Veja o que você vai ver aqui :)
Conheça Estrasburgo
Estrasburgo é a cidade mais famosa da região da Alsácia, nós passamos um dia em Estrasburgo. O centrinho da cidade é chamada de Petite France que significa pequena França, nome dado ao animado centro turístico de Estrasburgo, vários canais navegáveis e construções lindas feitas por volta do ano 1500.
O curioso é que a cidade de Estrasburgo, mais lembra uma Alemanha. Isso porque Estrasburgo já pertenceu a Alemanha, passou a ser território francês, pelo tratado de Versalhes após a primeira guerra mundial. Porém voltou a ser Alemanha durante a segunda guerra mundial e após a derrota alemã, voltou a ser parte da França.
Com isso a influência alemã em Estrasburgo é clara, o nome da cidade, a arquitetura e até a comida tem cara alemã.
Estrasburgo tem localização estratégica na região da Alsácia. A cidade virou Patrimônio Mundial da Unesco em 1988 e fica às marges do importante rio Reno.
Este rio é considerado junto com o rio Danúbio, de grande importância geopolítica na Europa. O rio já passou por um processo de despoluição que custou certa de 15 bilhões de euros.
Neste artigo você vai encontrar os seguintes tópicos:
- Onde fica Estrasburgo
- Como chegar em Estrasburgo
- O que fazer em Estrasburgo
E mais:
- Melhor época para conhecer a região
- Qual aeroporto mais próximo? Como chegar nesta região?
- Atenção com o aeroporto de Basel
Onde fica Estrasburgo
Estrasburgo é a cidade mais famosa da região da Alsácia, ela fica bem na fronteira com a Alemanha. Assim como em Colmar, a dica é se perder pelas vielas e canais da cidade, só que em Estrasburgo, por ser maior, você vai precisar andar um pouquinho mais.
Como chegar em Estrasburgo
Estraburgo é uma das maiores cidades da França nesta região, com pouco mais de 270 mil habitantes, Estraburgo é ligada por boas estradas e trem também.
Para quem vem de Paris, por exemplo, é possível pegar um trem direto para Estrasburgo (que em inglês é Strasbourg). Fiz uma simulação no site e o trem faz o trajeto em 1h48 min. Depois, da estação de Estrasburgo até o centro por exemplo, são 17 minutos caminhando. Veja abaixo o exemplo.
A cidade de Estrasburgo fica próxima de várias pequenas cidades, famosas pela rota do vinho, são bem próximas e é possível chegar de carro em certa de 1h, como Colmar, Riquewihr, Esguisheim.
Aliás de Estrasburgo, partem varias excursões para conhecer a região Alsácia, incluindo essa cidades citadas acima (Colmar, Riquewihr, Esguisheim) e a rota dos vinhos. Você pode achar informações atualizadas como horário e preços no centro de turismo ou no próprio hotel em que estiver. Mas, para te dar uma ideia, essa excursão deve sair cerca de €140 por pessoa e dura o dia todo.
O que fazer em Estrasburgo
Em nossa viagem nesta encantadora região da França, aproveitamos para saborear o que o interior da França tem de melhor. Veja agora como foi nossa viagem a esta região.
Nossa base para explorar a região da Alsácia foi em Colmar, França.
Após o café da manhã do nosso hotel, pegamos estrada no nosso carro alugado, partindo de Colmar e chegamos em Estrasburgo em aproximadamente 1 hora. Como era de se esperar, a estrada é maravilhosa, você consegue avistar de longe alguns vinhedos e castelos.
Chegando em Estrasburgo, procuramos um lugar pra estacionar na rua de graça.
Para estacionar próximo aos pontos turísticos precisa pagar, então decidimos estacionar um pouquinho afastado do centro, alguns minutos andando da rua principal, o que não foi um problema, já que as ruazinhas são todas cheia de charme e a caminhada foi super agradável.
O roteiro ideal é sair andando pelos canais da região, pelo centrinho conhecido por Petite France e seguir em direção a Place Kleber e depois ir sentido a maravilhosa catedral de arquitetura gótica, Notre Dame, você consegue avistar ela de longe.
Catedral de Notre Dame
A catedral de Estrasburgo ou Catedral de Notre Dame já foi considerada o maior prédio do mundo, hoje ela é a sexta maior igreja do mundo com 142 metros de altura.
Ela é aberta a visitação e não custa nada, mas, para subir no topo da torre e ter uma vista panorâmica da cidade custa 4,40 euros por pessoa. Metade do preço para estudantes e de graça no primeiro domingo de cada mês.
Passeio de barco
Outra opção de passeio é andar de barco pelos canais, tem áudio guia durante o passeio e duração média de 1 hora. Algumas empresas fazem um pouquinho mais de 1 hora, outras, um pouquinho menos, o preço varia de companhia mas, a média de custo é de 9,50/13,50 euros e você pode comprar o ticket próximo a catedral ou com cartão em algumas máquinas nas proximidades de onde se pega o barco.
Pontes Cobertas ou Ponts Couverts
Antigamente eram 80 torres do século XI, mas agora restaram apenas 4. Elas tem estilo medieval e como o nome sugere, elas eram cobertas mas, perderam a cobertura no século XVIII.
Restaurantes
Aproveite também para sentar em um dos restaurantes charmosos da cidade e experimentar a comida local, assim como em Colmar, a tarte flambée também é encontrada em todos os restaurantes, outro prato comum da região e que não gostamos é o Choucroute (sauerkraut). Esse sauerkraut é um prato tradicional muito comum na Alemanha, vem com linguiça de porco, repolho e batata.
Depois de nos deliciarmos com a comida local, seguimos de volta para Colmar, onde foi nossa base para conhecer Estrasburgo. No caminho fizemos uma paradinha numa vila chamada Riquewihr.
Mercado de Natal em Estrasburgo
Todos os anos acontece o mercado de Natal em Estrasburgo e em 2020 será entre entre 20 de novembro e 30 de dezembro.
Pra quem quer conhecer o mercado de natal, muito famoso na Alsácia, deixaria pra ir no final de novembro. Essa época é quando os mercados se abrem e as cidades ficam toda decorada, um verdadeiro show de decoração, vai até final de dezembro!
Para mais informações sobre este evento visite o do centro de turismo de Estrasburgo (em inglês).
Melhor época para conhecer a região
A região pode ser visitada em qualquer época do ano, mas, a melhor época é na primavera (abril até junho) e outono (setembro até começo de dezembro).
Nós fomos no outono e amamos, não estava nem frio, nem quente, temperatura ideal pra gente.
Eu evitaria o verão (julho e agosto) por conta do grande fluxo de turista e altos preços dos hotéis.
Qual aeroporto mais próximo? Como chegar nesta região?
Caso você esteja em alguma cidade da França ou Alemanha é possível chegar de trem, tanto Colmar, quanto Estrasburgo, possui ótimo acesso de trem.
Caso você venha de qualquer outra cidade da europa, o aeroporto de Basel, Suíça é a melhor opção e foi por lá que nós chegamos.
A partir de lá são somente 30 minutos de carro até Colmar e 1h até Estrasburgo.
Existem alguns horários de ônibus da empresa FlixBus saindo do aeroporto de Basel passando em Colmar e Estrasburgo, entre no website da empresa para mais detalhes.
Atenção com o aeroporto de Basel
Basel, também conhecida por Basileia, fica bem na fronteira entre a Suíça, França e Alemanha.
Tem até um lance engraçado que aconteceu com a gente, alugamos um carro online e na hora de retirar o carro, o Eduardo não se atentou onde deveria retirá-lo. Estamos acostumados a chegar no aeroporto e procurar as placas sentido as empresas de carro. Todo aeroporto é igual, certo? Nãoooo…no aeroporto de Basel você precisa prestar atenção em que país você vai retirar o carro… “ Como assim, Karla ? Me explica isso direito” …rs…
Escolhendo a saída certa
Então vamos lá, vou explicar melhor, na hora que você chega no aeroporto de Basel, tem três saídas diferente (imigração), uma pra Suíça, uma pra França e uma pra Alemanha!
Na nossa cabeça, estávamos indo pra França, então passamos na imigração sentido França. Seguimos as placas da Sixt ( empresa do carro) e quando chegamos lá o funcionário procurou nossa reserva no computador e falou que nosso carro estava na outra empresa deles que ficava na Suíça! Rs… Parecia até que ele tava tirando uma onda da nossa cara…rs…
Depois que você passa na imigração e entra no país de escolha, você não consegue voltar facilmente para outro país, no caso, seria a Suíça, pra retirar o carro…hahahaha… tivemos que ficar um tempo esperando alguém sair para a porta abrir e fomos “contra as regras” tendo que fazer uma volta ridícula e finalmente pegamos nosso carro na Suíça!
O pior disso tudo não foi nem perder tempo e sim pagar mais caro no aluguel do carro. Tivemos que pagar em franco e não em euro, o cartão de crédito cobrou uma taxa extra por ser francos suíços, por essa não esperávamos! 🙁
Então, já fica a dica e aprenda com nosso erro, na hora de alugar um carro em Basel para explorar a região da Alsácia, França. Escolha a retirada ou uma empresa na saída da França ou Alemanha (euro) e não na Suíça (francos suíço)! 😉
Documentação
Na França assim como praticamente em toda a Europa, brasileiros não precisam de visto, podem ficar até 90 dias como turista.
O consulado brasileiro na França fica em Paris e o atendimento é de segunda a sexta das 9h às 16h.
Outras aventuras do Viajamos e Muito
- Tashkent – a capital da seda da Ásia Central
- Samarkand – é incrível o que essa cidade faz a noite
- Bukhara – não pode faltar na lista
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura
- Namíbia de Norte a Sul
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉