Veja o que você vai ver aqui :)
O Chipre, Cyprus em inglês é um país que fica pertinho da Turquia e Grécia. Apesar do Chipre, culturalmente e historicamente pertencer a Europa, geograficamente pertence a Ásia.
Esse pequeno país é uma ilha que fica localizado no mar mediterrâneo, a ilha tem dois lados, o lado grego e o lado turco, a capital Nicósia é a única capital do mundo dividida em dois territórios, de um lado a República Turca do Norte e do outro, a República do Chipre, curioso, né?
Alguns anos atrás, os turcos invadiram uma parte do Chipre e em 1983 foi declarada República. Portanto, nenhum outro país, exceto a Turquia, a reconhece como tal. Pra vocês terem uma ideia, existe até imigração entre as duas partes da ilha.
Por ser parte da União Europeia, brasileiro não precisa de visto para entrar no Chipre. Igualmente para capital Nicósia, não é necessário visto, salvo que a Turquia e o Brasil tem acordos bilaterais.
A língua oficial do Chipre é grego e turco por conta da capital Nicósia. No entanto, praticamente todo mundo fala inglês no Chipre, a moeda oficial é o euro.
Chipre é o país com mais dias de sol na Europa por ano. Em virtude disso, ela pode ser visitada o ano inteiro, o mês de fevereiro é o mais frio, fazendo uma média de 16 graus. Escolhemos o mês de maio para conhecer o Chipre, enquanto resto da Europa estava frio, pegamos temperatura média de 26 graus.
Como chegar e explorar a ilha
O país tem dois aeroportos principais, o de Larnaca (LCA) e o de Pafos (PFO). Chegamos pelo aeroporto de Pafos, num voo de 5 horas partindo de Dublin, Irlanda, usando a companhia aérea Ryanair. A maioria das companhias aéreas de baixo custo utilizam esse aeroporto. Você pode pegar voo partindo de algumas cidades na Europa, como Londres, Atenas, Roma…
Para explorar a ilha, sem dúvidas alguma é alugando um carro, o transporte público no país não é dos melhores e prepare-se para dirigir pela direita, lá a mão é inglesa.
Alugue um carro
Alugamos carro com antecedência, eu digo que quanto antes melhor e mais barato. Sempre fazemos a busca e optamos em alugar o carro mais barato. O único problema da opção mais em conta é que muita das vezes, a loja da empresa de aluguel de carro, normalmente não fica no aeroporto. Mas na procura mostra as empresas que estão no aeroporto e as que não estão.
Nós sempre algumas o carro com a empresa AutoEurope, gostamos dela por ser a mais barata, nunca tivemos problemas mas, sempre fechamos o seguro. A dica é fechar o seguro no local, na hora que tá assinando a papelada pra pegar o carro.
Assim que chegamos no aeroporto de Paphos, não sabíamos, mas alguém estava nos esperando com uma plaquinha. Acabou passando despercebido, ficamos procurando a empresa e não achamos, tivemos que ligar e ele falou que estava lá no aeroporto com uma plaquinha, fica a dica! 😉
Faça sua escolha de aluguel do carro pela AutoEurope aqui. Ela é uma espécie de skyscanner de carro, ela te passa o preço dos carros mais barato. Lembre-se também de comprar o seguro completo, assim você não tem dor de cabeça na hora da entrega, qualquer risquinho no carro estará coberto.
O que conhecer no Chipre
Blue lagoon
O Blue Lagoon definitivamente foi o lugar que eu mais gostei de conhecer no Chipre, ele fica localizado na região de Pafos, no Parque Nacional da Península de Akamas.
Para chegar lá partindo de Pafos, precisa dirigir até a vila de pescador Latchi, são 40 km do centro de Pafos e demora quase 1h de carro pra chegar na vila. Não existe ônibus urbano que faz a ligação direta entre as duas cidades, precisa fazer duas trocas de ônibus, trabalhinho!
Chegando em Latchi, você tem três opções para conhecer o Blue Lagoon, alugar uma lancha e ir pilotando você mesmo, ir de excursão nos barcos que partem de lá ou ir de carro 4×4, por terra.
Eu diria que ir de carro não seria a melhor opção. Certamente, vai proporcionar uma visão de cima muito bonita, mas o passeio de barco é mais gostoso, o fato de poder parar nos lugares e poder nadar, ter o visual para os penhascos, torna a experiencia muito mais gostosa.
Conhecendo a Blue Lagoon de excursão
De excursão no barco seria uma ótima opção, no caso de você não se sentir confortável dirigindo uma lancha e claro, mais barato! Os barcos são bem grandes, tem a parte coberta com cadeirinhas e a parte de cima, aberta pra quem quiser ir curtindo o sol!
Existem dois horários de partida da excursão, um às 10:30 da manhã e outro às 2:30 da tarde. O passeio dura 3 horas, na verdade seria 1 hora pra ir, 1 hora pra ficar no Blue Lagoon e mais 1 hora pra voltar.
Não acho que tenha necessidade de você reservar com antecedência, tem muitas empresas fazendo esse passeio. A média de preço é de 20,00 euros por pessoa, algumas oferecem almoço, tipo churrasco no barco, essas são mais caro, claro!
Conhecendo a Blue Lagoon de lancha
Nós conhecemos o Blue lagoon de lancha, nunca tínhamos pilotado lancha na vida. Chegamos em Latchi e foi até difícil escolher com qual empresa fazer, tem muita opção, ficamos vendo as plaquinhas e fomos na mais em conta e quando chegamos lá fizemos uma negociação pra ele baixar o preço um pouquinho.
Para alugar uma lancha no Chipre só é necessário ter a carteira de motorista. Eles te dão uma aula de direção, um mapa, explicam como usar o rádio e proceder no caso de emergência. Certamente, vai dar um friozinho na barriga, mas no final você acaba se divertindo e muito.
Existem dois preços para aluguel de lancha, 4 horas ou o dia todo, escolhemos o de 4 horas e pagamos de aluguel e gasolina 160,00 euros, depende um pouco da gasolina também, eu considero que gastamos um pouquinho. Usamos a empresa George’s Watersports e recomendo, gostamos do atendimento.
A parte boa de alugar a lancha é que evita os horários de pico das excursões, fora que você pode parar onde quiser pra nadar e ficar o tempo que quiser. Porém, quando estávamos perto de ir embora do Blue lagoon, as excursões de barco começaram a chegar, o lugar fica lotado, cheio de barcos e gritaria da galera!rs… Em razão disso, acabamos decidindo partir para uma parte mais tranquila, afinal de contas, quem manda no volante é você! 🙂 Só pra constar, a água do mar estava uma delícia, não estava gelada, isso quem está falando sou eu, Karla, não entro em água gelada nem ferrando! rs…
Dica de viagem
Se você não quiser alugar carro, existem várias excursões partindo de Pafos, eles fazem o traslado pegando no hotel, levando até o barco e trazendo de volta ao hotel! Outra opção é pegar um dos passeios de dia inteiro num barco passeando pela costa de Pafos!
Na volta do passeio de lancha, paramos para almoçar num restaurante de frente pro mar em Latchi e demos uma voltinha na vila, muito charmosa.
Em Latchi tem estacionamento grande e não pagamos nada pra estacionar o carro.
Coral Bay
Coral Bay é a melhor opção de praia pertinho do centro de Pafos, uns 10 minutos de carro e tem ônibus urbano regularmente para lá.
Na minha busca por hotéis, eu quase escolhi um hotel em Coral Bay. Entretanto, acabei que, de última hora fechei no centro de Pafos, mas acho uma ótima opção para quem quer ficar na beira da praia, a vila e a praia é bem estruturada.
Petra tou Romiou/ Afrodite rock
Petra tou Romiou também conhecida por Afrodite Rock é parada imperdível para quem vai ao Chipre, segundo a mitologia grega, Afrodite, a deusa do amor, da beleza e do sexo nasceu lá.
Na mitologia grega, a versão mais famosa do nascimento de Afrodite é contada pelo poeta grego Hesíodo. Afrodite nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou no mar, da espuma (aphros) surgida, ergueu-se Afrodite.
Se isso é verdade ou não, eu já não sei, o que eu sei é que valeu a pena conhecer esse lugar! 🙂
Ayia Napa
Ayia Napa é considerada a Ibiza do Chipre, para quem está procurando badalação, esse é o seu lugar!
O que não falta por lá é agito, muita opção de beach clubs e baladinhas. Nós fomos em maio e estava lotado, uma galera jovem e muita música eletrônica. No entanto, imagino que no mês de julho e agosto, a ilha deve ficar abarrotada, então se você planejar ir nessa época, reserve sua hospedagem com bastante antecedência, vi muitos hotéis, dos luxuosos aos mais simples.
A praia mais famosa e da agitação em Ayia Napa é a Nissi Beach. Caso tenha interesse em ficar uma praia mais familiar, a Makronissos beach fica somente 5 minutos de carro da Nissi beach. Em seguida, tem a Konnos beach, que apesar de pequena, é muito bonita.
Um dos cartões postais do Chipre é a Ponte do Amor(Love Bridge) que fica em Ayia Napa,reza a lenda que se duas pessoas se beijam bem no meio, o amor está garantido para sempre.
Pra chegar nela é super simples, de carro partindo da Nissi Beach são só 6 km, tem estacionamento de graça lá, de ônibus é só pegar o número 101.
Cape Greco
Também pertinho de Ayia Napa você pode conhecer Cape Greco, um parque natural com rochas e águas cristalinas, nos dias que o mar está calmo é possível nadar.
Em Cape Greco também tem um Blue Lagoon, não confunda com o Blue lagoon de Akamas, são duas atrações diferentes. Geralmente os barcos param lá para mergulho, uma opção ótima de passeio para quem está na região de Ayia Napa é pegar um barco e visitar a costa da região, de Nissi Beach e das praias do lado partem os barcos.
Cape Greco é facilmente acessível de carro, partindo de Ayia Napa são 10 km e de ônibus são 20 minutos. Ônibus de número 101 parte de 20 em 20 minutos do centro de Ayia Napa.
Para chegar na região de Ayia Napa partindo de Pafos são 175km, ficamos 2 horas na estrada, tranquila, nada perigosa.
Não existe ônibus direto interligando Pafos e Ayia Napa, precisa trocar de ônibus em Latsia e tem duração de quase 5 horas.
Pafos
A cidade de Pafos é onde se concentram as principais ruínas históricas do país, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco é lá que fica o Parque Arqueológico de Katos e onde se encontram as Tumbas dos Reis(Tombs of the Kings), tumbas encravadas em pedras do século IV a.C, onde eram enterradas pessoas ricas da aristocracia cipriota. Entretanto, apesar de ser chamado tumbas dos reis, não há nenhum registro de rei enterrado lá.
Além das tumbas, o parque abriga uma série de ruínas romanas, o chão com os mosaicos de imagens de figuras mitológicas e desenhos geográficos continuam preservados, gravuras do século III. Pra quem gosta de história antiga, o passeio pode durar o dia todo. Recomendo que reserve um dia para conhecer os dois, depois aproveite para andar no calçadão de Pafos, ir até o porto, o castelo e até mesmo aproveitar pra almoçar ou jantar em um dos restaurantes de frente pro mar.
A entrada para o Parque Arqueológico de Katos custa 4,50 euros e as Tumbas dos Reis custa 2,50 euros.
Nicósia
A cidade de Nicósia é a capital do Chipre e a única capital do mundo dividida em dois territórios, de um lado a República Turca do Norte e do outro, a República do Chipre.
Para atravessar “a fronteira”, de uma país para outro, você passa por uma imigração. Dessa forma, seria necessário apresentar o passaporte, então não esqueça de levá-lo!
Atravessando a fronteira, tudo muda, é como estar em outro país. A língua falada é turca, a moeda é lira turca, as mesquitas fazem os chamados de Allah 5 vezes ao dia, as mulheres de véu, lojas e mais lojas…estilo os bazares na Turquia.
Apesar da moeda ser lira turca, o euro é aceito por lá, no entanto, você acaba perdendo na conversão. Certamente, compensa fazer a troca de dinheiro chegando na cidade.
Para chegar em Nicósia partindo de Pafos são 158 km, aproximadamente 2 horas de carro.
De ônibus são 2 horas, existe ônibus direto interligando as duas cidades.
O que comer no Chipre
A comida do Chipre é bem parecida com a comida da Grécia. Por esse motivo, você vai encontrar kebabs, o queijo halloumi grelhado que eu amo, a pasta de grão de bico(hummus), muita azeitona, quibe, Tzatziki(iogurte com menta e pepino), Moussaka, pimentão e abobrinha grelhada ou recheada, nosso charutinho, muito frutos do mar, carneiro, porco e até ensopado de coelho (stifado), sempre acompanhado do pão pita.
De bebida, existem muitos vales de vinhedo no país, que inclusive pode ser visitado para degustação nas várias adegas do país, um dos mais antigos do mundo e tradicional do Chipre é o Commandaria, um vinho doce que mais parece um licor. Não somente o vinho,outra bebida muito comum no Chipre, que inclusive experimentei na minha passagem na Grécia, chama Ouzo. O Ouzo é uma bebida bem forte feita da uva e anise. Por fim, uma bebida chamada Raki, bem parecida com o Ouzo, só que tem mais gostinho de anise.
Sobremesa não é muito o forte dos ciprianos, no entanto, se você já visitou a Grécia ou a Turquia, vai se familiarizar com o Loukoumi, mais conhecido como Turkish delight e o Baklava, um docinho folhado que geralmente vem com recheio de pistache e cobertura de mel.
Onde ficar e sugestão de roteiro
Como chegamos a noite e tínhamos poucos dias, escolhemos um hotel perto do centro de Pafos, do aeroporto até o centro são 17 km. O hotel escolhido foi o King’s Hotel, apesar de simples, tinha café da manha, ar condicionado, piscina e estacionamento incluso.
Montar um roteiro no Chipre foi muito difícil, não existe muita informação na internet sobre esse país. A verdade é que não achei blogs em português falando desse país, em suma, era tudo muito vasto, foi super complicado decidir o que fazer, onde ir, eu tive que adivinhar, no final deu tudo certo mas, faria algumas coisas diferente!
Recomendo que você divida sua estadia no Chipre em duas cidades. Só pra você ter uma ideia, da cidade de Pafos para cidade Ayia Napa são 175 km de carro, conclusão, pelo menos 2 horas de estrada entre ambas. Caso tenha interessem em usar o ônibus urbano, algumas companhias urbanas fazem esse trajeto em 5h, com troca de ônibus.
Caso você chegue pelo aeroporto de Pafos, fique no mínimo 3 dias por lá para conhecer a história do país, para ir na Blue Lagoon, Coral Bay e Afrodite Rock. Depois, mude para Ayia Napa por mais uns 3 dias e conheça Nissi beach, Konnos beach, Cape Grego. Se tiver interesse em conhecer Nicósia separe um dia inteiro.
Por último, caso não queira mudar de hotel, fique em Limassol ou Larnaca, no meio do caminho entre Pafos e Ayia Napa. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de conhecer essas duas cidades, no entanto, ouvi falar que a noite de Larnaca é muito boa.
Visto para o Chipre
Brasileiros não precisam de visto para visitar o Chipre por até 90 dias. Lembre-se que seu passaporte deve estar com mais de 6 meses para a data de validade. Caso esteja próximo desse tempo, é recomendado renovar o passaporte.
Neste link você pode acessar o portal consular do ministério das relações exteriores com a página do Chipre.
Tomada no Chipre
As tomadas no Chipre são como na Inglaterra e Irlanda, ou seja, são a tipo G, veja abaixo a ilustração. Portanto, lembre-se que a voltagem é 240 V, portanto cuidado se seu equipamento é 110 V.
Viagens mais vistas do blog Viajamos e Muito
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉
Link permanente
bookmarked!!, I like your blog!
Link permanente
Good one! Interesting article over here. It’s pretty worth enough for me.