Veja o que você vai ver aqui :)
A região da Andaluzia é uma comunidade autônoma que fica no sul da Espanha, berço das touradas e do flamenco. Por conta da sua localização geográfica é uma das regiões mais quentes da Europa, proporcionando turismo de sol e praia, praticamente o ano inteiro.
Andaluzia é muito famosa pelos seus vilarejos fortificados nas montanhas. Esses vilarejos foram construídos pelos andaluzes para se proteger dos ataques, no passado, a região pertenceu aos romanos, mouros e foi também conquistada pelos árabes, que dominou a região por oito séculos, deixando marcas na população e na cultura da Andaluzia.
A presença e influência árabe na região pode ser constatada claramente por vários monumentos, como as fortalezas de Alhambra em Granada e mesquitas como a de Córdoba, um mix cultural que você precisa conhecer.
O que conhecer na região da Andaluzia
A região da Andaluzia divide-se em oito províncias: Sevilha, Málaga, Jaén, Huelva, Granada, Córdoba, Cádiz e Almeria. Nesse artigo eu vou fazer um resumo das principais, além de mostrar algumas cidades das províncias que eu tive a oportunidade de conhecer e você não pode perder na sua passagem pela Andaluzia.
Sevilha
Sevilha é a capital da Andaluzia, ela é perfeita para servir de base para explorar uma parte da região.
O aeroporto de Sevilha (SVQ) é o sexto mais movimentado da Espanha, também tem ótima conexão de trem para as principais cidades do país, além dos ônibus que funcionam muito bem, eu mesmo já utilizei a empresa Avanza Grupo uma vez para fazer a rota Madri-Valência e não tenho do que reclamar.
Em Sevilha se encontra a maior Catedral Gótica do mundo e umas das praças mais bonita que já conheci, a Plaza de España.
Partindo de Sevilha é possível fazer bate e volta para:
- Córdoba, 141 km de carro ou 42 minutos de trem.
- Huelva, 94 km de carro ou 1 h 34 min de trem.
- Cádiz, 120 km de carro ou 1 h 32 min de trem.
Leia mais sobre Sevilha no meu artigo aqui.
Córdoba
Quando os árabes conquistaram a região da Andaluzia no ano de 711, Córdoba virou a capital das províncias. Durante o domínio foram construídos vários palácios (Alcazar) e mesquitas na cidade a fim de tornar Córdoba uma cidade semelhante a Constantinopla.
O cartão postal da cidade é a Mesquita-Catedral de Córdoba, a mesquita foi transformada em catedral cristã no ano de 1236 após a conquista de São Fernando, o primeiro rei espanhol a ser canonizado.
Córdoba é uma cidade pequena, caso vá de trem, a estação central já te deixa pertinho da Mesquita-Catedral e basicamente tudo fica por perto. Conheça também o Alcazar de los Reyes Cristalinos e o bairro judeu. Diria que um dia inteiro é suficiente para conhecer Córdoba.
O ingresso para entrar na Mesquita-Catedral de Córdoba custa 8,00 euros e para o Alcazar de los Reyes Cristalinos custa 4,50 euros.
Não deixe de experimentar o Salmorejo, prato típico de Córdoba, uma sopa fria de tomate decorado com ovo cozido ou presunto, servido com pão.
- Partindo de Sevilha são 141 km de carro ou 42 minutos de trem.
- Partindo de Madri são 392 km de carro ou 1 h 43 min de trem.
Dica: Algumas pessoas optam por fazer Madri-Córdoba e no final do dia partir para Sevilha, portanto é preciso comprar dois tickets, Madri/Córdoba e Córdoba/Sevilha, veja detalhes no site da companhia de trem Renfe.
Cádiz
Cádiz é considerada uma das cidades mais antiga da Europa Ocidental, cidade portuária, banhada pelo Oceano Atlântico, leva os viajantes também a querer conhecer suas praias.
A cidade é pequena e as principais atrações ficam no centro histórico, facilmente explorada a pé, conheça a Catedral de Cadiz, praça de San Juan de Dios, as ruínas do Teatro Romano. Visite também o Castelo de São Sebastião e a Torre Tavira, a melhor vista panorâmica da baía de Cádiz.
Em relação as praias, as mais populares são a praia de La Caleta, que fica bem no centro da cidade e por ser pequena costuma lotar, outra opção melhor pra quem quer curtir e relaxar é a praia de la Victoria. Ela é maior e com muita opção de bares. Já para os surfistas de plantão, as praias com mais ondas são a Santa Maria del Mar e a praia Cortadura.
O aeroporto mais próximo de Cadiz é o de Sevilha, 120 km de carro ou 1 h 32 min de trem. Outra opção é o aeroporto de Málaga mas, são 226 km de carro ou uma média de 5 h de ônibus.
Setenil de las Bodegas
Setenil de las Bodegas é uma cidade super interessante que pertence ao município de Cádiz.
A cidade foi construída em cima de uma rocha e até mesmo embaixo dela existem casas que foram construídas sem escavar a rocha e sim, aproveitaram a rocha para fechar uma parede, tornando ainda mais charmosa a cidade.
Para chegar em Setenil de las Bodegas partindo de:
- Cadiz, 133 km de carro ou 3 h 30 min de ônibus direto com a empresa Comes, não existe conexão direta de trem.
- Málaga, 97 km de carro, não existe ônibus e nem trem direto, mas existem algumas excursões partindo de Málaga que te leva pra lá.
- Sevilha, 115 km de carro, não existe ônibus ou trem direto, precisaria fazer no mínimo uma troca, mas também tem opção de excursão partindo de Sevilha para conhecer a cidade.
Dica: o ideal é aproveitar a ida para Ronda e conhecer Setenil de las Bodegas, fica a somente 18 km de distância, foi assim que fizemos no nosso roteiro.
Leia mais no nosso artigo aqui.
Ronda
Na minha passagem pela região da Andaluzia, eu não poderia deixar de conhecer a cidade de Ronda, que pertence a província de Málaga.
Ronda foi construída na beira de um penhasco e por mais que eu tenha visto fotos e “namorado” esse lugar por muito tempo, ainda assim, fiquei sem palavras ao ficar de cara com o cartão postal da cidade, a Ponte Nova.
- Para chegar em Ronda partindo de Sevilha são 130 km de carro, não existe trem direto, mas existem excursões partindo da cidade ou opção de ônibus com a empresa Avanza Grupo, 2 h de duração.
- Partindo de Málaga são 100 km de carro ou 2 h 30 min de ônibus, também da empresa Avanza Grupo ou excursões de um dia.
Leia mais sobre Ronda no meu artigo aqui.
Málaga
Málaga é ótima cidade base para explorar a região da Andaluzia, isso porque além da facilidade de ter um aeroporto com ótima conexão para o resto da Europa, ela também tem ótima conexão de trem e ônibus para o restante do país, fora as inúmeras excursões que te leva para conhecer várias partes da região da Andaluzia.
Um dos maiores atrativos de Málaga, sem dúvida alguma, são as praias, conhecida como Costa do Sol, o que não falta é opção para curtir o sol, praticamente o ano todo. Para você ter uma ideia, enquanto em dezembro, a Europa quase toda está congelando, é inverno europeu, em Málaga, a temperatura média vai de 15 a 20 graus, ótima opção para quem quer fugir da temperatura abaixo de zero da Europa.
De Málaga é possível fazer bate e volta para Ronda (100 km), Setenil de la Bodega (97 km), Marbella (60 km), Nerja (55 km), Frigiliana (57 km), Granada (125 km).
Dica: Para explorar a região da Andaluzia, o ideal é dividir a estadia em duas bases, uma em Sevilha, outra em Málaga ou próximo. Dependendo da quantidade de dias, recomendo uma terceira base, escolheria Granada.
Marbella
Destino conhecido pelos ricos e famosos, Marbella fica a somente 60 km de carro de Málaga. Claro que eu fui lá conferir o que tinha de tão interessante para levar a tal fama e confesso que vi uns carros tão luxuosos que nunca tinha ouvido falar na vida!rs…Ferrari é o fusca de Marbella…rs…brincadeiras à parte, um desfile de carros de luxos e iates, todos reunidos num só lugar, no badalado Puerto Banus.
A praia de Puerto Banus é uma das mais badaladas e cara, mas as praias que ficam próxima ao centro de Marbella acaba sendo mais acessível, mesmo assim, a cidade é mais cara que sua vizinha Málaga.
Para chegar em Marbella de carro partindo de Málaga são 60 km, ou seja, 40 minutos de estrada, paga-se um pedágio de 4,60 euros pra entrar e pra sair da cidade.
De ônibus dura uma média de 45 min ou 1 h e paga-se entre 5,00 e 10,00 euros por trecho.
Nerja
Nerja fica na Costa do Sol, provincia de Málaga, banhado pelo mar mediterrâneo é uma ótima opção para quem quer curtir umas férias de verão. Eu, particularmente, achei muito mais bonita as praias de Nerja, do que as praias da cidade de Málaga. A verdade é que eu achei as praias do centro de Málaga bem comum, nada de especial.
Caso esteja procurando uma opção de praia para se hospedar com ótimas opções de hotéis e restaurantes, super recomendo Nerja e ainda conhece Frigiliana que fica somente 6 km de distância.
Em Nerja tem dois tipos de praia, a com estrutura, que fica bem no centrinho da cidade, bastante opção de restaurantes e muitas cadeiras para alugar e as praias menos estruturada.
As praias de Maro, que fica em Nerja são lindas, mas tem que levar as parafernálias todas ou ir cedo para conseguir achar uma cadeira e guarda sol. A escolha vai depender do seu estilo, adorei a praia El Canuelo que fica em Maro, pra chegar lá precisa pegar uma van à partir do estacionamento, descer a pé não vale muito à pena! 😉
De Málaga para Nerja são 50 km de carro e tem uma frequência boa de ônibus pela empresa Alsa, duração de 1 h 20 min.
Frigiliana
Frigiliana também pertence a província de Málaga, a cidade é toda branquinha localizada no pé da Sierra de Tejeda, a dica é se perder pelas suas ruelas sem pressa.
Prepare-se para subir bastante ruazinhas e escadinhas, o ideal seria ir no final do dia quando o sol não está mais tão forte, a cidade tem bastante opção de restaurante. Fazer a “casadinha” Nerja + Frigiliana é perfeito!
De Nerja para Frigiliana são só 6 km, ou seja, possivel ir até de bike…ou ônibus que parte do centrinho de Nerja, leva 15 minutos.
De Málaga são 57 km, não existe ônibus direto de Málaga para Frigiliana, o ideal é ir pra Nerja e pegar outro ônibus no centrinho.
Granada
Granada é uma das cidades mais procuradas pelos turistas na região da Andaluzia. A procura para conhecer o cartão postal da cidade, Alhambra é tão grande, que tenho amigos que já foram pra lá e não conseguiram conhecer porque não compraram o ingresso com antecedência.
Alhambra é uma fortaleza enorme, foi deixada pelos árabes durante sua conquista e hoje é considerada Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Existem excursões indo de várias partes da Espanha para conhecer Alhambra, mas minha recomendação é que você durma pelo menos uma noite na cidade para aproveitar melhor a visita. Só em Alhambra você vai ficar umas 6 horas, fora as outras atrações.
Nós fizemos assim, dormimos uma noite e evitamos os horários muito cheio, o lugar fica lotado, andamos sem pressa pela cidade, comemos em restaurantes super gostosos, valeu e muito!
Granada tem um aeroporto, localizado a 17km do centro da cidade mas, a conexão com a Europa não é das melhores.
- Do aeroporto de Málaga são 134 km ou ônibus direto de 2 h 15 min pela empresa Alsa.
- Da cidade de Sevilha são 250 km ou ônibus direto com 3 h de duração ou trem 2h 29min.
- Outra opção é pegar o trem bala vindo de Madri (3 hrs).
Leia mais sobre Granada no meu artigo aqui.
O que comer na região da Andaluzia
Como a região da Andaluzia é quente praticamente o ano todo, dois pratos que eu adoro é o Gazpacho e o Salmorejo, ambos são um tipo de sopa fria de tomate.
O Gazpacho normalmente é servido no copo, feito com tomate frescos, pepino, pimentão, pão e alho…geladinho é super refrescante!
Já o Salmorejo vem servido no prato de sopa e basicamente é só o tomate fresco, com pão e alho, geralmente vem um ovo cozido em cima ou presunto!
Tapas são mini porções, tipo nosso petiscos no Brasil pra você saborear enquanto toma um vinho, cerveja…e o que não falta é opção, patatas bravas (batata fritas servidas com molho), sardinhas, ovos,azeitonas, frutos do mar, croquetes, chorizo…alguns mini sanduíches chamados de bocadillo ou montadito que geralmente vem com jamón serrano(presunto defumado espanhol).
Frutos do mar, de todos os tipos, polvo, lula, camarão, mexilhão, vários tipos de peixes…afinal de contas a região da Andaluzia é banhado pelo oceano Atlântico e também pelo mar mediterrâneo.
Rabo de touro é típico de Córdoba mas, você encontra em qualquer cidade da Andaluzia, comemos em Ronda.
Paella não é típica da região da Andaluzia, mesmo assim, nós que amamos, encontramos em todos os lugares que passamos, diria que era sempre nossa primeira opção.
De bebida além dos vinhos, especialmente o Xerez(sherry), um vinho fortificado fabricado na cidade de Jerez de la Frontera, tem a Cava (espumantes espanhóis) e a Sangria, vinho tinto com frutas picadas para refrescar nos dias quentes.
Como explorar a região da Andaluzia
A melhor forma para explorar a região da Andaluzia é de carro porque te dá a liberdade de fazer o roteiro no seu tempo, sem ficar se preocupando com horários de ônibus, trem ou até mesmo excursão.
De carro
As estradas na Espanha são ótimas e passamos por pouquíssimos pedágios, porém você não vai precisar do carro na maioria das cidades.
Veja aqui onde alugar o carro, nós usamos e recomendamos esta empresa para aluguel de carro.
Nesse roteiro, procuramos hospedagens que o estacionamento estava incluso, ou que tivesse algum lugar próximo para estacionar de graça, sempre pegamos o seguro completo quando alugamos carro, então não temos problemas em estacionar na rua. No entanto, em Granada não teve jeito, queríamos ficar hospedados no centro da cidade, pertinho de tudo e tivemos que pagar 19,00 euros pelo estacionamento.
Segundo a recepcionista do hotel, as vagas de estacionamento na rua são para os moradores locais, como dormimos uma noite, eles deixaram ficar estacionado mesmo depois do check out. Só conversar direitinho na recepção do hotel na hora do check in, combinar um horário, o nosso permitiu e achei super.
Dica: Não deixe nada no banco do carro, à mostra porque o sul da Espanha é famoso pelas gangues que roubam os carros de turistas. Eles já sabem que o carro é alugado e ficam de olho. Eu evito até de colocar as coisas no porta malas quando chego no destino, na minha cabeça, o cara já ta lá de olho, só observando você colocar as coisas no porta malas pra roubar!rs…
Só precisamos deixar nossa mala no porta mala do carro em uma parada e mesmo eu tendo colocado a mala com antecedência no porta malas e deixado o carro num estacionamento seguro, não relaxei, a fama do sul da Espanha é péssima! Fica a super dica pra você! 😉
Melhor época para explorar a Andaluzia
A região da Andaluzia pode ser explorada em qualquer época do ano, inclusive é um ótimo destino a ser explorado no inverno europeu, caso você não se importe com as praias, em dezembro a temperatura média é de 15 a 22 graus. No entanto, no verão europeu, principalmente em julho e agosto, as temperaturas podem chegar a 45 graus.
Nós fomos no verão porque queríamos curtir praia também, mas confesso que foi complicado em Granada. Chegamos na cidade por volta das 2 h da tarde, a temperatura estava marcando 42 graus esse dia, não tinha ninguém na rua, a cidade parecia um deserto. Decidimos interromper a programação, nos sentamos num restaurante com aquelas águinhas espirrando, comemos calmamente, tomamos um vinho, voltamos pro hotel e esperamos a temperatura baixar para voltar a explorar a cidade no final do dia.
Como dormimos uma noite em Granada e tínhamos tempo “sobrando”, foi tranquilo, mas, ponha isso em consideração no seu roteiro de viagem pela Andaluzia.
Quantos dias para explorar a região da Andaluzia
Para explorar a região com o roteiro sugerido no artigo você vai precisar de uns 12 a 15 dias.
- Sevilha, 2 dias
- Córdoba, 1 dia
- Ronda e Setenil de Las Bodegas, 1 dia, os dois pode ser conhecido no mesmo dia.
- Cádiz, 1 dia, se for relaxar na praia, precisa de mais dias,claro!
- Granada, 2 dias porque só Alhambra você ficará por pelo menos 6 horas.
- Frigiliana algumas horinhas, pode ser conhecido junto com Nerja.
Málaga, Marbella, Nerja… como são destinos praia, vai depender de você mesmo. Málaga tem algumas atrações e museu, então separe 1 dia inteiro para as atrações e o resto é praia.
Não estou levando em consideração o deslocamento, então recomendo que planeje direitinho seu roteiro baseado no deslocamento.
Em relação a cidade base para explorar a Andaluzia, sugiro que você troque de hotel e faça duas ou três bases. Uma em Sevilha, outra em Málaga/Nerja/Marbella e outra em Granada, assim evita de ficar muito cansativo os “bate e volta”.
Além dessas cidades que mencionei aqui nesse artigo, claro que existem outras que não tive a oportunidade de conhecer, como as províncias de Huelva, Almeria e Jaén.
Leia também o artigo de Granada, Sevilha e Ronda.
Visto para Espanha
Brasileiros não precisam de visto para visitar a Espanha por até 90 dias. Lembre-se que seu passaporte deve estar com mais de 6 meses para a data de validade. Caso esteja próximo desse tempo, é recomendado renovar o passaporte.
Tomada na região da Andaluzia
As tomadas mais comuns em Andaluzia e na Espanha toda são as do tipo C, e F, veja abaixo a ilustração nesta ordem.
Viagens mais vistas do blog Viajamos e Muito
- Tashkent – a capital da seda da Ásia Central
- Samarkand – é incrível o que essa cidade faz a noite
- Bukhara – não pode faltar na lista
- Ilhas Maldivas do sonho a realidade e como fazer sua viagem para este paraíso
- Ilhas Maurício, um oásis ainda pouco explorado!
- 4 dias na África do Sul – Tudo o que você precisa saber para uma viagem segura
- Namíbia de Norte a Sul
- Algarve, região de Lagos e Lagoa – Portugal
- O melhor da França está aqui: Roteiro para Chamonix
- O que fazer em San Marino
- A verdade sobre uma viagem pela Bósnia, não perca o que vimos lá! É inesquecível
Deixe seu comentário aqui logo abaixo, sua opinião é muito importante para nós. Você pode dizer se gostou do artigo ou fazer perguntas também, fique à vontade 😉
Link permanente
Thanks for fantastic info I was looking for this info for my mission.
Link permanente
Thanks so much for the blog post.