Veja o que você vai ver aqui :)
O aeroporto para visitar Algarve, região de Lagos e Lagoa é em Faro. Essa região de Portugal é um dos lugares mais lindos da Europa. Não perca aqui as dicas e nosso guia para conhecer este pedaço do mundo com praias de tirar o fôlego. Seus olhos vão se inundar com a beleza natural que sozinha já faz valer a viagem para Portugal.
Como Chegar em Portugal
Em Faro
Chegamos em Faro num voo da Aerlingus às 7:30 pm, a Ryanair também faz voos para lá. Mas ainda assim recomendamos usar o skyscanner.com, neste website você vê as melhores opções e preços.
Do aeroporto pegamos um carro que já havia reservado pela internet. Portanto, falarei mais detalhes da escolha do carro no tópico Aluguel de carro e a pegadinha do malandro.
Com o carro nas mãos fomos para nossa primeira parada de uma noite em uma guesthouse em Carvoeiro, na região da Lagoa.
Como chegar em Carvoeiro
Esta primeira parada ficava a 45 minutos de carro do aeroporto, a auto estrada é muito boa.
Até pegar o carro na locadora e chegar no local, era por volta de 10:30 da noite. Mas, como já fomos nessa região antes e sabemos que a estrada é boa, fomos tranquilo.
Escolhemos uma guesthouse bem localizada, pertinho da praia, com quarto e banheiro privado e café da manhã incluso, chegamos só pra dormir.
Logo cedo, após o café da manhã às 8:00 am, fomos dar uma volta na praia de Carvoeiro andando, uns 2 minutos da guesthouse. Além disso, ficamos curtindo o lugar praticamente só pra gente. De lá dirigimos uns 10 minutos para a praia de Benagil para pegarmos uma lancha e ver as diversas grutas ao redor desta região. Essas grutas são acessíveis apenas pelo mar, vou dar mais detalhes a seguir.
Saindo de lá fomos para praia da Marinha, essa é outra praia que merece ser visitada, as três praias mencionada acima fazem parte da região da Lagoa, Algarve. Após um dia proveitoso, fomos para nossa segunda parada,a região de Lagos, onde estava o destino principal dessa viagem. Foram apenas 35 minutos de carro para chegarmos em nossa próxima acomodação, o Jardim da Meia Praia Resort.
O que fazer em Algarve, região de Lagos e Lagoa
Como esta é uma região litorânea, as atividades ligadas a praia reinam. Mas, como a água é muuuuito gelada, pouca gente nada, dependendo da época, mesmo assim muitos usam aquela roupa de surfista e mergulho.
A maioria opta por passeios na lancha e a caiaque, vimos muitos por lá.
Outra maravilha desta região são os restaurantes, peixes como o bacalhau e frutos do mar tem em todo lugar. De fato achamos um pouco estranho o preço do camarão, muito mais alto do que qualquer outro prato. Por estar no litoral, pensamos que camarão seria barato.
Por exemplo, em restaurantes onde um prato com bacalhau era 13 euros, o com camarão era 20 euros. O mais caro que vimos foi 28 euros por um prato com camarão. Aliás quando digo isso, não é só o camarão ou o bacalhau sozinho, vem acompanhamento.
Benagil – Lagoa
Fizemos nossa primeira base em Carvoeiro, que fica na região de Lagoa. Como já mencionei no item anterior, nesta região você tem a ótima opção de visitar as grutas em Bernagil, fica a 10 minutos de carro de Carvoeiro. Essa visita às grutas só é possível chegar pelo mar e por ser próxima da praia, tem gente que vai nadando! Uau, não aconselho, além de ser cansativo por causa da maré, pode até ser perigoso porque a maré tem muita força, fora a água congelante.
Muita gente opta por caiaque ou o standing paddle boarding (remar em pé na prancha), custa 30,00 euro por 45 minutos, mas, já vou avisando, não é suficiente, até você remar, chegar lá, tirar foto, curtir o visual, já deu até mais que 45 minutos. Nós optamos por lancha, a vantagem em ir de lancha é conhecer entre 6 e 8 grutas em 30 min por 15 euros por pessoa, achamos suficiente nosso passeio de 30 minutos. Mas, caso você queira, eles tem a opção de 15/20 grutas por 1h de lancha e custa 30,00 euros cada. Atenção, não é permitido descer da lancha na visita da gruta de Benagil, somente quem vai de caiaque, paddle boarding ou nadando.
Compramos nosso ticket para o passeio na hora, eles tem uma bilheteria lá na praia e você fica esperando sua vez, eles avisam o horário e enquanto isso você fica curtindo o visual, esperamos 30 minutos para nossa ida.
Praia da Marinha
Mais alguns minutos de carro, pouca coisa, uns 5 minutos, tem a praia da Marinha, também na região da Lagoa, Algarve. Ela é lindíssima, considerada uma das 10 mais bonitas da Europa e do mundo!
Aqui nesta praia a água é cristalina e no contraste com as formações rochosas que parecem dançar no mar, o visual é inesquecível.
Você pode pegar a trilha super fácil pra ver a praia de cima que vale muito a pena ou descer e ficar curtindo ela lá embaixo, na água gelada. rs…
Em Lagos
A região de Lagos fica aproximadamente 35 minutos de carro de Carvoeiro, região da Lagoa. Assim preferimos nos hospedar em um local bem localizado e confortável, Jardim da Meia Praia Resort, mais detalhes no item Onde se Hospedar.
A sequência de praias que a região de Lagos tem é simplesmente incrível. É lá que fica a famosa praia da Dona Ana que por vários anos foi eleita a praia mais bonita do mundo. Porém, o homem conseguiu estragar um pouco esta brincadeira.
Praia Dona Ana
O governo local através da Agência Portuguesa de Ambiente APA e mais um lobbyzinho hoteleiro, mudou o desenho da praia Dona Ana. Desta forma, aterrou parte da praia com a finalidade de aumentá-la e como resultado disso, a praia perdeu o charme que tinha antes. Não é frescura não, apesar de ainda muito bonita, a praia agora está grande e com um ar menos natural. Nós conhecemos ela antes da mudança e ficamos bem decepcionados, mesmo assim, ainda vale a pena visitá-la.
Praia do Camilo
Esta é outra praia para encher os olhos, chegamos de manhã por volta das 8:45 am, não havia ninguém. O tempo estava com sol entre nuvens quando chegamos mas, em poucos minutos o sol brilhou.
O legal desta praia é que além da paisagem linda, ela tem um pequeno túnel que leva ao outro lado da praia, bem divertido passar pelo túnel, fizemos alguns vídeos e postamos no Instagram. Na verdade, esses túneis são muito comum nesta região, praticamente todas as praias tem um para facilitar o acesso entre elas.
Para chegar na praia do Camilo tem uma escadaria de madeira que dá para tirar fotos lindas, aproveitem bem este ângulo e prepare as canelas!rs…
Ponta da Piedade
Outra parada imperdível ou como a Karla diz “gente, que lindeza!” A água é super azul, as rochas tem formações que fascinam a todos.
Desse local dá para fazer passeio de lancha,custa 20 euros por pessoa e o barqueiro leva somente o casal, caso esteja em um grupo maior, eles também levam junto, acredito que o barco cabe umas 6 pessoas.
O passeio passa por diversas grutas e em frente a algumas praias como a praia do Camilo, por exemplo. Também passa por várias outras de difícil acesso para quem está em terra firme, como a praia Grande e a dos nudistas.
Esse passeio de lancha dura de 30 a 40 minutos, a nossa durou 40 minutos, o barqueiro foi muito atencioso e nos explicou algumas curiosidades geológicas. Caso queira reservar antecipado você pode fazer isso com o barqueiro Rui Pedro, foi ele quem nos levou, ele explica tudo com alegria. LagosBoatTours.com
Essas rochas são sedimentares, isso quer dizer que há milhares de anos, essas rochas estavam submersas no mar. O que empurrou elas para cima foram as placas tectônicas, que segundo Rui, são muito ativas nesta região, bem interessante a explicação que ele dá no passeio.
O melhor lugar para comer Algarve, região de Lagos e Lagoa
Passamos bem em Portugal, adoro a culinária portuguesa. Nós comemos bacalhau algumas vezes porque além de ser típico do local, fazia tempo que não comíamos esse prato.
Em Bernagil, depois do passeio de lancha pelas grutas, almoçamos no restaurante bem no alto, de frente para praia. Fácil de achar e com uma vista show, recomendo a Casa Lamy e tem Wi-Fi.
Em Lagos, um dia jantamos no hotel em que nos hospedamos, o restaurante deles nos surpreendeu. Primeiro com o visual de frente para um jardim com um pequeno chafariz, o barulhinho da água com os passarinhos dá uma sensação de paz.
Adivinha nosso prato? Bacalhau, a garçonete nos sugeriu alguns vinhos, entre eles o vinho verde. Você já conhecia este tipo de vinho?
Ela nos deu uma pequena aula de como o vinho é feito. Desde a seleção das uvas, o envelhecimento em barris submersos nas águas dos rios ao norte de Portugal. Por fim a rigorosa seleção através da degustação. O vinho verde é um vinho exclusivo de Portugal.
Por fim, a surpresa final veio com o prato bem servido e muito bem apresentado. Nos deliciamos no Jardim da Meia Praia Resort. A internet de lá é ótima.
Jantar perfeito – bacalhau e vinho verde nos jardins do resort.
Outro lugar muito bom, porém sem tanta beleza a volta foi no restaurante A Barrigada, fica ao lado da zona portuária Cais Sul. Tem vários tipos de pratos, mas adoramos a opção que leva o nome do restaurante, barrigada. Barrigada é um prato com quatro tipos de peixe, servido com batata dorê e salada. Tudo à vontade, acabou, só pedir mais,repetimos três vezes! rs… tem Wi-Fi.
Onde se hopedar na região de Lagos e Lagoa
Em Carvoeiro
Como sempre verificamos no Booking.com e no Airbnb.com, essa pesquisa é essencial para saber o que as recomendações falam. Nem é tanto para pesquisar preço mas, para saber sobre a infraestrutura e se o local oferece qualidade de sono.
Dormir bem é muito importante e saber se o quarto é calmo ou se tem uma balada por perto, por exemplo é o que procuramos saber, sendo assim, costumamos fugir de hotéis próximo a lugares barulhento.
Em Carvoeiro ficamos em uma guesthouse, o local era bem no centrinho e apesar disso era calmo. A desvantagem era não ter lugar para estacionar o carro na guesthouse, mas não foi difícil achar uma vaga na rua. Chama O Quintal Guesthouse, simples, mas, confortável, recomendo caso seja uma passagem rápida.
Em Lagos
Já em Lagos ficamos em um ótimo resort, ideal para casais e famílias que querem ficar num lugar tranquilo e exclusivo. Eu diria que para quem tem filhos é perfeito porque tem muito espaço, tanto nas acomodações, quanto nas áreas comuns.
Nós ficamos em uma casa que tinha tudo, além de uma grande cozinha, sala enorme, quintal no fundo com churrasqueira. Tinha também no andar superior dois quartos grandes com ar condicionado e banheiro.
Tudo equipado com os eletrodomésticos de uma casa moderna, máquina de lavar roupa e louça, até ferro de passar roupa estava à disposição. Com garrafas de água na geladeira e café de qualidade em cápsulas já inclusas, haviam leite e algumas coisinhas a mais para um lanchinho.
Os funcionários foram muito atenciosos, como já disse no tópico Onde Comer, tivemos uma ótima experiência no restaurante.
Tem também uma piscina enorme, dá para nadar e se tiver filhos, se divertir com eles. Playground para crianças, quadra de tênis e um bar & lanchonete bem na frente da piscina deixa tudo ainda mais cômodo.
A localização deste resort é muito boa, fica na Meia Praia, porém é necessário ter carro para explorar as praias ao redor. Eles tem estacionamento de graça também, fica na rua mas, a região é bem segura, um condomínio enorme fechado.
Curiosidades de Portugal
Com dez milhões de habitantes, duas vezes mais que a Irlanda e vinte vezes menos que o Brasil, Portugal faz fronteira apenas com a Espanha. Aliás, na parte norte do país, os vizinhos falam espanhol mas, entendem português perfeitamente. Tenho uma amiga espanhola da região norte que faz fronteira com Portugal que conversa comigo tranquilamente em português.
Portugal está na zona do euro, não precisa de visto para brasileiros que vão visitar o país e oferece ótima estrutura de estradas para explorar o país.
Portugal tem um clima ótimo, tem um calor agradável mas, suas águas são sempre geladas. Uma seguidora nossa do Instagram que mora lá comentou de maneira irônica que só entra na água quando está muito calor e sai assim que suas pernas começam a ficarem roxas! Imagina?
O custo de vida em Portugal é considerado baixo se comparado ao resto da Europa. Portanto este fator e mais a facilidade de falar a mesma língua trazem muitos brasileiros a esta maravilhosa terra.
Em conclusão, como nossa cultura brasileira foi e é altamente influenciada pela portuguesa, em Portugal você vai se sentir em casa!
A arquitetura é essencialmente a mesma do Brasil, muito parecida com algumas cidades do nordeste, o centro de Lisboa, por exemplo achei a cara de São Luis, Maranhão e a culinária simplesmente perfeita para nós. Eu particularmente adoro os doces portugueses e os peixes fresquinhos.
Se você ama uma boa comida como eu, não deixe de ver o artigo de Chamonix onde comemos um prato típico chamado Raclette.
Portugal é daqueles países que surpreendem na simplicidade, com uma natureza encantadora, Portugal alia um povo amigável com preços bem baixos. Portugal é um dos países mais baratos para viajar na Europa, eu diria que o bom de Portugal é que este país sempre me surpreende! 🙂
Aluguel de carro e a pegadinha do malandro
Escolhemos a empresa Goldcar para alugarmos nosso carro porque ela era a mais barata na pesquisa.
Em Portugal tem pedágios, porém nós temos que pagar uma taxa de 2 euros por dia para ter o aparelho que paga automático no carro. Quando perguntei a atendente o que acontece com quem não tem o aparelho, fui informado que o governo obriga a ter o aparelho para pagamento.
Então se o governo obriga a ter o aparelho por que eu tenho que pagar um aparelho que já tem que estar no carro? A atendente me disse que teria que usar outra estrada para não pagar pedágio. Meio chato essa de ter que pagar o aparelho que tem que estar no carro, mas como é preciso usar, paguei.
Eu não sei você mas, eu prefiro e me não me sentiria trapaceado se o preço do aparelho estivesse incluso no aluguel do carro. O que você acha? Me diz nos comentários abaixo.
Descobri que se não tem o aparelho, o pedágio virtual tira foto do carro e temos que pagar nos correios. Se não pagar, vem uma multa alta cobrada no cartão de crédito.
Descobri também que não é um problema exclusivo da Goldcar, todas as outras locadoras de veículos fazem isso!
Bom, a moral da história é essa, se prepare para pagar por esse aparelhinho porque é um mal necessário, não é caro, mas achei chato cobrarem por algo que seria uma obrigação deles já que é regra local.
Sevilha – a cidade da Espanha que dá para conhecer de Faro
Nós fizemos também a cidade de Sevilha, na Espanha, chegando de Portugal. Foi um final de semana maravilhoso e você pode conferir tudo no artigo 5 atrações de Sevilha que não podem faltar no seu plano de viagem.
Boa viagem!
Nós amamos quando o leitor interage conosco, então faça uma pergunta, comente e cadastre seu email que mandarei material gratuito sobre viagens somente para cadastrados.
No comentário se abra conosco, dúvidas e sugestões são bem vindas, pode falar o que você gostaria de saber e não encontrou aqui, pesquiso e te mando. Parece bom? Então cadastre-se, interaja conosco, estamos esperando por você.
Veja também as viagens que fizemos para a Namíbia, África do Sul e Ilhas Maurício. São lugares com praias lindas, tem safari e merecem entrar na lista de todo viajante.
Mas caso você goste de lugares mais, vamos dizer, diferentões, veja nossa viagem sobre a Bósnia, esse país europeu é um encanto. Ou ainda a charmosíssima Chamonix, na França, onde além da famosa e linda montanha Mont Blanc, você pode se deliciar comendo raclette.
Link permanente
Olá não encontrei o relato sobre o último tópico a locação do veículo.
Link permanente
Olá Alexandre, obrigado pela observação, agora está lá pode conferir. Eu havia colocado no artigo de Sevilha porque fizemos Algarve e Sevilha no mesmo fim de semana. Abraço 😉
Link permanente
Obrigado Eduardo, acabei localizando. Aproveitando o contexto as locadoras cobram taxas extras para você rodar de Portugal até Sevilha? A Cael por exemplo só site diz que precisa de uma autorização.
Link permanente
Olá Alexandre, quando aluguei o carro, não cobram taxas extras para passar de Portugal para Espanha, mas é bom perguntar porque pode ser que alguma locadora cobre. Até porque esse detalhe geralmente fica nas entrelinhas e eles provavelmente não avisarão. Recomendo perguntar sempre que for passar de um país ao outro, inclusive para verificar se o seguro cobre nos países que você for visitar.
Outro exemplo foi quando alugamos um carro na Croácia e fomos até a Bósnia. Para cruzar a fronteira precisa de um documento (papel verde), caso não tenha, a entrada na Bósnia não é permitida. A locadora entrega esse documento na hora que retiramos o carro.
Espero ter ajudado e nessa época de Coronavírus aproveite para planejar e até comprar passagens para o segundo semestre ou até ano que vem, aproveite os preços baixos 😉 Abraço e qualquer coisa pode perguntar.
Link permanente
Pois é , estava com a viagem marcada para Portugal agora em Abril, já fizemos o cancelamento, vamos usar o tempo para um planejamento melhor. Muito obrigado pelo apoio, foi grande valia, um grande abraço 😄 🇵🇹
Link permanente
Tudo bem, fico feliz em ajudar, quando precisar é só avisar, fique à vontade 🙂 Grande abraço
Link permanente
Meu sonho é conhecer Algarve.
Amei o relato… Parabéns e obrigada por compartilhar. Abraço!
Link permanente
Oi Ana Maria, fico feliz que vc amou o relato 🙂
Vc vai amar Algave, bora tornar esse sonho uma realidade 😉
Abraço!
Link permanente
Fantástico relato!!! Obg
Link permanente
Que bom que gostou, Sabrina, fico muito feliz em saber disso 🙂