Paxos e Antipaxos.
Viajar na alta temporada nunca é baratinho, acredito que até quem vai mochilar tem que colocar a mão no bolso.
Para acomodação nós usamos Airbnb para a primeira noite e hotéis para o restante da semana. Foi uma viagem de uma semana inteira.
Gastamos quase 500 euros com acomodação, a mais cara foi em Paxos porque ficamos em um hotel de frente para a praia. Como era em uma pequena montanha, tínhamos a visão da cidade, dos yates e do sol nascendo.
Alugamos carro por apenas um dia, nos custou 34 euros, mais 10 euros de gasolina.
Na média, gastamos 40 euros por refeição, meio carinho mas, neste caso é por causa dos restaurantes que escolhemos.
Para escolher restaurantes, gosto muito de usar o app do Tripadvisor, lá encontro opções mais em conta e mais sofisticadas. Os comentários das pessoas no Tripadvisor também ajudam muito na escolha.
Depois disso vem a passagem aérea que depende de onde você está. As passagens para a Grécia costumam ser um pouco mais caras que outros destinos.
Fique agora com um pôr do sol para fechar o artigo com uma bela imagem.
Dicas úteis: Visto, moeda e tomada.
- Brasileiro não precisa de visto para entrar na Grécia.
- A tomada é de 2 pininhos e 230 volts então tome cuidado com items de 110 volts que você levar.
- Airbnb é uma boa opção em Corfu.
- Se precisar sacar dinheiro, tente fazer de uma vez, os bancos cobram taxas por saque.
- Baixe o mapa do país pelo Maps.me, ter um mapa faz toda a diferença se você ficar sem net.
- Compre o ticket para o ferry ao menos um dia antes da data de partida.
- Por fim relaxe, afinal você está em uma ilha grega, um dos mais belos lugares do mundo.
Veja também: Os melhores lugares para conhecer na Albânia
Outras viagens:
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso.
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura.
- Namíbia de Norte a Sul
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível.
Link permanente
Parabéns pelo conteúdo, consegui viajar com vocês lendo tudo isso!! Conheço Mykonos, Santorini, Zakyntos e Kefalonia mas agora está na minha lista de desejos Corfu, Paxos e Antipaxos!! Fotos maravilhosas!!! Com certeza quero voltar para Grécia!!
Sigo vocês no instagram e adoro as dicas!
Link permanente
Obrigado Leticia, que bom que gostou, espero que após a pandemia você possa conhecer Corfu, Paxos e Antipaxos, logo 🙂
Você conhece lindos locais na Grécia, vai adorar mais estes.
Muuuuuito obrigado por nos seguir no Instagram! :)))
Link permanente
Obrigada pelo artigo, adorei as dicas. Queremos ir este ano, mas ainda em dúvida entre Paxos e Sicília. Em paxos e antipaxos existe alguma praia de areia? Pelo que tenho visto nas fotos, ou são de rochas ou de pequenas pedrinhas… Dá para fazer snorkel? Adoramos ver peixinhos 😊
Link permanente
Olá Lúcia,
Ainda não fomos para a Sicília, infelizmente, mas está na lista 🙂
Em Paxos e Antipaxos o melhor é usar aqueles sapatinhos para entrar na água e nadar por causa das pedrinhas… e dá para fazer snorkel sim, vimos algumas pessoas com snorkel 😉
O bom de Paxos e Antipaxos é que por não ser muito famoso ainda, não fica cheia de gente mesmo no verão europeu uhu!
Se tiver mais dúvidas, pode mandar 😉
Grande abraço!
Link permanente
Eduardo obrigada por nos fornecer dicas tão valiosas sobre um dos destinos que queremos conhecer esse ano!! A Grécia !! Está tudo anotadinho e com certeza vai ser o diferencial da nossa viagem! Parabéns pelo blog super informativo e cheio de dicas preciosas! Amei
Link permanente
Oi Patricia! Fico muito feliz que tenha gostado e mais feliz ainda porque você vai conhecer esse cantinho lindo do nosso mundão.
Boa viagem! 🙂
Link permanente
Obrigada pelo artigo, adorei as dicas. Queremos ir este ano, mas ainda em dúvida entre Paxos e Sicília. Em paxos e antipaxos existe alguma praia de areia? Pelo que tenho visto nas fotos, ou são de rochas ou de pequenas pedrinhas… Dá para fazer snorkel? Adoramos ver peixinhos 😊